logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Horizonte

E hoje estamos publicando a coluna de número 62. Sessenta e duas sextas-feiras que estamos nos encontrando por aqui. E a de hoje é um pouco mais especial do que as outras, pois é véspera de Natal. Uma data que nos deixa mais sensíveis, mais emotivos e até posso arriscar em dizer, um pouco mais humanos. Sim porque é uma data onde a solidariedade se fortalece, onde o amor renasce, onde podemos constatar também o tamanho da desigualdade que existe no país. Uma desigualdade social que dói na alma e, que mesmo com tanta gente procurando fazer o bem, não é o suficiente para que este bem chegue aos milhares de brasileiros ainda desempregados, sem ter onde morar e pior ainda, passando fome. Uma realidade nua e crua que só não vê quem não quer. Sim, muitas mesas estarão vazias, muitas casas não terão presentes embaixo de árvores... Que o povo brasileiro possa vencer este momento difícil, que não perca a fé, que não perca a esperança. Que as mesas fartas e os presentes dos sonhos deem lugar ao amor, ao respeito e que dentro de cada um de nós possa estar o verdadeiro motivo do Natal: o renascimento do Menino Jesus.


Ela é demais

"Enfeite a árvore de sua vida com guirlandas de gratidão. Coloque no coração laços de cetim rosas, amarelos, azul, carmim. Decore seu olhar com luzes brilhantes estendendo as cores em seu semblante. Em sua lista de presentes, em cada caixinha embrulhe um pedacinho de amor, carinho, ternura, reconciliação, perdão! Tem presente de montão no estoque do nosso coração e não custa um tostão! A hora é agora! Enfeite seu interior! Sejas diferente! Sejas reluzente!"

Cora Coralina


Fortaleza 1

Samantha Sayuri Molin de Abreu. Este é o nome de uma garota inspiradora, guerreira, corajosa. Tenho Samantha como amiga nas minhas redes sociais e acompanho uma espécie de diário que ela publica falando sobre como é a sua vida com câncer. Sim, Samantha tem câncer, mas deixa claro que escolheu viver e não mede esforços para alcançar seu objetivo. Uma de suas publicações chamou minha atenção e preciso compartilhar um pedacinho do seu texto que leva o seguinte título: "O CÂNCER ME CUROU ??"


Fortaleza 2

Diz aí Samantha: "Ter câncer é suportar o prenúncio de uma doença que muitos nem sequer querem dizer o nome. É ser alvo de olhares de compaixão, é ter que suportar a ideia que os outros têm de que você vai morrer e pronto. Tantas outras doenças graves e silenciosas matam até mais do que o câncer, mas não provocam nas pessoas esta ideia catastrófica. O câncer não é uma doença, mas sim muitas doenças em locais e estágios diferentes, cujos tratamentos também são diferentes. E pela força do estigma, o câncer tem o poder de modificar para sempre quem o enfrenta. Em mim o câncer teve e está tendo o poder de cura. O câncer me curou do hábito de olhar para o ontem e para o amanhã e tornou a minha vida uma sucessão de hojes. Mostrou-me que há dias bons e dias ruins - e que ambos passam. Me mostrou que quando eu sinto dor, posso tomar milhões de remédios ou simplesmente clamar o socorro de Jesus, porque eu sei que ele sente a minha dor. (...) O câncer me mostrou que o amor vem de onde menos se espera e que amor, as vezes, é tão grande e tão forte que nos constrange. (...) O câncer me ensinou a liberar perdão pra quem muito me magoou e hoje eu posso dizer que SOU LIVRE! A cada recuperação, o câncer me mostra o tamanho da minha força. Enquanto ele morre, eu recupero a minha vida. #vidacomcancer #EuEscolhiViver". O texto completo está no faceboock da Samantha. Vale a pena lê-lo na íntegra.


