<
logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

Para matar saudades!

É neste final de semana, o Rodeio do CTG Mangueira Velha!

Começa hoje um dos principais eventos tradicionalistas de Santa Catarina, a 54ª edição do Rodeio do CTG Mangueira Velha, na localidade de Santa Isabel, em São Joaquim. Até o dia 09 de Janeiro, uma vasta programação foi planejada para receber os visitantes, com baile e laçadas no Parque Nenzo Sá.

A chegada dos tropeiros, nesta sexta-feira, é um dos momentos mais esperados. Cavalgadas de vários municípios estão a caminho da localidade de Santa Isabel. Os tropeiros do CTG Encruzilhada Palhocense, de Palhoça, SC, capitaneados pelo tropeiro Beto, saíram do seu destino no dia 30 de dezembro, andando por 10 dias no lombo do cavalo, passando por vários municípios, enfrentando alguns dias de chuva e outros, sol escaldante, mas como para tropeiro não tem tempo ruim, seguem essa tradição que começou em 1993, um legado deixado pelo velho Patrão Didio.

Com os Tropeiros de Lages não é diferente, eles mantêm a mesma tradição. Sob o comando de Cacaio Arruda e Francisco Pereira, os cavaleiros saíram de Lages no dia 05 de janeiro, passando pelos belos campos da Coxilha Rica, usufruindo das belezas naturais e de muita prosa boa e integração com amigos.

Destaque também para os cavaleiros da cidade de Ituporanga, que saíram no dia 04 de janeiro de 22, cortando estradas, serras e matas, tendo à frente da organização os cavaleiros Delano e Flares Gonzaga Melo.

Outros municípios também participam, como Bocaina do Sul, Urupema, Capão Alto, Rio Rufino, Otacílio Costa, São Joaquim e outros. Logo após a chegada dos tropeiros haverá santa missa celebrada pelo, também tropeiro, Padre Darci Sá.

A programação campeira vai até domingo seguindo as normas do MTG / SC, com Laço Individual, Patrão de Piquete, Patrão CTG, Piá, Guri, Prenda (Mirim e juvenil) Laço Pai e filho/ Mãe e filho (a) Laço Duelo de Prendas, Laço 3ª e 4ª Geração, Laço Vaqueano e Veterano, Laço Coordenador e Ex-coordenador, Laço duplas (Gado Mocho) Laço Equipes e Vaca Parada.

O fandango, no sábado, será animado pelo Grupo Candieiro, na sede social do CTG.

No domingo, o encerramento com a disputa de Laço Seleção é o momento mais esperado. Numa brincadeira sadia, grupos se reúnem para torcer para sua seleção. Participam do laço seleção: O CTG Minuano Catarinense (São Joaquim), Nordeste Urupemense ( Urupema) e o Mangueira Velha, o anfitrião da festa.

O Rodeio tem como objetivo principal a preservação dos valores culturais da Serra Catarinense, o contato com a natureza e também marcar a retomada dos eventos, matando saudades.

Segundo o Patrão Sandro Perin, "A expectativa é muito boa. Estamos confiantes que será um bom evento, pois estamos trabalhando bastante para receber os participantes e convidados com muita hospitalidade, cerveja gelada, e preparando a carne para o churrasco, onde os visitantes, durante os três dias, poderão comprar seu assado e saborear o melhor frescal. Contamos com a presença de todos para fazermos uma grande festa, tomando todos os cuidados, recomendações e protocolos exigidos contra a Covid 19", finaliza Perin.


Patrões do CTG Mangueira Velha, de Santa Isabel, São Joaquim.


Sandro e Tele Perin, anfitriões da 54° Festa Tradicionalista


É sempre vestindo com orgulho a camisa do CTG Mangueira Velha, que o

Capataz Zanata Melo e sua esposa, Fernanda Emília Melo, juntamente com

a patronagem, recebem os tradicionalistas no Rodeio de Santa Isabel.


Integrantes do CTG Mangueira velha.

Direto de Israel, no Oriente Médio, a família Yosef Aharon Ochman, Silvana Coelho Ochman, Maayan Ochman e Michael Ochman, programam férias no Brasil, com data marcada para participar do Rodeio do CTG Mangueira Velha, em Santa Isabel, São Joaquim.




Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário