logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Turismo da Serra Catarinense em ebulição

Na entrevista coletiva realizada, essa semana, pela Amures sobre a convenção da Braztoa, conversei com várias pessoas ligadas ao turismo da Serra Catarinense. Ficou nítido o entusiasmo com obras e ações realizadas em praticamente todos os municípios e que consolidam o turismo de forma ímpar na região.

As vinícolas de São Joaquim, Bom Retiro, Campo Belo do Sul e Urupema estão cada vez mais conhecidas e visitadas, as cidades receberam investimentos em pontos de hospedagem e gastronomia e várias obras ainda estão em andamento, a exemplo da Rua Coberta em Urupema.

Um grande complexo turístico está previsto para o Mirante da Serra do Rio do Rastro, mas atualmente o local já recebe milhares de pessoas, principalmente nos períodos mais frios do ano e, segundo informações da secretaria de Turismo, o município já possui 800 leitos para acomodar os visitantes. Em toda a região são mais de seis mil leitos.

Cavalgadas e passeios com veículos 4x4 também são cada vez mais constantes, principalmente na região da Coxilha Rica. O impulso que o setor está recebendo é tão evidente que a empresa Azul Linhas Aéreas aposta na visitação turística para lotar seus voos com base no Aeroporto Regional em Correia Pinto.

Com esse cenário, na próxima semana a Serra Catarinense receberá a convenção nacional da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa, evento considerado um divisor de águas para o setor. Que venham mais visitantes e com essa demanda, mais investimentos. No turismo todos ganham!


Turista se diverte na tirolesa da Cascata do Avencal em Urubici

foto: Viagens&Caminhos / Divulgação


"A construção passa por um momento aquecido em Santa Catarina e no Brasil. É uma atividade que estimula toda a cadeia produtiva e acaba influenciando outros setores da Indústria."

Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc


Empregos_ Santa Catarina encerrou fevereiro com abertura de 28,5 mil novas vagas formais de emprego, conforme dados do Novo Caged divulgados nesta terça-feira, 29. De acordo com análise do Observatório Fiesc, todos os setores apresentaram saldo positivo. A maior participação foi do setor de serviços, com 16,2 mil novos postos de trabalho, seguido pela indústria geral (7,1 mil), construção (3,4 mil), comércio (1,3 mil) e agricultura (465).


Construção_ O momento favorável da construção, que se estende desde 2021, contribuiu para o resultado positivo dos empregos. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor gerou 13,6 mil novas vagas. Mais da metade desses postos de trabalho se concentra na construção de edifícios, o que reflete a demanda residencial e comercial crescente no estado.


Meio Ambiente_ O gerenciamento de carbono na indústria foi tema de reunião virtual, ontem, dia 31. O assunto foi abordado pelo gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo. Ainda no evento o governo de SC destacou as ações para as mudanças climáticas e o engajamento com os municípios, e a Eureciclo explicou as implicações do decreto 10.936 para Logística Reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Abono_ Trabalhadores da iniciativa privada nascidos em dezembro receberam o abono salarial ano-base 2020. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 8 de fevereiro e encerra o processo nesta quinta-feira. O calendário é baseado no mês de nascimento do beneficiário.O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Pasep há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Mauro Maciel Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário