logo RCN
Política

Olivete Salmória

Assistência Social está revendo sua política

A questão relativa às pessoas em situação de rua em Lages tem preenchido a pauta de notícias nestes últimos meses. A questão é polêmica e, uma das causas apontadas para o crescimento do número destas pessoas nas ruas da cidade é o acolhimento fornecido pela Secretaria da Assistência Social. O Albergue Pop, que inicialmente foi criado para receber moradores de rua durante os meses rigorosos do inverno, acabou por ser permanente e, diariamente, oferece alimentação, banho e pouso para todos que o procuram. A cobrança por uma solução para a redução desta população de rua - já que há casos de perturbação, além de serem acusados de alcoolismo e até uso de drogas -, levou a secretaria a tomar um posicionamento. Inicialmente, em nota, a secretária Cláudia Baccin fez observações de que a solução do problema não cabia unicamente à sua pasta. Argumentando que o problema hoje é enfrentado por todas as cidades de SC e do país. Tanto que na semana passada um ônibus vindo de uma cidade da Bahia trouxe mais de 20 moradores de rua para Florianópolis. Mas a declaração da secretária repercutiu negativamente, visto que a secretaria existe justamente para dar conta de tais problemas. Nesta semana, a secretária se posicionou mais uma vez, admitindo a necessidade de promover mudanças na política de acolhimento. Diz que ao assumir, encontrou muitas deficiências no Centro de Acolhimento. Diz que agora está sendo reestruturado e formatada uma nova política na qual estas pessoas terão de se adequar ou, do contrário, terão de deixar a cidade. “Vamos fazer uma separação das pessoas de Lages das que veem de fora, pois terão tratamento diferenciado. Essa coordenação técnica que assumiu a questão fará agora um acompanhamento destas pessoas”, diz ela. Para alguns, a prefeitura tem de fazer com que as pessoas que não são daqui retornem às ruas cidades de origem. Contudo, dados da secretaria apontam que “60% desta população são lageanos”. Mas muitos discordam disso! Vamos apostar que a secretaria agora encontre o caminho. Do contrário, estaremos aqui para cobrar!


“Tenho certeza que Antonio Ceron é inocente e a Justiça está aí para provar isso no final. Ele deu o melhor de si nesta administração.”

O ex-governador Raimundo Colombo fez essa declaração durante entrevista à Rádio Clube, semana passada.

 

Para Colombo, o melhor cargo é o de prefeito

Em entrevista à Rádio Clube de Lages, na semana passada, o ex-governador Raimundo Colombo reiterou que não é candidato a prefeito de Lages. E observou que em reunião do partido, deixou bem claro a todos que não quer e não será candidato a prefeito. Embora admita que o melhor cargo de todos os que exerceu foi o de prefeito. Isso porque tem uma relação direta com o cidadão e constata in loco suas necessidades. “Eu não me ofendo quando me perguntam se serei candidato a prefeito. Para mim é uma honra me colocarem como candidato, mas neste momento são outras as minhas prioridades”, disse ele. Das 12 candidaturas que enfrentou em sua vida, quatro delas foi para prefeito. O ex-governador está convicto que acabará assumindo a vaga de Jorge Seif, no Senado. Colombo tem convicção que a cassação do Jorge Seif por abuso econômico na eleição ao Senado é “absolutamente certa”, e a decisão deve sair no final de março, início de abril. O que será decidido eu não sei, pois é um caso inédito”. Em sua observação, 69% dos eleitores não votaram no candidato vencedor, e no caso de sua cassação, a justiça não pode punir estes eleitores que não votaram nele anulando sua votação, portanto acredita que deverá ser chamado o segundo colocado na disputa. No caso, ele!

Colombo garantiu que não quer e não será candidato a prefeito nestas eleições

 

PSB quer fazer a diferença

Integrantes do PSB local estão se articulando para as eleições deste ano e querem plantar sua bandeira nas decisões políticas da cidade, comprometendo-se em transformar Lages em um “lugar melhor para se viver”. Uma das máximas defendidas pelos militantes é de que “não é a população que serve aos que estão no poder, mas ao contrário, são esses que estão a serviço da população”.

O PSB ainda é pequeno em número de militantes, mas quer fazer a diferença

 

Quebrados

Muitas queixas com relação aos brinquedos do Tanque Jonas Ramos. É um dos locais mais procurados pela população nos finais de semana. Muitos pais levam seus filhos para brincarem lá, mas estão reclamando do estado dos equipamentos, uma vez que lá estão “os mesmos brinquedos de 30 anos”, alguns até quebrados. Isso que foram gastos cerca de R$ 2 milhões na sua revitalização do Tanque.

 

Carona

Tem deputado que sempre está pegando carona nos atos do governo. Ao tomar ciência de uma ação, se apressa em contatar com o secretário da área para atrelar as medidas a ações como decorrentes de sua interferência.

 

Celebridades

Informação é de que o ministro Edson Fachin passou uns dias hospedado no hotel Cerro Azul, neste mês de janeiro, acompanhado de vários seguranças. Visitou vinícolas em São Joaquim e até jantou no Muzzarella. Hotel já hospedou várias celebridades. Não é à toa que tem um heliponto, por onde chegam e partem sem que sejam perturbados.

 

Contatos

O deputado Lucas Neves (Podemos) não parou, mesmo durante o recesso parlamentar. Nos finais de semana tem percorrido os bairros para contatar os eleitores e acompanhar as ações desenvolvidas, cujos projetos foram encaminhados por ele para a Serra, quando assessor do governo Carlos Moisés.

 

Tomógrafo

O tomógrafo do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres está estragado de novo. Quando o vereador Bruno Hartmann estava internado lá, teve de ser levado para o Hospital Infantil para fazer tomografia. Mas, ainda em novembro do ano passado, o hospital recebeu R$ 1 milhão, de emenda da deputada Carmen, para aquisição do equipamento. Por que ainda não adquiriu o tomógrafo? O hospital não é público, não precisa de licitação.
 

Cargos

João Cidinei da Silva e Fernanda Córdova, ao deixarem as prefeituras, cumprindo seus segundos mandatos em Anita Garibaldi e Palmeira, podem ser chamados pelo governador Jorginho Mello para ocupar cargos no governo. Pelo menos é esta a expectativa de João Cidinei, pois é membro do PL de primeira hora. Cargos de assessor é o que não faltam nos quadros governamentais.

 

Os Freitas

Há informação que mais um Freitas deverá se candidatar a vereador. De novo poderemos ter dois Freitas na Câmara como já foi assim com os irmãos Pedro Freitas e Anilto Freitas e depois com Anilto e o Bugre. Hoje está na Câmara o sobrinho deles, mas a família está dividida e o irmão mais novo dos Freitas, Miguel, conhecido por Zeto, está se preparando para concorrer. Ainda não tem partido, mas não será o MDB.

 

Mais uma vez

Mais uma vez o vice-prefeito Juliano Polese se coloca à disposição do PP e se lança pré-candidato, agora a prefeito. Esta é a terceira ou quarta vez que ele se diz candidato, tira os demais pretendentes do páreo e depois nem chega a registrar a candidatura. Foi assim por duas vezes com o ex-vereador Luiz Marin. Marin era pré-candidato a deputado federal e foi para a convenção na Capital. Chegando lá, foi surpreendido com o nome de Polese na lista dos homologados pelo partido. E depois, nem fez o registro. Não formalizou a candidatura. Deve ser o que pretende também agora.

 


Olivete Salmória Anterior

Olivete Salmória

Olivete Salmória Próximo

Olivete Salmória

Deixe seu comentário