<
Urgência

Prédio está em risco e Correia Pinto precisa de novo hospital

A Reunião Macrorregional do Fórum Parlamentar Catarinense, realizada na manhã de sexta-feira (29), no Auditório Pinhão, na Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc), em Lages, foi marcada por intensos debates sobre pautas estruturantes para a Serra Catarinense. O encontro, coordenado pelo deputado federal Pedro Uczai, teve quase três horas de discussões.

Entre as demandas apresentadas, ganhou destaque a situação do Hospital Faustino Riscarolli, de Correia Pinto, que enfrenta sérios riscos estruturais.

A prefeita Lúcia Ortiz fez um apelo à bancada federal, relatando que desde 2017 o hospital acumula laudos técnicos que apontam risco de desabamento devido às rachaduras no solo onde foi construído.

“O hospital foi edificado no topo de um morro. Já investimos quase R$ 2 milhões em muros de arrimo e contenções, mas os problemas persistem. A cada chuva surgem novas rachaduras e uma nova contenção exigiria cerca de R$ 9 milhões. Infelizmente, o hospital está praticamente condenado”, lamentou a prefeita.

O Hospital Municipal Faustino Riscarolli tem 40 anos, conta com 16 leitos e, apesar das limitações, ainda atende casos de menor complexidade. O centro cirúrgico está desativado há mais de sete anos. Diante da gravidade da situação, a prefeita solicitou apoio dos parlamentares para viabilizar a construção de uma nova unidade em outro local.

“Nosso município não tem condições de bancar um novo hospital. Por isso pedimos o apoio para viabilizar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), garantindo a continuidade dos serviços de saúde à população”, reforçou.

Além da questão hospitalar, prefeitos da Amures e de outras regiões, gestores públicos, lideranças políticas e representantes da sociedade civil apresentaram demandas e prioridades estratégicas para o desenvolvimento da macrorregião. 

Foram elencados três temas centrais

Código Ambiental de Santa Catarina – em discussão no Supremo Tribunal Federal e que impacta diretamente a atividade econômica no meio rural

Duplicação e terceira faixa da BR-282 – considerada obra urgente para a segurança viária e para o escoamento da produção, com acompanhamento previsto junto ao DNIT

Impactos do tarifaço norte-americano – que já vem provocando demissões em empresas exportadoras de madeira na região, além de férias coletivas e redução de postos de trabalho

Segundo o deputado Pedro Uczai, a proposta é aproximar o Fórum Parlamentar das demandas regionais e fortalecer a defesa dos interesses catarinenses em Brasília. O conjunto das prioridades deverá ser consolidado em um documento estratégico a ser encaminhado às instâncias federais.

“Queremos ouvir as lideranças e autoridades de cada região para juntos, levarmos as principais demandas do estado ao Governo Federal” ressaltou Uczai. O presidente da Amures, prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Ostetto, agradeceu aos parlamentares pelo encontro. E observou que as obras estruturantes são hoje, os maiores gargalos para o desenvolvimento da Serra Catarinense.

Prédio está em risco e Correia Pinto precisa de novo hospital Anterior

Prédio está em risco e Correia Pinto precisa de novo hospital

Flagrante de desmatamento da Mata Atlântica é registrado em São Joaquim Próximo

Flagrante de desmatamento da Mata Atlântica é registrado em São Joaquim

Deixe seu comentário