logo RCN
Cotidiano

Carla Reche

Apelo

Não é uma ou duas, são várias as pessoas que assim que o carro para, seja em semáforos ou supermercados, vem logo pedindo - e olha que não é dinheiro como de costume. Estão pedindo comida. “Ah, mas são pessoas que recebem os R$ 600 do Auxílio Brasil”, pode estar pensando o leitor e a leitora lendo este comentário. Mas vai você com este valor comprar mantimentos. Vai e veja com os seus próprios olhos que, mesmo comprando o básico do básico, os alimentos não cobrem nem o fundo do carrinho. Não, não é exagero. É realidade. Estou tentando descobrir como conseguem mostrar neste período eleitoral pratos suculentos, apetitosos e ainda afirmando que os mesmos são servidos todos os dias na mesa dos brasileiros. E tudo isso com apenas R$ 600?  Que milagre de multiplicação é esse?

 

O tempo 1

Levou um ano e dois meses para dar um basta na fuga de um covarde, que usou de toda a sua frieza para acabar com a vida de uma menina de apenas 19 anos e grávida de dois meses. O suspeito era o pai do bebê. Matou e, como se nada tivesse acontecido, saiu calmamente do local do crime e evaporou. Foi encontrado e preso na semana passada pela Polícia Civil. Estava em uma casa de praia, em Imbituba. Antes disso havia se mudado para locais diferentes sem deixar vestígios. Sim, estou falando do assassino da Ana Júlia dos Santos Floriano, uma das centenas de mulheres brasileiras mortas por ex-companheiros. Se o relacionamento não deu certo comigo, então não vai dar com mais ninguém, é? Aí os que se acham proprietários da nossa vida, do nosso corpo, da nossa mente, inconformados com o fim da convivência vão lá, matam e fogem? Foi exatamente isso que fez o feminicida de Ana Júlia, que deve ir a Júri popular, conforme requereu a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages. “Um sentimento de alívio. A justiça foi feita”, disse Raquel Batista, mãe de Ana Júlia, assim que soube da notícia da prisão.

 

O tempo 2

Cada vez mais difícil ver uma luz no fim do túnel para a violência doméstica e familiar contra mulher, envolvendo morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. E tudo isso de uns tempos pra cá implodiu de uma maneira descontrolada e por mais que se tente através de campanhas alertar para estes abusos, não está se conseguindo dar um basta nisso. Cada vez que a imprensa mostra um caso de violência contra a mulher, vários outros surgem. Somente em Lages cerca de três mulheres pedem medidas protetivas contra os companheiros todos os dias. Não, não entendo esse descontrole, esta sede de vingança masculina.

E a justiça foi feita

 

Fumacê 1

Sabe aquela desculpa usada por tabagistas que dizem preferir o cigarro eletrônico ao de papel, pelo fato de o mesmo ser inofensivo? Ah, mas esta é uma das mentiras mais cabeludas que já ouvi. No Dia Internacional de Combate ao Fumo, comemorado na segunda-feira (29), profissionais oncológicos da Fundação do Câncer divulgaram dados alarmantes e se mostraram preocupados com a quantidade de jovens no Brasil, na faixa de 14 a 18 anos de idade, que usa o cigarro eletrônico. Desses que desafiam e gostam do proibido (o cigarro eletrônico é proibido pela Anvisa).

 

Fumacê 2

Os cigarros eletrônicos chegam a ter até 7 gramas de nicotina por unidade, enquanto o convencional tem apenas um grama. É claro que não estou aqui dizendo que é para fumar o de papel e não o eletrônico. Os dois fazem mal e muito. Mas o eletrônico vai mais além. Suas substâncias tóxicas e cancerígenas produzem doenças como cânceres de pulmão, esôfago, boca, pâncreas, bexiga, entre outros; doenças cardiovasculares como o infarto e derrame cerebral; e doenças pulmonares, como enfisema. Muitos só se dão conta disso quando é tarde demais.


“Sempre acompanho você, entendo só agradecer por alguém que pode falar por nós. Orgulho dessa jornalista”.  Recado recebido da querida Lilian Santos, que também aprovou e faz parte do projeto Liberte-se, da VM Casting. Mulheres acima dos 40 anos mostrando seu valor. Agradecida pelo carinho Lilian

 

Curtas

*E o que dizer da GTS do Brasil, que participou recentemente nos Estados Unidos da maior feira de demonstração a céu aberto do mundo?  Empresa lageana  que busca na tecnologia novas soluções para o aprimoramento da agricultura brasileira e mundial, vem impressionando com a produção de maquinários que até então não se sabia que era possível criar.

 

*Vejo senhores com baldes, pás e pedaços de pedras e tijolos. Usam este material para cobrir uma grande quantidade de buracos que se espalham por várias ruas entre os bairros Santa Catarina e Santa Clara.  Dizem que cansaram de pedir socorro aos responsáveis pela manutenção desses acessos e então resolveram fazer do jeito deles.

 

*Quando outubro chegar, é para a comunidade lageana ter de volta uma das poucas e raras áreas de lazer existentes em Lages. O Parque Jonas Ramos, popularmente conhecido como Tanque, passa por revitalização com obras iniciadas em fevereiro. Contagem regressiva...

Carla Reche Anterior

Carla Reche

Carla Reche Próximo

Carla Reche

Deixe seu comentário