<
logo RCN

Infraestrutura prepara licitação para pavimentação da Serra do Corvo Branco

Está em fase de elaboração pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade a licitação para a pavimentação do último trecho da SC-370, localizada na Serra do Corvo Branco, entre os municípios de Grão-Pará e Urubici. As obras estão paradas desde 2017, após a rescisão, em comum acordo, com o consórcio encarregado pelos serviços. À época constatou-se a inviabilidade técnica, ambiental e econômica do projeto inicial, que passou por uma revisão, sendo concluído em 2019.

O atual projeto contempla as condições necessárias para torná-lo exequível, restando apenas o licenciamento ambiental. A partir daí, será possível lançar o edital para a contratação da obra de pavimentação do trecho de nove quilômetros de extensão e que está orçada em aproximadamente R$ 41 milhões - em valores atuais. "Essa obra nunca foi esquecida pelo Governo do Estado. Assim que houve a paralisação, o corpo técnico da Secretaria de Infraestrutura trabalhou na revisão do projeto para torná-lo viável e garantir a sua continuidade", explica o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Leodegar Tiscoski.

O secretário lembra que a obra é de grande importância para a região, especialmente pelo potencial turístico e econômico, sendo uma reivindicação recorrente e justa da comunidade. Mesmo durante a suspensão da pavimentação, o Governo do Estado continuou com os serviços de manutenção do trecho. "Entretanto, há ritos relacionados às questões ambientais que precisamos atender para entregar essa obra para a comunidade. Avançamos muito e agora estamos no aguardo do licenciamento ambiental para licitar e retomar os trabalhos", ressalta Tiscoski.

A pavimentação da SC-370 teve início em 2008 e foi dividida em três segmentos. Dois já foram concluídos: o segmento 1, que compreende trecho de 20 quilômetros, em cima da Serra, em Urubici, e o segmento 3, com 23 quilômetros de extensão, a partir de Grão-Pará até o pé da Serra. Nestas duas etapas o Governo do Estado investiu R$ 36 milhões e R$ 39 milhões, respectivamente. Resta apenas o segmento 2, único trecho que está sem pavimentação e considerado o mais sensível.

Gerente de infraestrutura aeroviária atualiza ACIL sobre andamento das obras finais do aeroporto Anterior

Gerente de infraestrutura aeroviária atualiza ACIL sobre andamento das obras finais do aeroporto

Serra Catarinense amanhece congelada e registra temperatura de -6.4ºC Próximo

Serra Catarinense amanhece congelada e registra temperatura de -6.4ºC

Deixe seu comentário