<
logo RCN
Contemporânea

Débora Bombílio

Lages receberá a Orquestra Brasileira para Concerto de Natal

No próximo dia 30 de novembro, às 20 horas, a praça João Ribeiro, em Lages, será palco para o Concerto de Natal, um espetáculo emocionante com a Orquestra Brasileira, que reunirá grandes talentos da música catarinense. O concerto será conduzido pelo maestro Luiz Gustavo Zago, pianista, compositor e arranjador lageano que é uma referência na cena instrumental do Sul do país e que volta à cidade natal com esse projeto ímpar para celebrar o final do ano.

A apresentação será acompanhada de projeção mapeada na Catedral Diocesana de Lages — uma obra composta especialmente para celebrar a noite. Todo o espetáculo será acessível, com tradução simultânea em Libras e audiodescrição. O músico, cantor e compositor Rafael Puerta também é convidado e participará da abertura da programação a partir das 20 horas.

Para o Concerto de Natal, Luiz Gustavo Zago rege a orquestra em uma performance que combina a essência da música popular brasileira com a música clássica. Temas natalinos conhecidos, como Boas Festas, Jesus Alegria dos Homens, Noite Feliz e Sapatinho de Natal terão novos arranjos em ciranda, samba e baião. Sucessos populares, como Carinhoso e Felicidade também estarão no repertório.

 

Santa Catarina “SEM SECA”

Nos últimos dois anos, o Governo de Santa Catarina investiu mais de R$ 14,4 milhões para enfrentar um dos maiores desafios ambientais e socioeconômicos do planeta: a escassez hídrica. As ações que envolvem treinamento de pessoal, desenvolvimento de ferramentas tecnológicas e planos de gestão, pretendem monitoramento contínuo das condições hidrometeorológicas para garantir a segurança hídrica em várias regiões do estado.

Uma das principais iniciativas em andamento é o lançamento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoas, que ocorrerá até o final deste ano. Este plano contemplará ações específicas para otimizar a gestão dos recursos hídricos no Vale do Rio Canoas na Região Serrana, atendendo os 32 municípios que dependem diretamente da bacia para abastecimento e desenvolvimento econômico. A criação de um sistema de gestão eficiente permitirá respostas rápidas e coordenadas a eventuais crises de escassez, protegendo os interesses das populações locais e preservando a qualidade ambiental da área.


Tema importante: Burnout e estresse ocupacional

Para entender como identificar e prevenir a Síndrome de Burnout, que se tornou uma realidade cada vez mais presente nas empresas e entre profissionais de diversas áreas, o Núcleo de Gestão de Pessoas da Associação Empresarial de Lages recebeu a psicóloga Luana Ramos, na reunião realizada na manhã desta terça-feira, 05 de novembro.

O Burnout é um processo de desgaste prolongado e incapacitante que pode comprometer tanto a saúde quanto a produtividade. As consequências para a saúde vão além da exaustão, causando problemas cardiovasculares e depressão, além de refletir no aumento do absenteísmo, queda na produtividade e prejuízos para o convívio social e familiar.

Segundo Luana, a responsabilidade pela prevenção do Burnout recai não apenas sobre o indivíduo, mas também sobre as empresas e lideranças. Promover uma cultura de apoio, onde o diálogo e o suporte mútuo sejam incentivados, é uma das primeiras medidas. Além disso, é fundamental ter práticas que contemplam uma carga horária justa, treinamentos em gestão de tempo e a implementação de pausas para reduzir o impacto do estresse.

Para lidar com o Burnout, é importante identificar e aceitar os sinais e procurar ajuda psicológica. Planejar uma carreira com base em metas que reflitam os valores pessoais e desenvolvam resiliência são passos fundamentais para enfrentar a síndrome. Práticas de relaxamento, exercícios físicos e uma alimentação balanceada também são estratégias de autocuidado.

O combate ao Burnout exige comprometimento e ações concretas tanto das empresas quanto dos profissionais. Cuidar de si mesmo não é apenas uma questão de bem-estar, mas também de respeito e autoconhecimento.


Na capital: Consciência Negra, fotógrafo Danilo Barretto apresenta exposição inédita em Florianópolis

No mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o fotógrafo Danilo Barretto apresenta uma exposição fotográfica inédita no hall de entrada do MULTI Open Shopping, no Rio Tavares, em Florianópolis. Até 1º de dezembro será possível ver de perto os registros que integram a mostra "Consciência Negra em Cores". A entrada é gratuita.

A mostra traz 12 fotografias, que proporcionam uma experiência imersiva. Segundo Barretto, a exposição, que começou a ser planejada em novembro de 2023, celebra as manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras, dando destaque para a ancestralidade e a riqueza cultural africana por meio de fotografias coloridas capturadas em Salvador, na Bahia.

"A exposição busca provocar uma reflexão sobre a importância da luta contra o preconceito e valorizar as contribuições dos povos afrodescendentes ao Brasil. Com imagens vibrantes, a mostra desmistifica a ideia de que a cor preta representa a ausência de luz, exaltando a grandiosidade, a beleza e a força da cultura negra", compartilha o fotógrafo que realiza a primeira individual em Florianópolis.

O MULTI, que fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis.


Microcrédito e microfinanças fortalecidos

O Banco da Família participou do lançamento da Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinanças, durante a Alesc Itinerante, que aconteceu na terça-feira (12/11) em Lages. Coordenada pelo deputado Mário Motta, a Frente busca fortalecer políticas públicas para tornar o microcrédito uma opção acessível aos pequenos empreendedores e à população fora do sistema bancário tradicional.

“Nosso trabalho foi destacado como exemplo de inclusão e transformação de vidas através do microcrédito e também das microfinanças. Com 26 anos de história, seguimos promovendo o crescimento de pequenos negócios que sustentam famílias e comunidades”, destaca Isabel Baggio, presidente do Banco da Família.

Essa nova Frente Parlamentar reforça a importância do microcrédito para o desenvolvimento de Santa Catarina, e temos orgulho de fazer parte desse movimento ao lado de instituições como a Abcred (Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças) e a Amcredi.

 

Destaque para esse admirável casal de médicos oncologistas, Maitê Vassen Schurmann e Pedro Specht Schurmann que, à frente da Animi, conduzem vidas com todo amor e carinho. Na foto, a harmonia do casal em momento de lazer e alegria.

 

Cabelo crespo, natural e lindo

A nossa fada dos penteados, Aline Damião, em ação. “O penteado em cabelo crespo natural é uma expressão rica de estilo, cultura e identidade. O charme do cabelo crespo está na sua versatilidade, volume e textura. Cabelos crespos têm uma estrutura que oferece inúmeras possibilidades. Cada estilo pode destacar a beleza natural dos cachos e criar um visual marcante”, explica ela.

 

Ciência em ação no Colégio Santa Rosa de Lima, porque entender o processo e as transformações faz toda a diferença.

 

Selfie cheia de energia e endorfina dessas lindas do projeto “Correr é o Melhor Remédio”


E começou mais uma Fenatruta

A 8ª edição do Festival Nacional da Truta – Fenatruta – acontece até o dia 17 de novembro, no Salão da Igreja Matriz de Urubici, que abre seus portões sempre a partir das 11h. O público pode se deliciar com pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta - peixe de água doce e rico em ômega 3.

O festival é uma realização da Pouserra (Associação do Trade Turístico de Urubici e Bom Retiro). O presidente da entidade, Guto Bax, ressalta a importância do festival, que movimenta a economia local e reforça a gastronomia da região. “Acreditamos que a 8ª edição do festival será um sucesso ainda maior do que as edições anteriores, porque as cidades estão nas rotas turísticas, e a gastronomia local está preparada. Acreditamos em despertar o desejo das pessoas em subir a serra para degustar os pratos preparados com a estrela da festa, a truta”.

 

“Respirar e tomar fôlego. Não para aguentar o restante do ano, mas para trazer consciência e reconhecer tudo que fizemos até aqui. Gratidão é inspiração para seguir”.

Daniel Keller


Débora Bombílio Anterior

Débora Bombílio

Débora Bombílio Próximo

Débora Bombílio

Deixe seu comentário