logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Desumano

Não é apenas o tamanho da fila (cada dia maior) em frente da farmácia básica que incomoda. O mais humilhante ainda é ficar por horas em pé e, quando se chega no atendimento, o medicamento receitado está em falta. Então, por gentileza, Secretaria de Saúde, senhor secretário: providenciem uma lista da medicação não disponível, junto com a data que a mesma vai chegar e coloquem em um local visível onde quem está no local possa ver. Isso evitaria o cansaço, a decepção de quem fica por tanto tempo do lado de fora aguardando por nada. Ou então, achem uma outra maneira para passar a mensagem. O que não pode mais é ver pessoas (idosos, adultos com crianças, enfim, doentes) sendo desrespeitados. Não estou aqui dizendo que isso não acontecia em outras administrações, mas quando se muda o poder é para buscar melhorias e não piorar. É doído ver gente como a gente sendo tratada com tanto descaso. Até parece que estão pedindo esmola.


É por aí

Muito bem vinda a atitude do governador de Santa Catarina. Que a mesma sirva de exemplo aos demais estados. Carlos Moisés vai transformar o decreto para distribuição de absorventes e combater a pobreza menstrual em SC em projeto de lei. Bravo!


Na luta

Ação de panfletagem realizada pelo Coletivo Feminista de Lages, ao meio-dia do último sábado, serviu para conscientizar a população a respeito da violência contra as mulheres e disponibilizar contatos para denúncia. O grupo de mulheres tomou conta dos semáforos com a seguinte frase na ponta da língua: "Lages pede um basta - machismo mata". As meninas que abraçaram a iniciativa não vão parar por aí. Mais ações - a exemplo da já realizada - irão acontecer pela cidade. Elas estão preocupadíssimas (eu também) com o aumento da violência doméstica e o número de feminicídios que acontece em Lages. Nosso município está no ranking dos cinco com mais ocorrências e com casos não resolvidos, como o da Ana Júlia, morta pelo ex-namorado (todos sabem quem é o assassino) em junho, e de Thays Greice Barbosa, assassinada em um quarto de hotel (por um homem encapuzado) em julho. A vereadora Katsumi Yamaguchi faz parte do muito bem vindo movimento.


Gargalhar faz bem

Roger Andrade retornando com tudo. O produtor executivo já anunciou que vai acontecer em Lages o show de humor "TsuNANY", o novo solo stand-up idealizado por Nany People. O show relata, de maneira divertida, os diversos "mal sucedidos hábitos" da vida moderna, como a cirurgia plástica sem limites, os exercícios físicos em excesso, os hábitos alimentares desregrados, o uso indiscriminado e, muitas vezes, indevido de celulares e, consequentemente, os hábitos sobre os relacionamentos sociais, afetivos e sexuais. TsuNANY estreia em Lages no dia 21 de novembro e vai movimentar o Teatro Marajoara.


Roger Andrade inicia com as atrações nacionais 

no teatro de Lages



Mário Motta foi um dos tantos jornalistas que prestigiou a

entrega do Prêmio Destaques Empresárias 2021, realizado

no final de setembro, pela colunista social Karla Cruz, no

Itapema Beach (Itapema). Por lá, aconteceu ainda a posse

da gestão 2021/2026 da Associação Brasileira de Comunicadores

e Colunistas Sociais do Brasil (Febraccos). O jornalista e apresentador

do Jornal do Almoço (NSC) tem como uma de suas paixões a Serra

Catarinense. Morou em Lages por alguns anos e sempre que pode

dá o ar de sua graça por aqui.


Do bem

Iniciativa de Volni Meros, liderança no Bairro da Penha é bem bacana. O rapaz, que quase perdeu a vida devido à Covid (foram mais de 20 dias na UTI), assim que se recuperou, resolveu dedicar parte do seu tempo ao trabalho voluntário. Por meio de uma rifa, levantou a quantia de R$ 2 mil, que será utilizada para a compra de um data show e uma caixa de som. Com esses equipamentos e mais o que tem em casa, vai percorrer os bairros de Lages levando filmes infantis para a criançada. Cinema nos bairros vai contar ainda com pipoca, suco, balas e palestras sobre a prevenção contra as drogas e boas maneiras. E tudo com entrada franca para a piazada e seus familiares. É, se mais pessoas tomassem iniciativas assim, não dependendo do poder público, seria uma maravilha. Uma coisa é certa: a comunidade, para ações como essa, está sempre pronta a colaborar. Foi ela que em apenas dois dias comprou todos os 200 números da rifa feita por Volni.



Jovens, dinâmicos e de bem com a vida, Sebastião Brito

do Nascimento e Isadora de Oliveira estão mandando ver.

Ele, com 24 anos, é acadêmico de jornalismo e bolsista

de pesquisa e extensão da Uniplac, já pensa no mestrado

na área de linguagem. Ela, 22 anos, cabeleireira e cursando

estética, vai se aperfeiçoar em novos cortes de cabelo e coloração


Curtas

*Karlene Wasem se apresentou no projeto #compondomulheres, realizado no último domingo, no Lages Garden Shopping. Cantora interpretou um poema de autoria do jornalista Edson Marcondes, adaptado e musicado por ela. No teclado, o talentoso Maickel Torres (Keoma), acompanhou Karlene.


*Concluída a produção que fala sobre Aderbal Antônio Andrade. Ex-vereador tem uma história de vida linda e que até hoje repercute no meio político lageano. Projeto "Nossa História, Nossa Gente", executado pelo setor de jornalismo (TV) da Câmara de Vereadores, vai mostrar personagens lageanos ilustres. E o primeiro deles foi exibido ontem (21), sobre o Bagual da Bocaina (como ficou conhecido Aderbal).


*Não sei vocês, mas estou com a nítida impressão de que o inverno vai passar o restante da primavera e o verão por aqui, e com provável temperatura negativa. Ai, ai, ai...


Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário