<
logo RCN

Estudo indica viabilidade de cinco PCH`s no rio Pelotinhas

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA aprovou em dezembro de 2019, os estudos técnicos da empresa Terra Ambiental para construção de cinco Pequena Central Hidrelétrica - PCH, ao longo do rio Pelotinhas, considerado um dos principais afluente do rio Pelotas. Avaliação integrada de Bacia Hidrográfica foi concluída em abril desse ano.

O Termo de Referência para Elaboração da Avaliação Integrada da Bacia Hidrográfica - AIBH, abrangendo todo curso do Pelotinhas apontou a viabilidade de cinco aproveitamentos hidrelétricos. São eles: Raposo, Coxilha Rica, Rincão, Penteado que prevê a instalação de dois barramentos, um no Rio Penteado e outro no Rio Pelotinhas, e a PCH Santo Cristo.

O estudo indica haver um desnível de 256 metros entre o primeira e a última PCH, o que assegura a viabilidade dos empreendimentos. E permitiu avaliar os impactos positivos e negativos, bem como os efeitos cumulativos e sinérgicos que serão gerados pela implantação dos empreendimentos.

Caberá agora, ao IMA agendar a Audiência Pública prevista no Termo de Referência, assim como as reuniões técnicas e públicas para apresentação e discussão dos trabalhos elaborados nessa fase dos projetos. Para cada PCH foi contratada uma empresa para elaborar o estudo técnico.

Pelo que apontou o estudo, o rio Pelotinhas é junto com o rio Lava Tudo e o rio Vacas Gordas, um dos principais afluentes da margem direita do rio Pelotas. O documento teve o objetivo de atender o Termo de Referência da Bacia Hidrográfica do Pelotinhas, conforme portaria número 068 de 14 de maio de 2014, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina - Fatma e as diretrizes do Decreto Estadual número 365 de 10 de setembro de 2015.

Para cada PCH foi analisado o potencial energético. A unidade Raposo poderá gerar 6,9 MW de potência instalada. A PCH Coxilha Rica, 18,0 MW de potência instalada. Rincão com 12,0 MW de potência instalada. Santo Cristo, com potência instalada de 19,5 MW e a PCH Penteado que prevê a instalação de dois barramentos, um no Rio Penteado e outro no Rio Pelotinhas, com potência instalada de 22,2 MW.

Estudo completo aqui

PM atende à tentativa de arrombamento em caixa eletrônico Anterior

PM atende à tentativa de arrombamento em caixa eletrônico

Policia Ambiental prende homem por porte ilegal de arma de fogo Próximo

Policia Ambiental prende homem por porte ilegal de arma de fogo

Deixe seu comentário