Samantha é linda, estilosa e dona de uma força incrível. Deixa isso claro

nos textos que publica nas redes sociais. Torcendo muito por você menina


Entre as 10

A matéria saiu no mês de maio deste ano, publicada online pelo jornal Diário do Estado de Goiás. Você ficou sabendo dessa publicação? Não? Pois então vou contar: em uma de suas matérias, o diário chama a atenção pela seguinte chamada: "Confira agora as 10 cidades mais seguras do Brasil". E quem são elas? Tchan, tchan, tchan... Sete são de São Paulo, duas de Minas Gerais e uma de Santa Catarina. E qual o município catarinense mais seguro apontado pelo Ipea? Lages, com uma nota de 8,8 se levado em conta questões como educação, saúde e mais renda/emprego. Dados fazem parte do relatório produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). E você concorda com este relatório? Estamos mesmo entre as 10 melhores cidades nas áreas da saúde, segurança e educação?



A médica Ivia Celene Quintana de Souza e o engenheiro Anderson de Souza, a mãe e o pai da pequena Luiza. Ivia é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia da mão e além de professora do curso de medicina (Uniplac), é mais uma das grandes profissionais que fazem parte do quadro clínico da Vitta Medicina Integrada. Nas suas redes sociais - @iviaortopedia.mao - faz um trabalho bem bacana mostrando e falando sobre a prática de exercícios físicos, como evitar lesões e os mais variados tipos de fraturas. Ah, ela também mostra um pouquinho do seu dia a dia com a família e com seus pacientes.


Síndrome de final de ano

Dr. Ederson Bettoni, tem como evitar este transtorno?

"O fim de ano é sempre um dilema. Para uns trata-se de uma data esperada, animada, momento de reunir a família em volta da mesa, data de comemoração. Já para outros, a data se resume em lembranças nem tão agradáveis. Lembranças do passado, de pessoas que não estarão na mesa dividindo a alegria e isso faz com que os Natais nunca mais sejam os mesmos. Mas que isso não te abale, que a data seja de felicidade, de comemorar pelo simples fato de que passamos por toda essa pandemia e estamos mais vivos do que nunca. Então, vamos aproveitar este momento para renovar votos de prosperidade e esperança de dias melhores. E minhas dicas para você não ter dias ruins no fim de ano é: pense positivo, seja grato. Procure fazer coisas com pessoas que te inspirem. Procure manter a mente ocupada e veja sempre pelo lado bom das coisas. Pensamentos excessivos só te levam pra baixo. Então, aproveite, se divirta, comemore e, principalmente, seja feliz. Ah, cuidado com os abusos de bebidas e comidas. Aproveite sim, mas com moderação" -


Bettoni é médico pós-graduado em psiquiatria e saúde mental


Curtas

*Na próxima edição vou contar mais sobre iniciativa de uma galera jovem e bem envolvida com a cultura. Aos domingos, meninada está usando espaço do sacolão Esperanza, localizado na avenida Duque de Caxias, para realizar exposição coletiva denominada O Labirinto. Com as caixas de frutas e legumes, criaram um labirinto e dentro dele podem ser vistas as mais diferentes expressões artísticas como fotografia, desenho, escultura, colagem e pintura. Amei!


*Sei não, mas tenho uma leve impressão que vai ter muita sobra de panetone nas prateleiras dos supermercados. O preço nas alturas do bolo natalino é o grande vilão.


*A vocês que acreditam no nosso trabalho, nos dando força, nos encorajando, nos apoiando, tenho a dizer que em 2022 continuaremos juntos mostrando e falando de gente do bem, do que está certo, do que está errado. Continuaremos opinando, mostrando, criticando e claro, elogiando, por que não?! Então, que o seu Natal seja de muita luz e que com a chegada do Ano Novo possamos nos ver mais, nos abraçar mais e, acima de tudo, que possamos estar livres por completo da pandemia que nos separou por tanto tempo das pessoas que amamos.


Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário