logo RCN

Mauro Maciel

Oportunidades exigem qualificação

Essa semana, as pessoas classificadas no processo seletivo da empresa Cassol tiveram que entregar seus documentos. O objetivo da empresa é concluir a contratação até o dia 26 deste mês e inaugurar a loja entre final de maio e início de junho deste ano. Todos os contratados passarão por treinamento na unidade de São José, na Grande Florianópolis. Serão entre 30 e 40 dias de qualificação.

Mais de mil candidatos participaram do processo de seleção organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, escancarando a quantidade de pessoas em busca de uma oportunidade de trabalho ou que já estão no mercado, mas querem algo melhor.

A Cassol Centerlar é apenas uma das empresas em instalação em Lages, mas tem muitas outras, inclusive na mesma região do Lages Garden Shopping. Na cidade, são várias construções e ou ampliações. Mas as pessoas que querem uma oportunidade precisam estar preparadas e focadas dentro das necessidades das empresas.

Para se ter uma ideia, a Berneck vai oferecer mais de 500 empregos diretos e inicia sua produção ainda este ano, mas muitas pessoas ainda desconhecem sua existência, ou sequer sabem do empreendimento na cidade.

Em fevereiro, entrevistei o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lages, Álvaro Mondadori, o Joinha, e ele revelou sua preocupação. Na época, disse que os lageanos geralmente ocupam vagas que exigem menos qualificação e que por consequência remuneram pouco. As que pagam melhor são preenchidas por pessoas de outras cidades. Citou vagas em empresas de metalmecânica ou de manutenção industrial com salários de R$ 4 mil e a dificuldade para preenchê-las.

Para auxiliar nesse processo, muitas entidades oferecem cursos, alguns inclusive gratuitos. Fato é que apesar das críticas dos incrédulos, Lages continua gerando emprego e renda, basta analisar os números do Caged.


Loja será inaugurada até o mês de junho, nas proximidades do Lages Garden Shopping


"A educação prepara as pessoas, dando liberdade e autonomia para se inserir em uma sociedade em constante transformação, e ao mesmo tempo as qualifica, para que elas possam enfrentar o mundo do trabalho altamente competitivo como o atual."

Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc


*Oportunidade_ A Epagri oferece, nos dias 16 e 23 de abril, uma capacitação on-line gratuita sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos para Agroindústrias - módulo básico. O curso é direcionado aos manipuladores de alimentos de agroindústrias familiares para que eles possam preparar, armazenar e vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da Epagri ou pelo Aplicativo EpagriMob.


*Empretec_ A busca do conhecimento e o desenvolvimento de características empreendedoras através do Empretec ganha uma segunda turma, pois, o primeiro grupo, de 20 a 25 de abril, já está fechado. Diante da alta demanda, o Sebrae Lages decidiu abrir novas inscrições. O evento será entre os dias 11 e 16 de maio. Assim como na primeira turma, as vagas são limitadas por conta da pandemia. As entrevistas já estão acontecendo, inclusive, estão com mais de 30% preenchidas.


*Empretec 2_ Conforme a analista de negócios do Sebrae/SC, Vanessa Valim Mendes, a procura pelo Empretec tem relação com a pandemia, pois, os empresários estão procurando atuar com as competências de forma mais alinhada. Neste momento do novo normal, os negócios acabaram se reinventando. E, o Programa passa a ser um mecanismo de auxílio a quem quer obter sucesso e consequentemente atingir melhores resultados em seus empreendimentos.


*Orion_ Você sabe o que é uma comunidade de startups? Lages está criando uma, chamada Pixurum, que pretende ser mais um ator no desenvolvimento do pensamento inovador da região. O nome foi escolhido durante reuniões abertas à comunidade para a construção da comunidade de inovação de Lages.


*Praga_ Com uma quebra de 20% na produção esperada de milho, Santa Catarina cria soluções para minimizar os impactos da cigarrinha-do-milho nas lavouras. A Secretaria de Estado da Agricultura investirá R$568,4 mil no Programa Monitora Milho SC, focado em pesquisa, desenvolvimento e inovação que minimizem as perdas e evitem o mesmo problema na próxima safra. Nas lavouras infectadas, o ideal é remover toda a vegetação, deixando o solo nú. Essa prática impede que ovos da cigarra permaneçam de um ano para o outro. Mas para ser eficiente, essa prática precisa ser adotada por todos. Uma lavoura infectada pode contaminar outras a 30 quilômetros de distância.


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário