<
logo RCN
São Joaquim

Município decreta situação de emergência após tempestade de granizo

A Prefeitura de São Joaquim decretou, na tarde de sábado (19), situação de emergência nas localidades atingidas pela tempestade de granizo. A decisão foi tomada após reunião emergencial com membros da Defesa Civil Municipal, no gabinete do prefeito.

O Decreto nº 350/2025 reconhece os danos causados pela chuva de granizo, que afetou pomares, plantações e residências nas comunidades de Boava, Três Pedrinhas, Invernadinha, Luizinho, São Francisco Xavier e Estância do Meio, todas situadas na zona rural de São Joaquim. Outras localidades ainda poderão ser incluídas no decreto, conforme for constatada a extensão do desastre.

De acordo com parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o fenômeno climático foi classificado como "Tempestade de Granizo", conforme codificação COBRADE (IN/MI nº 36/2022 - 01.2.2.1), o que respalda legalmente a declaração de situação de emergência.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuação coordenada nas ações de resposta ao desastre. Além disso, com base nos incisos XI e XXV do artigo 5º da Constituição Federal, fica permitida a entrada forçada em residências para prestar socorro ou evacuar moradores, bem como o uso de propriedade particular em caso de perigo público iminente, com garantia de indenização ao proprietário em caso de danos.

As equipes da Defesa Civil seguem monitorando as áreas afetadas e orientando a população. A prefeitura informou que medidas de apoio aos produtores rurais e famílias atingidas estão sendo providenciadas.
Fotos: Wagner Urbano/Prefeitura de São Joaquim

Município decreta situação de emergência após tempestade de granizo Anterior

Município decreta situação de emergência após tempestade de granizo

Obras avançam em três frentes de trabalho Próximo

Obras avançam em três frentes de trabalho

Deixe seu comentário