logo RCN
Saúde

Médico de Blumenau lança livro para entender, cuidar e respeitar a obesidade

  • BSZK Studio/Divulgação

Obra do cirurgião Felipe Koleski é um guia para informar e combater o preconceito em relação à condição que atinge 6,7 milhões de pessoas no Brasil

Mais da metade da população brasileira (56,8%) está com excesso de peso e 6,7 milhões de pessoas no país têm diagnóstico de obesidade, segundo dados de 2023 do Ministério da Saúde e do monitoramento global Covitel, mas poucos sabem o que é, como cuidar e como combater o preconceito que ronda essa condição crônica. Para lançar luz sobre o tema, o médico Felipe Koleski está lançando o livro Obesidade – Entender, cuidar, respeitar e conviver, editado pela Vigia Editora.

A sessão de autógrafos em Blumenau será no dia 3 de outubro, às 19h30, na livraria Blulivro do Shopping Park Europeu (Via Expressa, 1.600).

A obra se propõe a ser uma guia pró-saúde e antigordofobia – gordofobia é o termo que define todo tipo de preconceito em relação à obesidade.

“Eu diria que, sem conhecer como se deve abordar a obesidade, quase 100% das pessoas se acham no direito de julgar o corpo e as atitudes de quem tem essa condição. A desinformação só dificulta as coisas, além de gerar desrespeito nas situações do dia a dia”, afirma o autor, que é cirurgião bariátrico em Blumenau e já fez mais de 4,3 mil procedimentos para tratar a obesidade grave.

O primeiro passo, explica Koleski, é eliminar a crença equivocada de que “só tem obesidade quem quer” e entender que são múltiplas as causas que desencadeiam o ganho de peso.

Atuando ao mesmo tempo, fatores como genética, cultura alimentar, estresse e outros desencadeiam a obesidade, que está na origem de doenças como hipertensão, diabetes e até o câncer.

“Como médico, defendo que é importante buscar abordagens de cuidado e estar atento às consequências que a obesidade pode provocar ao longo dos anos. Do ponto de vista humano, é inegociável aceitar a pluralidade dos corpos e garantir a todos o mesmo respeito”, destaca.

Para facilitar a leitura, o formato do livro é de perguntas e respostas, sendo que a maioria das questões o próprio Koleski ouviu no consultório.

Para respondê-las, em alguns temas o autor recorreu a profissionais que são referência para ele. A nutricionista Sophie Deram, autora do best-seller O Peso das Dietas, alerta para a importância de entender o papel das emoções.

“Emoção não assumida vira comida. É preciso nomear as emoções, pois a pessoa pode querer comer para aliviar a dor emocional”, explica. A endocrinologista Simone van de Sande Lee, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mostra o avanço das medicações para obesidade.

O ator Tiago Abravanel, que levantou a bandeira antigordofobia ao participar do programa Big Brother Brasil, é enfático: “Inclusão não é só ter uma cadeira maior para a pessoa com obesidade. É criar uma representatividade positiva para ela.”


Obesidade tem cura?

Cada um dos quatro capítulos do livro é um verbo que aprofunda a visão do autor sobre a obesidade: entender, cuidar, respeitar e conviver.

À pergunta frequente feita pelos pacientes sobre uma possível cura, Koleski escreve que a obesidade é “crônica, incurável e recidivante, ou seja, pode voltar a se manifestar de modo recorrente, mas é possível mantê-la controlada”.

O cuidado envolve profissionais de diferentes áreas, como endocrinologista, psicólogo, nutricionista, profissional de educação física e outros. A cirurgia bariátrica é eficaz, mas deve ser indicada quando outros tratamentos não deram resultado.


Antes, as palavras certas

No início do livro, o autor expõe a preocupação de escolher as palavras certas para falar sobre o assunto. É preferível, por exemplo, usar “pessoa com obesidade” no lugar de “obeso”, pois não se deve rotular um indivíduo a partir de uma situação corporal.

Do mesmo modo, o autor prioriza a palavra “condição” em vez de “doença”. “A gordofobia transita pelas palavras e ninguém está livre de rever o vocabulário ao tratar de uma questão que envolve estigma e preconceito”, defende.


Obesidade – Entender, cuidar, respeitar e conviver é o segundo livro do autor. Em 2021, Koleski lançou Histórias de Peso – A obesidade como ela é, também pela Vigia Editora, em que narra episódios vividos no centro cirúrgico e no consultório.

Nos capítulos finais, o médico conta como ele próprio optou por se submeter à cirurgia bariátrica, após anos tentando controlar a obesidade e já sofrendo os efeitos da apneia do sono causada pelo excesso de peso.


Serviço

Obesidade – Entender, cuidar, respeitar, conviver

Felipe Koleski

Vigia Editora

144 páginas

Preço: R$ 59,90

Onde encontrar:

Amazon

Livraria BluLivro

Clínica Vidar (Rua Armando Odebrecht, 70 – Sala 1.207 – Blumenau)

Diagnóstico precoce aumenta	chances de cura; mamografia é fundamental Anterior

Diagnóstico precoce aumenta chances de cura; mamografia é fundamental

Hospital Seara do Bem é habilitado em neurologia e neurocirurgia Próximo

Hospital Seara do Bem é habilitado em neurologia e neurocirurgia

Deixe seu comentário