logo RCN
Política

Olivete Salmória

Argumentos para uma proposta indecorosa

Ao analisar os projetos que reajustavam os vencimentos dos vereadores, prefeito, vice e secretários, os membros da comissão de Finanças da Câmara decidiram pelo arquivamento. A comissão que é presidida por Agnelo Miranda tem ainda como membros Elaine Morais, Jair Júnior, Jean Felipe e Jean Pierre. Com isso, encerrou-se um episódio em que teve registros memoráveis e que ajudaram a separar o “joio do trigo” em termos de perfil dos vereadores desta legislatura. No epicentro de tudo isso está o presidente da Câmara, Aldori Freitinhas, que propôs um reajuste absurdo aos vencimentos dos mesmos, apenas por ganância, não levando em conta que ser vereador não é emprego, mas um cargo temporário e concedido pelo povo que o elegeu. O episódio teve seu ponto alto no debate realizado pela Rádio Clube, na segunda-feira pela manhã. Nele, os vereadores da mesa diretora expuseram sua verdadeira cara, querendo ludibriar a todos, ao dizer que “era apenas uma proposta baseada nos parâmetros legais, que estava sendo exposto para o debate”. Nos bastidores, sabemos que o presidente Freitinhas foi alertado sobre a reação do público ao tomar conhecimento do reajuste absurdo. Teria confidenciado que podia tocar o projeto “porque em uma semana já teriam esquecido”. Portanto, é clara a intenção do reajuste nos parâmetros colocados. Mesmo porque, se não era esta a intenção, a proposta não existiria. E quem foi a público defender a ideia de que seria apenas uma proposta foi o vereador Gerson dos Santos. O mesmo que em um tempo atrás propôs a redução dos vencimentos dos vereadores. Podemos entender, então, que, daquela vez, foi também apenas uma proposta para debate, sem nenhuma intenção de que fosse abraçada pelos vereadores? Apenas para “inglês ver”? Feitinhas, por sua vez, criticou o vereador Heron Souza por ter assinado projeto e depois recuado, achando este um ato vergonhoso. Heron tinha argumentado que foi enganado, não teria sido esta a proposta que assinou. Gerson chegou às raias da grosseria ao ser questionado pela jornalista Adriana Gautério. Ao invés de responder as perguntas, passou a questioná-la com relação aos seus vencimentos, em tom bastante agressivo. Como se houvesse algum parâmetro de comparação. Ele e Freitinhas culparam a imprensa pela “politicagem” na repercussão do caso. Se não fosse a imprensa, sabemos com toda a certeza, que aprovariam o projeto rapidinho, sem discussão alguma. Outro membro da mesa, Tio Zé, chegou a pedir desculpas pela proposta de aumento indecoroso. Mas, sabemos, também aprovaria se não houvesse esta pronta reação do público, sem nenhum pudor. Quanto ao projeto, a Comissão de Finanças determinou o arquivamento. Os vencimentos dos vereadores ficam congelados para a próxima legislatura.

Ao analisar a proposta, os membros da Comissão de Finanças decidiram arquivar o projeto


“Sou presidente do PL desde 2019 e, desde então, venho me preparando para concorrer às eleições. Nunca fui comissionado, trabalho na empresa da família desde 2005. Porém, a vontade de ver nossa cidade crescendo e ficando em um lugar de destaque é que me faz querer participar da administração municipal.”

Jean Corbellini, empresário que é apontado como um possível vice-candidato na chapa de Carmen Zanotto à Prefeitura de Lages


Comissão vai apurar a respeito do Baile de Máscaras na Gered

No Diário Oficial de terça-feira, foi publicada portaria da Secretaria Estadual da Educação nomeando duas pessoas de Joinville para constituírem uma Comissão de Sindicância Investigativa, com o objetivo de apurar supostas irregularidades referentes à realização de um Baile de Máscaras nas dependências da Coordenadoria Regional de Educação de Lages, em horário de expediente, “deixando de atender ao público”.  Este evento teria acontecido com o intuito de comemorar os aniversários de alguns funcionários da Gered e teria iniciado às 17 horas. Tais informações chegaram ao conhecimento da secretaria e, por esta razão, foi aberta esta sindicância, cuja comissão teria cinco dias para ser constituída e um mês para conclusão dos trabalhos.

Esta foto mostra o Baile de Máscaras que está, agora, sob investigação por determinação do secretário estadual da Educação

 

Fusão

Nome pouco conhecido ainda para o eleitorado geral, o Partido Renovação Democrática (PRD) é o terceiro maior do Brasil em número de filiados. São 1,3 milhão de pessoas que fazem parte da mais nova sigla brasileira. O PRD foi fundado em novembro de 2023, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a fusão do Patriota e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Ovasco Resende, que fazia parte da cúpula do Patriota, assumiu o comando do novo partido.

 

Restauração

O vereador Tio Zé (Podemos) está solicitando a restauração dos monumentos Os Imigrantes, Os Tropeiros e Boi de botas, que estariam “desgastados pelo tempo”. Todos eles são obras do escultor José Cristóvão Batista e o primeiro deles foi inaugurado em maio de 2002. “Diante de todo contexto histórico que essas obras representam para nosso município, é que solicitamos que seja implementado um plano para restauração de cada um”, diz ele.

 

Exonerações

Duas pessoas foram exoneradas de seus cargos na Diretran após a operação “Revisão de Ofício”, desencadeada pelo Gaeco, semana passada, em Lages: Nilton Silveira Júnior, o diretor de Trânsito; e Fernando Marcelino. A própria prefeitura expediu nota dizendo da exoneração, embora a divulgação da operação não tenha citado o nome de nenhum deles. Mas o ato de exoneração aconteceu. O prefeito Antonio Ceron nomeou o engenheiro Sérgio Todeschini como novo diretor de Trânsito de Lages.

 

Dário tucano

O ex-senador e ex-prefeito da capital, Dário Berger, que iniciou sua carreira política pelo MDB e no pleito anterior se filiou no PSB, mudou novamente de partido. Agora, Dário Berger está no PSDB. E, por esta sigla, pretende se candidatar novamente à prefeitura de Florianópolis. Como o PSDB tem federação com o Cidadania, estará, então, com a deputada Carmen Zanotto nestas eleições.

 

Contingente

“Tendo em vista as crescentes necessidades de policiamento ostensivo, não só em nosso município, como também em toda região serrana, onde há sinais indicadores de crescentes índices de criminalidade, solicitamos ao Senhor Secretário de Estado de Segurança Pública, e ao nobre comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, que analisem a possibilidade para o aumento de efetivos para Lages e a Serra”, observa o vereador Leandro do Amendoim, em moção endereçada ao comando geral da PM no estado. Hoje, não chega a 200 o número de policiais lotados no 6ºBPM.

 

Lio no União

Há quem garanta que o União Brasil vai virar um puxadinho do PSD, com a filiação de Lio Marin. Com este ato, estaria se unindo ao paço municipal pensando nas eleições de 2024. A tendência é que Ceron monte a chapa de vereadores até o final desta semana. O vereador Heron de Souza, que se transferiu do PSD para o União com objetivo de compor a chapa majoritária para prefeitura, perdeu o posto com a filiação de Marin.

 


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário