<
logo RCN
Bocaina do Sul

Município comemora aniversário com festa

Para comemorar o aniversário de 29 de emancipação do município, a administração de Bocaina do Sul retomou a realização da Mostra do Campo. O evento não era realizado há cinco anos e prevê várias atrações a partir de hoje. A entrada no Parque de Exposições é gratuita, mas a organização solicita a doação de um quilo de alimento não perecível. 

A 38ª edição da Mostra da Campo terá shows, gastronomia, cavalgada, Seminário da Agricultura Familiar, torneio de futebol e dominó, apresentações culturais, rodeio crioulo, além de desfiles típicos, exposição e comércio de produtos típicos do município.

A Mostra do Campo foi realizada pela primeira vez no ano de 1978 em frente à Igreja Matriz do município. No início era apenas um encontro entre moradores do município, hoje é o maior evento realizado no município de Bocaina do Sul e um dos maiores e mais antigos da região serrana.

Bocaina do Sul é essencialmente rural e a festa tem como objetivo celebrar o resultado da colheita, bem como homenagear e proporcionar entretenimento para as pessoas que são responsáveis pela produção e por consequência, por movimentar a economia local. O evento também tem como foco divulgar as potencialidades e atrair turistas. 

Desta forma, uma das atrações mais esperadas é o desfile, onde produtores rurais exibem a produção em carroças antigas puxadas por animais ou por tratores. Nos últimos anos, além das hortaliças e da pecuária, os agricultores investem pesado na produção de grãos. A atividade aumenta a cada safra e já atraiu a atenção de grandes cooperativas que se instalaram para absorver a produção. 


Origens

Os primeiros habitantes da localidade de Bocaina do Sul foram os índios Tupi Guaranis, popularmente conhecidos como “Carijós” e o grupo “Jê” , ou seja, os “Kaigang” e “Xokleng”.Sua denominação genérica era Bugres. Uma parte deles era pacífica e convivia em razoável harmonia com a população da região. Segundo contam os cidadãos José Roberto da Silva e Augusto Assink, quando os índios caçavam, deixavam uma parte para os amigos, ficando no riacho denominado Rio Bonito. O mesmo acontecia com Silva e Assink, que deixavam também boa parte da caça aos índios. O principal fato histórico deveu-se à chegada de Martinho Bugreiro na região, como sua intenção era o extermínio dos índios ele acabou atrapalhando uma convivência que era pacífica gerando uma revolta por parte dos índios, que, por sua vez, no início do século 20, obtiveram sua vingança cometendo o massacre das famílias Miranda e Souza, os quais, teriam sido os primeiros moradores “brancos” da região de Bocaina do Sul. Os corpos das famílias massacradas permanecem até hoje sepultados no cemitério da referida cidade.


Polícia Ambiental flagra corte ilegal de Araucárias Anterior

Polícia Ambiental flagra corte ilegal de Araucárias

Mais de 50 servidores participam de treinamento sobre licitações Próximo

Mais de 50 servidores participam de treinamento sobre licitações

Deixe seu comentário