logo RCN
Política

Olivete Salmória

A dança das cadeiras dos vereadores

Não sabemos exatamente o que aconteceu nos bastidores, mas alguns vereadores do PSD e mesmo do PP, que estavam com um pé em outros partidos, simplesmente recuaram e, no último final de semana, seus nomes foram incluídos nas nominatas de candidatos à vereança. Havia, inclusive, um deles que até tentou negociar seu passe por R$50 mil. Pelo que sei, não houve negociação. Na lista anunciada pelo PSD constam os nomes de Andreia dos Santos, Silvana Canônica, Cleuza Maria Branco, Cecília Lugon, Suellen Morais, Ozair Coelho – Polaco, Robertinho, Gerson do Santos, Agnelo Miranda, Jean Pierre Ezequiel, Felício, Ênio do Vime, Marquinhos, DJ Hugo, Sargento Pacheco e Joathan. Eis aí os 16 candidatos com os quais o partido tem direito de concorrer. Apesar de perder um vereador, Heron de Souza, ao invés de ter sua bancada reduzida na Câmara, o PSD acabou por vê-la aumentada com a adesão de Robertinho (que deixou o União Brasil). Agora, são seis vereadores da sigla (tinha elegido cinco), contando também com Joatan Correa da Silva que foi eleito pelo PSL, mas já havia aderido ao PSD ao assumir a vaga na Câmara. A saída de Heron do PSD foi um pouco estranha, visto que chegou a ser anunciado em reunião do União Brasil como pré-candidato a prefeito. Acabou no PRD. Fonte do partido informa que ao tomar conhecimento de que o vereador tem processo na Justiça, recuou da ideia de abraçar sua campanha. Havia quem dissesse que foi a adesão do promotor Lio Marin a causa da desistência de Heron. Lio foi filiado no União Brasil no dia 3 de abril, pelo diretório estadual, em Florianópolis. Parece que este é, agora, a aposta do partido para a disputa à Prefeitura de Lages. Isso significou uma guinada no percurso do União, que pode ter o PSD como aliado. No que tange ao Progressista, também esta sigla conteve a debandada de seus vereadores. Álvaro Mondadori e Jean Felipe acabaram por permanecer no partido, embora tivessem assediado outras siglas. Ainda não sabemos o motivo, mas certamente foi convincente. Nele, pode estar incluída a possibilidade de fortalecimento da coligação com uma candidatura à majoritária forte, por exemplo. Na movimentação ocorrida com a abertura da janela para troca de partido, apenas o Cidadania se manteve quieto. Única movimentação foi por parte do Podemos, mais especificamente do deputado Lucas Neves, que estabeleceu o Republicanos como um puxadinho (não se sabe se do PSD ou do Podemos) e ali filiou os vereadores Gabriel Córdova e Tio Zé.

O PSD exibiu seus candidatos à vereança e na nominata estão os atuais vereadores, com exceção apenas de Heron

 

“Já foram concluídos 92% do plano de governo estabelecido. São as metas principais, os compromissos assumidos com a comunidade. As contas da prefeitura do exercício de 2022 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas (TCE) e a Câmara de Vereadores referendou a conclusão da análise do relatório de prestação pelo Tribunal. Somos gratos aos secretários que hoje se comprometem a um novo desafio político pelo bem da sociedade, e prospectamos aos nossos novos parceiros sucesso e que, baseados nestes êxitos, possam manter-se alinhados na missão”

Prefeito Antonio Ceron, ao dar posse aos novos secretários

 

As filiações no MDB

O MDB lageano teve uma semana bem movimentada na busca de nomes para integrar a lista de novos filiados. Dentre seus novos membros está o líder comunitário do Bairro Santa Helena, Valdemir de Oliveira Bachmann (popular Goti dos Grampos). Filiou ainda o empresário Eduardo Paes de Farias (popular Dudu), a empresária e ex-funcionária  municipal Steffani Santos Rosa, o servidor Fernando Amaral, o ex-vereador Rodrigo Silva e o professor Anderson Borges, que já foi vereador no interior do Paraná e hoje é professor do IFSC.

Goti dos Grampos já foi vereador e está na lista de candidatos do MDB


Ex-deputado foi para o PL

O ex-deputado estadual, Gabriel Ribeiro, agora faz parte do Partido Liberal (PL), após realizar filiação juntamente com o deputado Marcius Machado (PL), na sexta-feira (05). Gabriel foi deputado estadual de 2014 a 2018, representando Lages na Assembleia Legislativa. Pode compor a lista de candidatos a vereador pelo PL.

Gabriel foi eleito deputado pelo PSD, mas perdeu espaço no partido


Heron optou pelo PRD

Causou surpresa a filiação do vereador eleito pelo PSD, Heron Anderson de Souza, no PRD - Partido Renovação Democrática. É um partido novo, resultado da fusão do Patriota e o PTB.  Em Lages, o PRD tem o empresário Marcio Almeida como presidente. O Empresário já esteve à frente do PTB em Lages, onde na última eleição teve dois candidatos na Serra Catarinense, um a deputado estadual e outro a deputado federal. Márcio Almeida diz que está montando o partido “somente com pessoas de direita, para obter um time forte para a disputa eleitoral deste ano.”

 

Começou

Às 8 horas da manhã de terça-feira (9) começou a funcionar a Usina de Asfalto da Amures. A produção prevista no primeiro dia foi de 460 metros cúbicos de asfalto e este material se destinou à Rua João José Godinho, no Bairro Frei Rogério.

 

Desincompatibilização

Quatro novos secretários assumiram seus postos na Prefeitura de Otacílio Costa com a desincompatibilização dos titulares. Luiz Carlos Schlichting, o Risco, assumiu o comando da Fundação Municipal de Esportes; Andrielly Macedo Ortiz Daboite foi para a Secretaria de Desenvolvimento Comunitário e Assistência Social; Dirlei Rocha assumiu a Secretaria de Habitação e Captação de Recursos e Gustavo Liz Paes a Secretaria de Planejamento.

 

Mudanças

Na sessão de segunda-feira, a mesa da Câmara foi comunicada da mudança de partido dos vereadores: Gabriel Córdova e José Osni Oliveira – Tio Zé agora fazem parte do Republicanos, sendo este último designado como líder da bancada; Heron Souza passa a integrar o PRD e, como único parlamentar da sigla, também é o líder de sua bancada; Robertinho Roque ingressou nas fileiras do PSD e, tal como os acima mencionados, foi escolhido como o líder da bancada.

 

Pré-candidatura

Em reunião da Executiva do MDB de Correia Pinto, na noite desta terça-feira, 02/04, foi definido pelos membros da Executiva -  o ex-prefeito Vânio Forster e os vereadores Anildo, Vilso e o presidente do partido Gilson -  o nome da vereadora Lúcia Ortiz como pré-candidata a prefeita pelo partido.

 

De volta

O ex-vereador João Maria Chagas retornou à prefeitura. Agora ocupa um cargo de assessor na Secretaria de Assistência Social. Na última vez que assumiu a Câmara, estava no PSC.

 

Onde irá?

Claiton Camargo de Souza foi um dos secretários de Ceron que se desincompatibilizou para concorrer às eleições. Nada foi divulgado com relação a sua filiação em algum partido. Ainda é uma incógnita seu futuro político. Segundo consta, os substitutos dos demais secretários foram indicados pelos que deixaram os cargos. Mas não no seu caso, visto que a ocupação da pasta da Saúde está na quota do vice-prefeito.

Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário