<
logo RCN
Serra Catarinense

Bom Retiro completa 100 anos

  • Município se destaca pelo turismo de aventura

    Prefeitura de Bom Retiro

No final de semana, serão várias as atrações para comemorar a idade icônica de um século de emancipação política do município serrano de Bom Retiro. A programação prevê a realização de shows, trilhas, corrida rústica e corrida de motocross. A data marca ainda a retomada da Festa do Churrasco, que este ano será realizada em maio, mas também faz parte das celebrações do centenário.

Conhecido como o portal da Serra Catarinense para quem chega do litoral do Estado, Bom Retiro também tem sua economia alicerçada na agricultura. Produz hortaliças, grãos, maçã, mel e uva, dentre outros vegetais, mas ultimamente tem se destacado no turismo. São várias pousadas que exploram uma natureza deslumbrante, formada por vales, montanhas, cascatas e campos.  

As vinícolas também reforçam esse potencial colocando o município na rota do enoturismo, o turismo do vinho. A estratégia é alavancar a economia sem depredar o meio ambiente. A cada ano, cada vez mais Bom Retiro torna-se referência em eventos esportivos que envolvem a natureza, turismo de aventura e turismo de contemplação. 

 

Origens

Até 1787, quanto à Estrada dos Conventos, que Francisco de Souza Faria abriu, não existia outro meio de transporte senão esse, que ia do Litoral até a Serra Catarinense. Naquele ano, o governo que se instalou em Desterro deu incumbência para o Alferes Antonio José da Costa, da abertura da estrada que, tendo como ponto de partida a cidade de São José, juntamente à capital catarinense, teria como ponto de destino a cidade de Lages.

O complicado empreendimento somente se concluiu em 1790. Foram descobertos desse modo, os Campos de Bom Retiro, que deixaram maravilhados Antonio Marques Arzão, em companhia do Alferes Costa, cuja solução dada pelo militar era o requerimento de terras no lugar.

Porém, a empreitada de Antonio Marques Arzão, a primeira pessoa que colonizou o município, foi fracassada; dentre os motivos, a estrada citada foi abandonada imediatamente, meio de transporte do qual Arzão serviu como ajudante na sua construção, abandonando esses campos, com as comunicações completamente defeituosas. Somente depois de uma grande quantidade de anos é que a estrada se reabriria.

Ainda em 1890, os povos indígenas foram os senhores supremos que habitavam a região, sendo que neste ano, dois padres que os visitaram, tinham a pretensão de levar a catequese para os nativos, que, ao qual é mencionado não retornaram ao local, a beleza das montanhas campestres (mais de 1800 m de altitude) do chamado Campo dos Padres, que então se descobriram na Serra Geral.


Formação administrativa

De acordo com El-Khatib (1970, p. 21) a abertura de uma estrada e a catequese foram as razões pelas quais a região de Bom Retiro foi povoada com lentidão, o qual somente foi elevado à categoria de município por meio da Lei nº 1408, de 4 de outubro de 1922, sendo instalado em 14 de janeiro de 1923. Bom Retiro se desmembrou de Lages e Palhoça.

De acordo com a Lei Estadual nº 806, de 21 de dezembro de 1961, uma parte da extensão territorial de Bom Retiro foi perdida quando o governo estadual criou o município de Alfredo Wagner. 

Fonte: Wikipédia


MPSC instaura inquérito civil para apurar possível irregularidade no serviço de tratamento de água e esgoto Anterior

MPSC instaura inquérito civil para apurar possível irregularidade no serviço de tratamento de água e esgoto

Usina de asfalto deve iniciar produção em março Próximo

Usina de asfalto deve iniciar produção em março

Deixe seu comentário