logo RCN
Política

Olivete Salmória

Os partidos já estão montando seus quadros de candidaturas

Não há possibilidade de coligação nesta eleição proporcional, portanto, cada sigla terá de montar seu quadro com 17 candidatos (o número de cadeiras na Câmara + um), no caso de Lages. Há partidos que acabam tendo mais candidatos do que o número previsto pela legislação. Resolvem este problema alugando outras siglas menores. Foi o caso do PSL que buscou o Republicanos; O PSD que buscou o PTB ou o PDC, o MDB que buscou o PSDB. Agora, este último está em federação com o Cidadania. Neste caso, os candidatos dos dois partidos têm que caber nas 17 vagas. Já começaram as filiações dos candidatos a candidatos a vereador e quem abriu esta temporada foi o MDB, filiando entre outros nomes o ex-vereador do Progressista, o polêmico João Cardoso. Também trouxe para seus quadros a ex-militante do PV, Rita Lang, que já concorreu a vereadora em eleições passadas, e outros nomes. O segundo partido a fazer o anúncio de novas filiações foi o União Brasil que deverá crescer nestas eleições ao abrigar vários nomes, alguns deles vereadores da atual legislatura. O União está apostando no vereador Heron Anderson de Souza (PSD) e até já lançou seu nome como candidato a candidato a prefeito. O União Brasil trouxe o presidente estadual, deputado federal Fabio Schiochet, e os deputados estaduais Jair Miotto, Marcos da Rosa e Sérgio Guimarães a Lages, na sexta-feira passada, para discutir as eleições e anunciar as filiações a partir da janela partidária, aberta no último dia 7 e que vai até o dia 5 de abril. Inclui-se nesta troca de partido vereadores do PSD e PP. É certo que Álvaro Mondadori (Joinha) é um dos que deixa o PP. Chegou-se a falar que teria procurado o Cidadania. Mas na impossibilidade de conseguir isso, teria então optado pelo PL. O PL do governador Jorginho Mello tem apenas um vereador na casa, Leandro do Amendoim. É sabido que o PL apoiará o Cidadania para eleger a deputada Carmen prefeita de Lages. Objetivo do Joinha é garantir sua reeleição. Para o PL também se mudou recentemente o ex-vereador Samuel Ramos (estava no União Brasil), que foi vice-candidato na chapa de Carmen Zanotto na eleição anterior. Já se fala que será o coordenador da campanha de Carmen, mas continua sendo uma alternativa para compor a chapa. O PL funcionará como um puxadinho do Cidadania nestas eleições. É que hoje, o União estaria muito mais próximo do MDB de Elizeu Mattos  do que do Cidadania de Carmen Zanotto.

  

"Em relação ao comunicado emitido na data de 05 de março, pela Secretaria de Educação do Município de Lages. Após tomar conhecimento da situação, o prefeito Antonio Ceron informa que o “Comunicado Urgente”, divulgado pela secretaria não representa a posição oficial da prefeitura municipal, motivo pelo qual o referido comunicado está publicamente desautorizado.

Comunicado assinado pelo prefeito Antonio Ceron, desautorizando a Secretaria da Educação que enviou comunicado aos pais dos alunos da rede municipal informando a respeito da obrigatoriedade da vacinação. Falta sintonia entre os administradores do município."

 

Agora é 15 - O ex-vereador João Cardoso que já foi ex-vice prefeito na gestão de Paulo Duarte e vereador na legislatura anterior, eleito pelo Progressista, filiou-se na semana passada ao MDB, com o objetivo de retornar à Câmara de Vereadores de Lages.

 

Troca de bandeira - Rita Lang, que já foi candidata a vereadora pelo PV, está de volta à militância política. Agora, sob a bandeira do MDB. O partido está montando um quadro de nomes para reforçar a candidatura de Elizeu Mattos a prefeito.


União vai de Heron - O partido União Brasil realizou encontro, em Lages, na sexta-feira passada, anunciando filiações e afirmou a determinação de lançar candidato a prefeito. Contou com a presença do presidente estadual, deputado federal Fabio Schiochet, e os deputados estaduais Jair Miotto, Marcos da Rosa e Sérgio Guimarães. O União deverá também ser o destino de alguns vereadores, sendo que Heron de Souza foi o primeiro deles a se filiar. Na sexta-feira, filiou mais de 30 pessoas.

 

Pedido pessoal

Consta que o secretário da Saúde, Claiton Camargo, também deverá se desincompatibilizar para concorrer a vereador. Nos bastidores, há quem indique como destino o Cidadania. Obviamente, ele não confirma, mas, estranhamente, na semana passada, usou as mídias sociais para comunicar a vinda de recursos de emendas da deputada Carmen Zanotto para atender demandas de sua pasta. Enfatizou que Zanotto estaria atendendo a um pedido pessoal feito por ele. Era de se esperar que a vinda desses recursos fosse anunciada pelas vereadoras do Cidadania, mas Carmen não deu esse crédito a suas representantes na Câmara de Vereadores. E isso aconteceu, justamente, no Dia Internacional da Mulher.

 

Grades mais altas

Vereador Gerson encaminhou, novamente, requerimento ao Dnit, solicitando a instalação urgente de grades de proteção mais altas nas laterais da estrutura de proteção, no viaduto localizado na Avenida Luiz de Camões, travessia sobre a BR-282. “Essa medida aumentará sobremaneira a segurança de pedestres que por lá transitam, pois o gradeamento existente no local é de baixa altura, sendo ineficiente para impedir a queda acidental ou mesmo voluntária de pessoas sobre a BR-282”, ressaltou Gerson.

 

Título à deputada

A vereadora Katsumi Yamaguchi apresentou projeto de decreto na Câmara para conceder à deputada estadual Luciane Carminatti, do PT, o título de cidadã lageana. Quando a matéria foi à votação na sessão de segunda-feira (11), os vereadores chegaram a se retirar do plenário. A matéria foi então retirada da pauta. Se desconhece a razão da vereadora do Progressista prestar esta homenagem a uma deputada do PT.

 

Usina à espera

Fui indagada a respeito da Usina de Asfalto. Perguntei ao secretário da Amures, Walter Manfrói e sua informação foi de que estão “aguardando a entrega técnica por parte da empresa que forneceu o equipamento, que é de Santa Rosa, do Rio Grande do Sul”. Como são poucas as empresas que produzem tal equipamento, é necessário ficar à mercê da sua agenda. A previsão é de que a empresa deve fazer isso ainda nesta ou na próxima semana. A questão do fornecimento de pedras já está resolvido e será feito por uma empresa de Ponte Alta. Quanto ao barracão para guardar o material, ainda falta a cobertura que será instalada com o dinheiro resultante de uma emenda do deputado Lucas Neves. Na quinta-feira passada o governo já abriu o sistema de cadastro para contratação da obra. “Contudo, a falta da cobertura do barracão não impede o funcionamento da usina”, citou Manfrói.

 

Aposta de Colombo

Mangas arregaçadas

Segundo o presidente local do União Brasil, Luiz Marin, nos próximos dias serão intensificadas as visitas e as reuniões agendadas pelo grupo de lideranças do UB/Lages. Só estavam esperando o encontro com as lideranças estaduais, que aconteceu semana passada, para dar o “start” na mobilização do partido .“Estávamos justamente aguardando este encontro com a Executiva Estadual, para tirarmos nossas dúvidas e entendermos o desejo deles. A partir de agora, sabendo que temos aval, vamos levar o projeto adiante em contato com os nomes que estamos nas tratativas” ressaltou


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário