logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Completa

Nathalia Rocha se emociona quando conta como foi descobrir como profissão a auriculoterapia - um ramo da acupuntura que trata de doenças físicas e mentais por meio de estímulos nas orelhas, que possuem pontos de reflexos correspondentes aos órgãos e funções do corpo humano. Enfermeira pós graduada em emergência, estética e acupuntura (em andamento), ela diz que no início de 2021 passou por um período difícil após uma cirurgia, o que a tirou da zona de conforto, então tratou de buscar alternativas para aliviar as dores que sentia. Foi durante a leitura de um livro indicado pela fisioterapeuta que a ajudou nesse processo, que a palavra acupuntura surgiu. Ali, seus olhos brilharam para a possibilidade de trabalhar com algo que ajudasse as pessoas e também a realizasse profissionalmente. Praticamente todas as desordens do nosso organismo podem ser tratadas e equilibradas com a auriculoterapia. As mais comuns são: dores agudas e crônicas, ansiedade, alergias, pré e pós operatório, distúrbios gastrointestinais (incluindo intestino preso e gastrite), insônia e sintomas de menopausa. Diz aí @natalia.rochac: "é muito gratificante ajudar uma pessoa a viver melhor e sem dor. Sinto-me feliz e motivada a cada feedback que recebo dos meus pacientes".


Natalia Rocha se encontrou com a auriculoterapia


Medida

Leitora desta coluna comenta que precisou fazer eutanásia no seu cãozinho devido ao sério problema de saúde. Mas antes de tomar esta decisão procurou por um local onde pudesse bater uma tomografia no animal. Qual não foi sua surpresa ao ser informada de que em Lages não existe um aparelho para este fim. E quando decidiu pela eutanásia, soube que a mesma não poderia ser feita em Lages e que toda semana vem um veículo de Maravilha para recolher material dos pets e dar um destino ao mesmo. Lages tem um curso de veterinária (Udesc) que é referência no País e por aqui não existe um aparelho de tomografia? Já para a cremação até tem, mas a tal da máquina está quase sempre quebrada e sem falar que aos finais de semana o laboratório do CAV não abre? Não existe plantão? Tomografia e cremação de animais poderiam acontecer em Lages e a renda girar por aqui. Leitora gastou R$1.400 para devidos procedimentos com o seu cão e pouco deste valor ficou por aqui.


Fazendo história

No ano passado, Júlia Adhara venceu o 7º Festival Nacional de Cenas Curtas com a peça "Eu, Amor", que concorreu com outras 96 produções de todo o país. Agora, a jornalista de apenas 21 anos acaba de ter um de seus trabalhos literários ("Se quiser dizer adeus, diga agora") publicado na Coleção 8M-2022 Escritoras Latinoamericanas. A antologia, uma iniciativa da Eos Villa Argentina (editoria digital), reúne escritoras da Guatemala, Nicarágua, Panamá, México, Cuba, Bolívia, Chile, Equador, Paraguay... Que esses talentos lageanos (são muitos) possam ser reconhecidos e valorizados. Afinal, são eles que levam o nome da cidade além fronteiras.


 Depois de vencer um festival nacional, Júlia Adhara tem agora obra literária publicada em livro argentino


 A bela capa do livro Escritoras Latinoamericanas. "Las mariposas", da

artista plástica Ana Boulán


Europa

Luana Oliveira de Liz, 27 anos, acaba de embarcar para a Europa. Formada em enfermagem, ela foi uma das 16 brasileiras recrutadas para trabalhar com idosos em casas de repousos na Itália. Luana sempre teve interesse - depois de formada - em viajar para fora do país, conhecer outra realidade de trabalho, novas culturas e poder falar outras línguas. Então surgiu a proposta dessa empresa e a garota revela que foi muito difícil tomar esta decisão, porque por aqui iriam ficar sua mãe, o seu namorado e o seu cachorrinho do qual é muito apegada. Mas pesou os prós e os contras e resolveu viver essa experiência profissional. Luana viajou para a Itália na terça-feira (29) e já está acomodada em Verona. Diz aí Luana: "Na Itália estão precisando muito de profissionais da saúde e esta necessidade aumentou ainda mais depois da pandemia de Covid. Então nossa permanência neste país vai ser boa pra eles (os idosos que devido a falta de mão de obra poderiam ser removidos das casas de repouso) e pra gente que vai ter todo um aprendizado". A princípio, Luana permanece por lá até o final de dezembro, mas seu contrato pode ser renovado.


Luana já está na Itália. É por lá que vai demonstrar todo seu conhecimento

na área da enfermagem


Despreparados??

Quero acreditar que não. Celebridades como a cantora Anitta, a atriz Bruna Marquezine e influenciadores badalados estão na campanha de motivação para que adolescentes de 16 e 17 anos tirem o título eleitoral até 4 de maio, o prazo máximo dado pelo TSE. E não é para menos. Em fevereiro de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral registrou o menor número desses jovens com título de eleitor da história. Segundo o tribunal, pouco mais de 10% dos jovens que estarão aptos a votar em outubro têm o documento em mãos, ou seja, em torno de 830 mil adolescentes.Você é um deles?


Esclarecimento

Sobre notas "Abandono 1" e "Abandono 2", publicadas na edição passada, esta colunista esclarece que referida escola estadual, na qual alunos estavam (???) recebendo alimentação estragada, não pertence à Coordenação Regional de Educação de Lages. A mesma se localiza no Oeste Catarinense.


Curtas

*Pessoal perguntando a esta colunista onde pode ser encontrado o livro "Segure Minha Mão", do escritor lageano Guille Thomazi. Além da banca e tabacaria do Angeloni, obra pode ser encontrada também no Café Central, no Calçadão da Praça João Costa.


*Pedestre tem que saber o que significa faixa de segurança. Motorista também. Se ambos entrarem num consenso, vão se dar muito bem.


*Pessoal da Secretaria de Obras, faz quanto tempo mesmo que não dão uma repaginada nas ruas de chão batido no Bairro da Penha? Dia desses passei por uma delas - a Girassol - e pensei que não sairia mais de lá. O que é esta falta de conservação? Estas ruas não são invisíveis não. Tomem uma atitude.


Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário