<
logo RCN
Tradicionalismo

Bia Melo

Cavalgada da Fé

Um resgate histórico e cultural por meio da peregrinação e espiritualidade

A cidade de Papanduva, no norte catarinense, foi palco de um evento de oração e fé, de 30 março a 2 de abril, quando aconteceu a Cavalgada da Fé. A procissão de cavaleiros teve como objetivo relembrar o caminho da Cruz de Cristo (Via Sacra) a partir do pretório de Pilatos, onde Jesus foi condenado à morte, num total de 14 estações, até o Calvário, onde morreu Crucificado.

Os idealizadores Sidney Bertho da Silva e Cacilde Terezinha das Chagas que preservam as lidas campeiras,  decidiram realizar a peregrinação no lombo do cavalo.  A Cavalgada da Fé está na sua 9ª edição e o número de participantes vem aumentando  e muitos acompanham a pé fazendo caminhada, de bicicleta, carro, onde em forma de penitência ou agradecimento todos participam. 

O trajeto de mais ou menos 70 km é pensado e programado para que todos possam usufruir de belas paisagens, do contato com a natureza e viver momentos de introspecção e gratidão. O evento teve início na quinta-feira que antecede o Domingo de Ramos, quando os cavaleiros saíram de São João do Mirador às 8h da manhã, após celebração da 1ª Estação e café da manhã. A 2ª estação é celebrada na Igreja de Nova Cultura, a 3ª em Rio Bonito e a 4ª na Capela dos Lajeado dos Grein, A 5ª estação ocorre na localidade dos Gramados, a 6ª e 7ª ocorrem nas duas capelas da Pratinha, e a 8ª estação na localidade do Pinhal. 

Na capela São José foi celebrada a 9ª estação. Chegando no Rio do Engano aconteceu a 10ª estação, e a 11ª no Rodeiozinho. Na capela do São Tomaz a celebração da 12ª estação. Os tropeiros descansaram nesta localidade e no Domingo de Ramos partiram até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Rondinha, onde celebraram a 13ª estação e saíram em procissão até a Igreja matriz São Sebastião, onde celebraram a 14ª e última estação e  foram recebidas  pelo padre Everaldo Antônio e pela  população que  acolheu  os cavaleiros para a Santa Missa de Ramos.

Depois de 4 dias, um momento de gratidão e confraternização onde todos  são recepcionados com um delicioso almoço no Salão São Sebastião. Vale ressaltar a participação de todas as  comunidades que  receberam  os participantes sempre de braços abertos e preparam celebrações lindas com teatros, mensagens e canções que nos emocionaram.

 Outro destaque  é a equipe da cozinha que foram incansáveis para oferecer as refeições com deliciosas comidas campeiras e também os carros de apoio que acompanharam com bebidas e alimentos.  Um caminhão pipa acompanhou para garantir o bem-estar dos animais com água fresca e  um suporte com ração e feno para proporcionar todo cuidado com os cavalos. 

A Cavalgada da Fé uniu os participantes através da oração e principalmente as famílias, estreitando vínculos de amizade, desenvolvendo a parte espiritual com momentos emocionantes.


Um click muito especial de Pedro José Schiestl, que completou seus 10 aninhos no último dia 04 de abril. Filho de Arthur Schiestl e Suellen Melo Andrade. Parabéns!!!


Bia Melo Anterior

Bia Melo

Bia Melo Próximo

Bia Melo

Deixe seu comentário