logo RCN
Economia

Mauro Maciel

Dezembro fechou no vermelho

Nos últimos anos, o mês de dezembro tem sido a pedra no caminho da geração de emprego no Brasil. Em 2021, o saldo foi negativo em 265.811 vagas. Em dezembro de 2022 a situação foi ainda pior, com o fechamento de 431.011 postos de trabalho. Parte desse total certamente se deve a troca de comando do país e ao medo e recessão que sempre esse fato provoca. 

Santa Catarina, uma das economias mais aquecidas do Brasil, registrou o fechamento de 39.268 vagas. Lages, que caminhava para fechar o ano com quase 2 mil novas vagas abertas, teve um revés de 920 em dezembro, totalizando em 2022 a criação de 689 novos postos de trabalho.

Em 2022, dezembro foi o único mês com saldo negativo para o Brasil. Agora, a expectativa é em relação como o mercado vai se comportar em 2023. Vale lembrar que uma das promessas do novo governo era a geração de empregos. Projetos neste sentido ainda não foram apresentados.  

No exercício passado, Lages contou com as contratações da Berneck para alavancar as vagas, mas parte do resultado foi obtido com a criação de pequenas e médias empresas. Aliás, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Álvaro Mondadori, defende que a criação de empregos não deve usar como base somente o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Cada Microempresa Individual (MEI) criada representa, no mínimo, mais um posto de trabalho. 


Foto: Industria SC

Crédito: Fiesc / Divulgação

Legenda: A indústria foi um dos destaques na geração de empregos em SC


O Caged não pode ser a única métrica para medir a geração de empregos.  Cada Microempresa Individual (MEI) criada representa, no mínimo, mais um posto de trabalho, por mais que não no regime de CLT.”

Álvaro Mondadori, secretário de Desenvolvimento Econômico de Lages 


Carne_ Cooperação e valorização da cadeia produtiva agroindustrial da proteína animal. Isso é o que espera da nova administração federal o presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) José Antônio Ribas Júnior.             O dirigente disse que a vasta cadeia produtiva da carne espera participar e ser ouvida nas decisões que impactam o setor. “Como geradores de riqueza e responsáveis por alimentar tantos em tantos lugares, queremos ver nossos pleitos considerados nas políticas e estratégias públicas”, assinala. 

Lages_ Vale lembrar que Lages tem várias empresas atuando no segmento de proteína animal, a exemplo da Vossko e Seara. Em breve, o município também terá uma unidade de produção de matrizes suínas. Quanto mais o setor ganhar em representatividade, melhor para o município. 

Boa fase_ A economia catarinense registrou a segunda expansão consecutiva, agora no valor de 0,6%, segundo o Índice de Atividade Econômica (IBC) do Banco Central, referente a novembro de 2022. A média brasileira registrou queda de 0,5% e em comparação aos estados brasileiros, Santa Catarina teve a terceira maior expansão da atividade econômica no mês, ante outubro, é o que aponta análise do Observatório Fiesc.

Boa Fase 2_ Mesmo com o saldo negativo de dezembro, em 2022, Santa Catarina abriu 90,4 mil vagas de trabalho formais na economia. Desse total, foram registradas 56,4 mil no setor de serviços, 17,6 mil no comércio e 15,7 mil na indústria, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).


Mauro Maciel Anterior

Mauro Maciel

Próximo

Mauro Maciel

Deixe seu comentário