logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Em boas mãos 1
Aos 37 anos, padre Marcos Antônio Costa assumiu o santuário São Judas Tadeu. Seu esforço, sua dedicação e a vontade de fazer a diferença mudou a maneira de olhar para importante espaço religioso (um dos maiores de Lages) e fez com que aumentasse - e muito - o número de fiéis nos encontros. Ele é o responsável pelo santuário, que hoje deve ser um dos mais procurados e visitados. Esta sua missão durou dez anos e agora ele parte para um novo desafio. Aceitou o convite do bispo diocesano Dom Guilherme Werlang para assumir como pároco da Catedral Diocesana. A missa de despedida do São Judas está marcada para 30 de janeiro e a acolhida na Catedral será no dia 4 de fevereiro (ambas às 19h30).

Em boas mãos 2
E como padre Marcos está se sentindo com esta transferência, após uma década à frente do santuário? Ele mesmo nos conta: "Sempre é difícil, pois, no São Judas formamos uma verdadeira família de fé. Respondi sim à necessidade da Diocese para assumir a paróquia da Catedral, consciente de que será um grande desafio! Com a graça de Deus e o apoio do povo, faremos um excelente trabalho de evangelização. A Catedral é o 'coração' da diocese e tem muito potencial para anunciar os valores do Evangelho a todas as pessoas de boa vontade." Ah, algumas coisas que é preciso dizer sobre este ser humano, dono de um coração sem tamanho: gosta de flores (ele mesmo planta e cuida), adora gatos (tem alguns), toca teclado e canta, ouve sempre as pessoas que o procuram, faz campanhas sociais para auxiliar os mais necessitados, monta escolinhas - como a de futebol, música, línguas (inglês e espanhol), marca presença nas festas que reúne a comunidade... É verdadeiro e não manda recados.

A partir de fevereiro, padre Marcos será o pároco da Catedral Diocesana


Enganados
Sim, estamos cansados de ouvir que o uso de máscara, o distanciamento e a higiene correta das mãos são os principais fatores para nos manter armados contra a Covid. A Omicron está se aproveitando da liberdade excessiva das pessoas. Ela se juntou com a influenza e andam fazendo estragos. E aí, quando vejo pessoas com máscara cobrindo apenas a boca, entro em desespero. Tapar o nariz também é essencial para o controle desses vírus que estão por todos os cantos e contagiando. Olha só no que deu aglomerações em festas, praias, bares, ônibus, aviões...? Ah, enquanto não nos conscientizarmos que cada um precisa fazer a sua parte, o bicho, quer dizer, o vírus, continuará solto e fazendo a festa. Portanto, use máscara corretamente, continue mantendo distanciamento e use álcool em gel. É a sua, a minha obrigação.

Livres, leves, soltas
No começo, elas eram apenas três e serviram de incentivo para que mais e mais delas também pudessem ter um tempinho para sair por aí exercitando corpo e mente. Agora já somam 51 mulheres e criaram até mesmo uma página nas redes sociais. No Instagram, elas se denominam @pedaldasbunita e dizem que "a tristeza com elas pula de alegria". Lá mostram toda a paixão que têm pelo pedal. Fotos e vídeos ilustram as aventuras das garotas que tem se encontrado todos os sábados - faça chuva ou faça sol. Agora com a chegada do verão, aumentaram os dias de aventuras sobre duas rodas. Doida que tô para fazer parte desse grupo.


Além do pedal, elas aproveitam para ficar mais próximas da natureza


Que permaneça
E Lages passou a contar, esta semana, com o "Saúde na Mão Lages". Do que se trata? De um programa que quer dar mais acesso à saúde pública através do telefone 08004443355, com ligações ilimitadas e gratuitas. Mais lá na frente, no final de fevereiro, lageanos poderão conversar com profissionais da saúde através de aplicativo via celular. Bacana esta preocupação em estar presente na vida das pessoas - principalmente daquelas com problemas de saúde - 24 horas/dia, mas é preciso ter certos cuidados. Um deles é o que diz respeito à forma com que quem ligar será atendido. Entendo que é necessário o preparo de quem vai estar do outro lado da linha, pois é preciso saber ouvir, tratar com respeito e atender o pedido de socorro . Atentos também devem estar para os trotes, ah, porque os sádicos farão a sua parte. No mais, torço e muito para que o "Saúde na Mão de Lages" esteja em boas mãos e faça a diferença.

Empoderada
Lembram que um tempo atrás falei da Natasha Panda aqui na coluna?! A menina que produz conteúdo de games para o Youtube, onde seu foco é o jogo Roblox. Então, recentemente, o canal da Pandinha (assim que ela é chamada pelos seguidores) completou seis anos. Aí resolvi dar uma olhadinha para ver como anda seus vídeos e confesso que fiquei impressionada com o número de inscritos, que hoje está em 1,8 milhão. Quando publiquei a matéria ela tinha pouco mais de 1 milhão. Sim, Natasha mora em Lages, em junho próximo completa 18 anos e já publicou mais de mil vídeos no seu canal. Ah, no @natashapandaoficial são mais 380 mil seguidores e no tik toker 1,4 milhão. Loucura né. E a gente mal chega aos mil seguidores e já comemora (rs). Que tudo essa menina!


Natasha, que tem milhões de seguidores nas redes sociais., comemora os

seis anos de sucesso do seu canal no Youtube


Curtas
*Então, achei bacana a atitude do prefeito Juliano Polese. Nota publicada na última coluna, dando conta da situação da rua João Maria Faustino, no Bairro São Pedro e que leva a Unidade Básica de Saúde (e ao lado tem uma escola), fez com que o seu assessor, Paulo Marques, enviasse um whatsapp informando que referido trecho será pavimentado muito em breve. Bravo!

*Então, gostaram da novidade? O que, não ficou sabendo que a Petrobrás anunciou um novo reajuste na gasolina e no diesel? O aumento - que passou a valer na quarta (12) - foi de 4,8%. Este foi o primeiro dos muitos que virão em 2022.

*Você já contou quantas farmácias têm em Lages? Eu mesma perdi a conta. E supermercados, sabe quantos? Pois então, além dos que já estão em pleno funcionamento, um passarinho azul me contou que até o final do ano mais cinco (e dos grandes) abrirão suas portas em Lages. Um deles, inclusive, até mesmo o terreno já foi adquirido e fica próximo ao Lages Garden Shopping. É aguardar...

Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário