logo RCN
29 anos de emancipação

Festa da Paçoca comemora aniversário de Capão Alto

O município de Capão Alto, na Serra Catarinense, comemora hoje, dia 29 de setembro, 29 anos de emancipação política. A data não ficará apenas no calendário.

O Parque Municipal de Exposições Juca Vieira está pronto e, desta sexta-feira até domingo, aguarda milhares de pessoas para a XI Festa da Paçoca.

O evento foi retomado pela administração justamente com o objetivo de proporcionar entretenimento à população nesta data tão especial.   

Serão shows, rodeio crioulo, cavalgada, gastronomia típica e parque de diversões.  Para facilitar a participação da comunidade e de visitantes, não serão cobrados ingressos.

Hoje, dia 29 de setembro, quem anima a festa é Gustavo Moura & Rafael, João Lucas & Gabriel e o grupo Tô de Novo.

No dia 30, será a vez de George Henrique & Rodrigo subirem ao palco. Mas a data terá, também, como atrações Leander Sá, RRD Trio, Samuel & Natal e Terceira Dimensão. 

O último dia do evento, no Parque de Exposições Juca Vieira, terá Patrick Pass, as apresentações das Banda 2º Plano e Sorriso Lindo.

A promoção é da prefeitura que contratou as empresas TBS Produções e E3 Eventos para organizar a festa. O prefeito Tito Freitas explica que o objetivo da festa é valorizar a cultura e a tradição do município, bem como atrair turistas. 

A paçoca de pinhão, prato que dá nome à festa de Capão Alto, é um prato antigo. Historiadores relatam que o pinhão era muito consumido por indígenas que viviam na Serra Catarinense. 

Com o decorrer do tempo, passou a ser apreciado também pelos tropeiros que transportavam mercadorias entre a Serra e o Litoral ou gado entre o Rio Grande do Sul e São Paulo.

Não há registro de como ou quando o pinhão foi misturado a outras iguarias criando assim a paçoca de pinhão. Fato é que fazia muito sucesso nos acampamentos farroupilha.


Distrito foi criado em 1899

No início do século XVIII, a região de Capão Alto fazia parte dos campos de Lages, que, por sua vez, pertencia à Província de São Paulo.

A necessidade de se abrir caminhos para os campos do Rio Grande do Sul, tinha a finalidade de estabelecer o comércio entre os fazendeiros gaúchos e o restante do país, principalmente São Paulo e Minas Gerais.

A primeira denominação, Campos das Lagens, ocorreu por volta de 1727, quando Francisco de Souza Faria, por ordem do Governador de São Paulo, abriu a estrada dos conventos de Araranguá, encontrando na região enorme quantidade de gado que provavelmente pertencia aos padres espanhóis das missões.

A povoação da região de Capão Alto também se deu por bandeirantes paulistas, “gaúchos” e lagunenses. Pela Lei n° 54 de 07 de janeiro de 1899 criava-se o distrito de Capão Alto, época da chegada na região, das primeiras famílias de imigrantes italianos, vindos do Estado do Rio Grande do Sul.

Em 29 de setembro de 1994 emancipou-se de Lages tornando-se um município, através da Lei n° 9.697 (publicada em 30/09/1997). É sabido que muito antes disso, aqui viviam os nativos chamados de bugres.


Defesa Civil se mobiliza para enfrentar possíveis enchentes nos próximos dias Anterior

Defesa Civil se mobiliza para enfrentar possíveis enchentes nos próximos dias

Trinta empresas estão aptas para se instalar na nova Área Industrial Próximo

Trinta empresas estão aptas para se instalar na nova Área Industrial

Deixe seu comentário