logo RCN
Política

Olivete Salmória

Mais de 350 ruas pavimentadas

“O Programa Minha Rua Melhor já pavimentou mais de 350 ruas em Lages. Isso significa menos poeira e mais qualidade de vida para as pessoas. Para este ano, mais ruas estão em processo de licitação.” Isso é o que consta de informação expedida pela assessoria da Prefeitura de Lages neste início do ano. Considerando-se os dados divulgados pela própria administração, até o ano passado, eram 250 as ruas pavimentadas durante estas duas últimas gestões com Antonio Ceron no comando da prefeitura. Fiquei surpresa, porque da metade de 2023 para cá asfaltaram mais 100 ruas, mesmo com um período de chuva direto nos últimos meses do ano e que não permitiram a execução de obra alguma. Pelo contrário, as chuvas danificaram ainda mais a rede viária da cidade que já estava problemática. Sem contar o período em que o prefeito Ceron esteve afastado e que as atividades sofreram também uma redução. A intensificação das obras de pavimentação, se podemos dizer isso, ocorreu apenas neste início de 2024 com o propósito de tirar o atraso, executando todos os projetos que estavam ainda em banho-maria. Agora se anuncia até a pavimentação de ruas de um bairro inteiro, como do Novo Milênio, num prazo máximo de quatro meses. É um trabalho hercúleo - mesmo com a previsão de funcionamento da usina de asfalto - e torcemos que aconteçam! Mas, tamanho desempenho suscita dúvidas, a começar pelo número de ruas atingidas, mesmo que, muitas delas sejam pavimentadas em pequenos trechos, algumas de não mais que 200 metros. Foram raras as que receberam o tapete preto em toda a sua extensão. Os vereadores deveriam fazer um levantamento minucioso, para saber se todas as obras anunciadas foram de fato concluídas. Com todo o esforço da administração atual, dados da própria prefeitura nos dão conta de que a cidade ainda conta com aproximadamente 600 ruas de chão batido. Se conseguiram asfaltar 350, com mais quatro gestões estaremos com os problemas resolvidos, com 100% das ruas da cidade asfaltadas. Isso considerando que o asfalto colocado é de boa qualidade e dure até lá.

 

“Com a conclusão das obras de saneamento do Complexo Ponte Grande, as quais estão bastante adiantadas, Lages terá capacidade de coleta e tratamento de mais de 70% do esgoto sanitário da cidade.”

Prefeito Antonio Ceron, ao anunciar que agora vão terminar o projeto de saneamento do Ponte Grande, depois de mais de 15 anos desde o início das obras.

 

PP e PSD juntos e Polese na cabeça de chapa

Segundo a Rádio Corredor da prefeitura de Lages, está sendo idealizada uma chapa para preservar a aliança entre o PP e o PSD. Nelas estariam Juliano Polese na cabeça e o secretário de Obras e presidente local do PSD, João Alberto Duarte, como vice. É certo que o João Alberto sempre foi a pessoa que o partido recorre quando tem uma missão perdida. Se bem que existe até alguns vereadores que se sujeitariam a abraçar essa missão impossível! Mas, é o Joao Alberto o nome de confiança, tanto de Ceron como do ex-governador Raimundo Colombo. Creio que o PSD só abraça uma candidatura de Polese se jogar a toalha na disputa e não tiver nenhuma alternativa melhor e der a eleição como perdida mesmo. Se visualizar uma única chance, vai trabalhar por ela e não será com essa dupla. Nada a questionar quanto a idoneidade de ambos, mas o que falta a eles são votos. Como disse, Polese teve a chance de mostrar serviço e não o fez. Quanto ao João Alberto, a população credita a ele o fato de estarmos hoje surfando sobre os buracos desta cidade.

Juliano Polese seria, agora, o candidato a prefeito, tendo o vice do PSD

 

No governo

O prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva (PL), em final do segundo mandato, está contando com a possibilidade de, no ano que vem, ser chamado para integrar os quadros do governo estadual. Afinal, cargos de assessor é o que não faltam. Pode até ocupar aquela vaga deixada por Lucas Neves, junto à Casa Civil, no cargo de assessor do governo para assuntos da Serra. Há quem aposte que a prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova (PL), que também conclui seu segundo mandato neste ano, igualmente poderá obter um cargo no governo estadual. Tudo é possível para quem está no poder!

 

Alianças

Em várias cidades do estado existe a possibilidade do PL se aliar ao PSD nestas eleições. Em Lages já é certo que o PL vai se aliar ao Cidadania e lançar a deputada Carmen Zanotto à prefeita. Aqui, muito provavelmente o PL e o PSD serão adversários neste pleito.

 

Iluminação

“A iluminação pública está passando por momentos difíceis, mas vem superando as dificuldades”, garantiu o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Jean Felipe. Existem 22.000 pontos de iluminação pública na cidade e 1.500 problemas já foram selecionados, com mil lâmpadas trocadas. Ele observou que a partir desta semana serão quatro equipes trabalhando, pois veio um novo caminhão. Atribui os atrasos da recuperação da rede às exigências do contrato: de cada poste são tiradas 12 fotos, para registrar até os fios utilizados para o conserto.

 

Decoração

A reportagem da Rádio Clube esteve na Rua Hercílio Luz, na sexta-feira passada, e constatou que lá ainda estavam instaladas 10 peças da decoração natalina. Isso aos 29 dias do novo ano de 2024. E mais: estas peças ainda estavam com as luzes ligadas durante o dia. Segundo a Fundação Cultural, com uma equipe reduzida para fazer o trabalho em função das férias coletivas, não foi possível a retirada total da decoração até esta data.

 

Outdoors

O deputado estadual Lucas Neves usou outdoors para informar à população que destinou R$ 14,8 milhões para a Serra, através de suas emendas. Deve ter gasto um bom montante para usar este meio de comunicação, para prestar contas dos valores a que ele tem direito de destinar. É bom lembrar que todos os deputados têm direito a fazer isso e os valores são os mesmos, mas distribuem de forma a atender o maior número de seus eleitores.

 

Dá para entender?

Segundo leitor da coluna, os voos da Azul no aeroporto Correia Pinto estão muito irregulares. “Tem semanas que tem 2 a 3 voos, e estes voos com preços das passagens nas alturas. Não entendo, tiraram um voo bom e certo do aeroporto de Lages, com ocupação excelente e com o discurso de melhoras no novo aeroporto, inclusive com aeronave maior. Hoje temos voos que não tem regularidade (não por culpa do aeródromo) e com a mesma aeronave que voava em Lages”, disse ele. Lastimável!

 

Aliança

O MDB é o primeiro partido a anunciar o apoio à pré-candidatura do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), para as eleições deste ano. O acordo foi anunciado na noite de terça-feira (30) em encontro com a presença do deputado federal Carlos Chiodini, presidente estadual do partido. Eu pergunto: será que haveria possibilidade do MDB também repetir aqui esta aliança? Afinal, hoje o MDB também é governo em Lages, pois ajudou a eleger Ceron para seu segundo mandato.

 


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário