logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

 Garroneiros encantam os Panamenses com suas apresentações

A cidade do Panamá se tornou conhecida mundialmente pelo Canal do Panamá, uma maravilha da engenharia. Porém, quem chega se surpreende com uma bela cidade cosmopolita, que mescla o antigo e o moderno . 

A cidade já foi apelidada de “Dubai das Américas” por conta de seus modernos arranha-céus. Mas também conta com um lindo centro histórico preservado, chamado de “Casco Viejo”. Cidade de compras e largas avenidas com abundância de calçadões e áreas de laser. 

Foi nesse cenário deslumbrante que o Grupo Os Garroneiros aterrissaram e foram recebidos com alegria e hospitalidade para viver as emoções do Festival Internacional do Folclore (Redafol) realizado de 24 a 27 de agosto na República do Panamá. 

O grupo de Danças Internacionais Os Garroneiros encantaram com suas apresentações, em especial a expectativa pelo "Samba", que chamou a atenção dos participantes.  

O grupo  é  composto por integrantes de Florianópolis, São José, Palhoça e Lages.  Tem como proposito unir os dançarinos, respeitando as diferenças de cada um, para representar  a  cultura do Sul e do Brasil e divulgar a dança do Vilão, pesquisada pelo coreógrafo e instrutor Anderson Pereira. O grupo é associado ao conselho internacional de organizadores de Festivais de Folclore (CIOFF) que faz parte da Unesco.

Um projeto de ganho cultural, tanto pelas pesquisas de músicas, roupas, coreografias e toda a história dos temas apresentados, onde desenvolvem um trabalho em prol da arte e da cultura, não só no Brasil, mas em toda América Latina.

O espetáculo conta  com danças populares e tradicionais de cada região brasileira. Com destaque à Dança catarinense "O  Vilão", pesquisada por Anderson  Pereira, e que  representa a região Sul. O carimbó, vindo do Norte, Xáxado e Côco do Nordeste, Samba de Gafieira do Sudeste e a Catira do Centro -Oeste.

Os integrantes que participaram do festival foram: coordenador geral, Anderson Pereira;  Beth, Danúbia, Gabriel, Luana, Adriano Matos, Daniela Fonseca, Eloysa Matos, Fabiano Gomes, Jackson Leão, Léia Ezequiel, Roberto Souza e com assessoria de Débora Bombilio e Bia Melo . 

Muito aprendizado e troca de conhecimentos culturais que ficarão registrados em nossas memórias. O festival contou com a participação do Brasil, Panamá, Equador, Costa Rica, México, Colômbia, Guatemala e Peru. Com muitos ritmos, cores e alegria uniram-se em prol de um único objetivo: dançar. 

Parabéns Garroneiros por representar nosso País num evento tão importante enaltecendo nossa cultura. 

Orgulho em pertencer !  Avante Garroneiros!


Os Garroneiros num click especial em frente a Howard Academy, na Cidade do Panamá.


Brasileiros integrados com os equatorianos.


A emoção e orgulho do Grupo Os Garroneiros em subir no palco do Parque Temático " Mi Pueblito" no Panamá.


Um registro super especial do mestre, instrutor e coreógrafo Anderson Pereira, que comandou o grupo na viagem ao Panamá.


Momento de registrar a alegria dos panamenses. E viva o Panamá!


Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário