logo RCN
Estiagem

Epagri diz que choveu metade do previsto para outubro em SC

  • No início deste ano São Joaquim já sofreu com a estiagem

    São Joaquim Online

Segundo relatório divulgado pela Epagri nesta semana, Santa Catarina registrou menos da metade da chuva esperada para os primeiros 19 dias de outubro. Em cinco das 10 regiões consideradas pela Epagri, a quantidade de chuva acumulada foi pelo menos 100 mm menor do que o esperado. Na Serra Catarinense a média é de 105mm, mas não chegou a 30mm.  

No início deste ano vários municípios da região sofreram com a estiagem. Em São Joaquim houve racionamento e a situação só foi contornada com a perfuração de poços artesianos, medida adotada em conjunto por vários municípios via Amures.

Agora, as piores situações estão nas regiões Oeste e Meio-Oeste, onde choveu menos de 15 mm no período. Já nas regiões litorâneas - onde a precipitação é menor nesta época do ano - a situação não foi tão crítica, mas os volumes de chuva ainda estão 65 mm abaixo do que era estimado.

Com as chuvas abaixo da média, o abastecimento de água fica comprometido. Atualmente, 21 estações hidrológicas estão em situação de emergência em Santa Catarina. Em Seara, já estão sendo utilizados caminhões pipa para garantir o transporte de água para consumo humano.

Além de afetar o abastecimento, a falta de chuvas também é uma preocupação para a agricultura. De acordo com boletim divulgado pela Epagri/Cepa em outubro, a estiagem tem atrasado o desenvolvimento de algumas lavouras como arroz, feijão e trigo, além de atrapalhar o cultivo de outras culturas, como milho e soja.

A previsão divulgada pela Epagri é que as chuvas permaneçam abaixo da média até dezembro na maior parte de Santa Catarina. Segundo a Empresa, isto deve acontecer por conta do fenômeno climático La Niña, que também deve ser responsável por concentrar a maior parte das chuvas no litoral e elevar a temperatura no período.

Fonte: Epagri

Precipitação nos primeiros 19 dias de outubro (variação com a média histórica)

Extremo Oeste: 28,8 mm (-147,4 mm);

Grande Florianópolis Litorânea: 55,7 mm (-67,6 mm);

Grande Florianópolis Serrana: 35,5 mm (-87,2 mm);

Litoral Norte: 57,1 mm (- 79,5 mm);

Litoral Sul: 52,4 mm (-68,9 mm);

Meio-Oeste: 12,6 mm (-141,6 mm);

Oeste: 13,5 mm (-156 mm);

Planalto Norte: 50,7 mm (-99,2 mm);

Serra Catarinense: 27,6 mm (-105 mm);

Vale do Itajaí: 24,8 mm (-110,3 mm).

Estiagem ameaça a agricultura serrana Anterior

Estiagem ameaça a agricultura serrana

Homem é condenado a 110 anos de reclusão por matar três pessoas da mesma família Próximo

Homem é condenado a 110 anos de reclusão por matar três pessoas da mesma família

Deixe seu comentário