<

Serra Catarinense conquista três troféus no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Vencedora na categoria Empreendedorismo Rural, Palmeira agora segue para a etapa nacional, que será realizada em 18 de maio de 2026

A Serra Catarinense teve destaque na 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, com três municípios premiados entre os finalistas do estado. 

Das 15 cidades atendidas na região, 11 participaram da premiação, somando 12 projetos inscritos, dois deles apresentados por Palmeira. A cerimônia de entrega foi realizada na terça-feira, 31 de março, na sede do Sebrae/SC, em Florianópolis, reunindo mais de 300 representantes de 76 municípios catarinenses finalistas.

Entre os destaques da região, Palmeira conquistou o 1º lugar na categoria Empreendedorismo Rural. Otacílio Costa garantiu o 2º lugar em Educação Empreendedora, enquanto Abdon Batista ficou com o 4º lugar na categoria Turismo. 

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece iniciativas de gestão pública que promovem o desenvolvimento econômico local, com foco no fortalecimento dos pequenos negócios como instrumento de transformação social, reforçando o protagonismo da Serra Catarinense nesse cenário.

Ao receber os gestores públicos homenageados, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, enalteceu a importância da celebração e da cooperação. 

“O Prêmio Prefeitura Empreendedora mostra, na prática, como a inovação e a parceria entre o Sebrae/SC e o poder público transformam os municípios, fortalecendo as micro e pequenas empresas e impulsionando o desenvolvimento de Santa Catarina.”

Para o diretor técnico do Sebrae/SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, a expressiva participação na premiação reflete o trabalho das gestões municipais. “Esse Prêmio é, acima de tudo, um instrumento de valorização, reconhecimento e difusão de iniciativas protagonizadas pelos governos municipais, que trabalham para melhorar o ambiente de negócios, fomentar o empreendedorismo, estimular a educação empreendedora e impulsionar o desenvolvimento territorial".

O diretor reforça que ter os municípios como parceiros é uma maneira de fazer com que o trabalho do Sebrae chegue cada vez mais perto do empreendedor catarinense, de forma direta e assertiva, com soluções que de fato transformem realidades e promovam o desenvolvimento. 

“É no município que a vida acontece. É na ponta, perto das pessoas, que as soluções ganham vida. É no município que o empreendedor encontra apoio, orientação e oportunidades. São nas cidades que se constrói, de forma concreta, um futuro mais próspero e inclusivo", completa

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC na Serra Catarinense, Altenir Agostini, o resultado reflete a maturidade da gestão pública. “Os municípios estão adotando estratégias que geram resultados concretos para a comunidade. E o mais importante é que isso independe do tamanho da cidade, como mostra o exemplo de Palmeira, que segue avançando para as próximas etapas”, destacou

Além dos municípios premiados, Palmeira, Otacílio Costa e Abdon Batista, Serra Catarinense também foi representada por outras cidades selecionadas na premiação: Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Correia Pinto, Lages, Rio Rufino, São Joaquim e Urupema.

A avaliação foi conduzida por um comitê formado por diversas entidades parceiras do Sebrae/SC: Tribunal de Contas do Estado (TCE), Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), Secretaria de Estado da Educação (SED), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (JUCESC), Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA), Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Fundação Escola de Governo de SC (ENA), a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço (SICOS) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI).


Categorias disputadas

Nesta edição, os 102 projetos, de 76 municípios, concorreram em nove categorias, que refletem as diversas frentes de atuação da gestão pública em prol do desenvolvimento local. São elas:

•⁠ ⁠Simplificação

•⁠ ⁠Sala do Empreendedor

•⁠ ⁠Compras Governamentais

•⁠ ⁠Empreendedorismo na Escola

•⁠ ⁠Inclusão Socioprodutiva

•⁠ ⁠Turismo & Identidade Territorial

•⁠ ⁠Sustentabilidade & Meio Ambiente

•⁠ ⁠Empreendedorismo Rural

•⁠ ⁠Gestão Inovadora


Próxima etapa

Agora, os projetos que conquistaram o primeiro lugar em suas respectivas categorias avançam para a etapa nacional, prevista para 18 de maio de 2026, quando os municípios catarinenses concorrem com os melhores projetos de todo o país.

Abaixo, confira a lista completa dos vencedores estaduais do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Nas categorias em que os três primeiros colocados são cidades com mais de 20 mil habitantes, foi incluído um quarto ganhador a fim de valorizar municípios menores.


Compras Governamentais

1º lugar: Palma Sola

2º lugar: Gravatal

3º lugar: Biguaçu


Empreendedorismo na Escola

1º lugar: Nova Itaberaba

2º lugar: Otacílio Costa

3º lugar: Seara


Empreendedorismo Rural

1º lugar: Palmeira

2º lugar: Ascurra

3º lugar: Salto Veloso


Gestão Inovadora

1º lugar: Mafra

2º lugar: Florianópolis

3º lugar: Cunha Porã


Inclusão Socioprodutiva

1º lugar: Navegantes

2º lugar: Palma Sola

3º lugar: Joaçaba


Sala do Empreendedor

1º lugar: Mafra

2º lugar: Seara

3º lugar: Pinhalzinho


Simplificação

1º lugar: Blumenau

2º lugar: Joaçaba

3º lugar: Itajaí

4º lugar: Palmitos


Sustentabilidade e Meio Ambiente

1º lugar: Pomerode

2º lugar: Guaraciaba

3º lugar: Lebon Régis


Turismo & Identidade Territorial

1º lugar: Florianópolis

2º lugar: Bombinhas

3º lugar: Joinville

4º lugar: Abdon Batista

Serra Catarinense conquista três troféus no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora Anterior

Serra Catarinense conquista três troféus no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Decreto autoriza desapropriação de imóvel rural no Planalto Catarinense Próximo

Decreto autoriza desapropriação de imóvel rural no Planalto Catarinense

Deixe seu comentário