<
logo RCN

Urupema comemora 32 anos de emancipação política

  • Município é conhecido como um dos mais frios do Brasil

Conhecido em todo o Brasil, principalmente pelo clima frio, o município de Urupema comemora 32 anos de emancipação político/administrativa neste dia 1º de junho. Com pouco mais de 2.400 habitantes, mantém a tranquilidade típica de uma cidade pequena e segura. Tem na agricultura sua principal base econômica, mas investe pesado no setor do turismo, que explora a natureza preservada com rios limpos, vales e montanhas.

Emancipado de São Joaquim, o município possui altitude média de 1.425 metros, a mais alta do Estado. A altitude somada ao clima da Serra Catarinense proporciona espetáculos gelados no outono e no inverno. São várias ocorrências de geada, sincelo e até de neve. Suas imagens percorrem os principais sites de notícias do Brasil.

Apesar de todo esse potencial, o município também investe no turismo de eventos. Desta forma, atrai observadores de pássaros de vários países. Na mesma linha ocorre a observação ao Papagaio Charão ou o encontro de campismo. É claro que os eventos foram suspensos em função da pandemia, mas já fazem parte da história e da economia local.

Ainda no setor turístico, o município tem vários pontos de visitação dentro e fora da cidade. Da mesma forma, com o tempo, vários pontos de hospedagem foram instalados para alimentar e acomodar esses visitantes.

A agricultura é diversificada, mas o grande destaque é a produção de maçã, favorecida também pelo clima frio. Em 2019, segundo o IBGE, foram produzidas 23,5 mil toneladas, movimentando R$ 28 milhões. Em menor escala produz uva, batata, cebola, milho e tomate. Também destaca-se como grande produtor de trutas.


Origens

O povoado de Santana foi fundado em 25 de março de 1918, por Manoel Pereira de Medeiros. Em 1923, houve a criação do Distrito de Santana, pertencente a São Joaquim. Em 31 de março de 1938, elevou-se à categoria de Vila. No ano de 1944, foram encontrados registros com o nome de Urupema, que significa uma espécie de peneira usada pelos índios. A emancipação administrativa do Município foi alcançada em 04 de janeiro de 1988 e sua instalação em 1º de junho de 1989.


De Sant'Ana a Urupema

O espírito aventureiro, o desejo e a necessidade de conquista de novos horizontes; a extensa região do Planalto Catarinense, mais tarde conhecida como os "Campos de Lages" despertou o interesse de famílias, ou mesmo de aventureiros de outras partes do país, notadamente de São Paulo.

No episódio da Fundação do povoado de Sant'Ana (hoje Urupema), seduzida pelo que afirmamos acima, veio a família "Pereira de Medeiros", e aqui juntou-se à outras que estavam fixadas em São Joaquim, então pertencente à Lages.

Com o transcorrer do tempo, algumas famílias, como Pinto de Arruda, Machado, Souza, Ribeiro, Borges, Alves, Pagani e outras, foram ocupando o interior da região de São Joaquim, já transformado em Município e Comarca.

Consta, conforme Antonio Rodrigues Lisboa, no Livro Memórias de Um Século, de 1990, que a família Pereira de Medeiros veio em uma expedição procedente da Ilha dos Açores para povoar o litoral de Santa Catarina, talvez depois de 1711, ano em que a coroa Portuguesa teria comprado, do Marquês de Cascaes, as terras doadas por D. João XI a Pedro Lopes de Souza em 1534. Essas terras eram chamadas de terras de Sant'Ana.

A família Pereira de Medeiros localizou-se na região de Palhoça e Aririú, onde ainda hoje existem muitos descendentes, quatro deles são os troncos da família de São Joaquim. Três ficaram na região onde hoje é Urupema.


Praça Central Urupema

Pouco a pouco, surgiu a necessidade de um maior agregamento da população. Desta forma, despertou o pensamento de fundação de um povoado. Sempre presente o elevado espírito de religiosidade do povo, a fundação teria, necessariamente, de ter o seu marco inicial com edificação de uma Igreja. Após várias reuniões, a Igreja foi construída no local denominado "Morrinho". O terreno doado pela família Pereira de Medeiros é o atual perímetro urbano de Urupema, e no mesmo "Morrinho" está a bela igreja de Sant'Ana, não mais a original, e sim outra edificada bem mais tarde.

Estes acontecimentos e realizações são atribuídos a Manoel Pereira de Medeiros, o fundador do povoado de Sant'Ana, em 25 de Março de 1918. Não há informações precisas, mas se presume haver uma correlação do nome Sant'Ana, com o do seu esposo São Joaquim, padroeiro do município de São Joaquim.

Outros afirmam que a roçada para a demarcação do povoado, foi feita no dia 26 de Julho, dia consagrado à Santa. Estabelecido o local, começaram os trabalhos de demarcação e roçada, de medição de lotes e demarcação de ruas.


Empreendimentos

A construção de uma Atafona, pelo Sr. Cláudio Correia Borges, foi o primeiro estabelecimento industrial do povoado; em seguida, Ernesto e Ari Ponte, construíram uma usina hidráulica para fornecer energia elétrica, sendo a primeira da região e a mesma adquirida pelo Sr. Otavio Pereira Machado.

Conforme Lisboa, os primeiro comerciantes foram Antonio Machado do Amarante (Tenum) que, em sociedade com Joaquim Borges de Melo fundaram a Casa Comercial Amarante Melo. Depois vieram Henrique de Oliveira Waltrick, João Batista Couto (Lili Couto) e Tomaz Aquino Machado (Tomazinho) que em 1925 vendeu a casa comercial a Artur Pagani, posteriormente a Casa Borges Pagani.


Assim começou o povoado de Sant'Ana

Cinco anos mais tarde, pela Lei Municipal nº 170, de 27 de outubro de 1923, foi criado o Distrito de Sant'Ana. No entanto, sua instalação deu-se somente em 14 de julho de 1924.

Pelo Decreto Federal nº 86, de 31 de março de 1938, o povoado foi elevado à categoria de Vila. E, finalmente, a emancipação deu-se pela Lei nº 1105, de 04 de janeiro de 1988, e a instalação do município em 01 de junho de 1989.

Fonte: Prefeitura de Urupema / Site oficial


Foto: Urupema frio

Legenda: Município é conhecido como um dos mais frios do Brasil

Foto: Urupema observadores de pássaros

Legenda: A observação de pássaros atrai pessoas de vários países


Polícia Ambiental apreende armas de fogo em São José do Cerrito Anterior

Polícia Ambiental apreende armas de fogo em São José do Cerrito

Agricultores constróem sistema coletivo de armazenamento e distribuição de água Próximo

Agricultores constróem sistema coletivo de armazenamento e distribuição de água

Deixe seu comentário