<
logo RCN
Parceria Ambiental

Urupema faz festa em homenagem à padroeira

Acontece em Urupema, neste fim de semana, começando nesta sexta feira e se estendendo até domingo, as comemorações à padroeira do município, Santa Ana, com diversas atrações artísticas, culturais e gastronômicas. A festa é organizada por meio de casais festeiros e conselho comunitário.

 

SOBRE A FUNDAÇÃO

O povoado de Santana foi fundado em 25 de março de 1918, por Manoel Pereira de Medeiros. Em 1923, houve a criação do Distrito de Santana, pertencente a São Joaquim. Em 31 de março de 1938, elevou-se à categoria de Vila.

No ano de 1944, foram encontrados registros com o nome de Urupema, que significa uma espécie de peneira usada pelos índios. A emancipação administrativa do Município foi alcançada em 04 de janeiro de 1988 e sua instalação em 1º de junho de 1989.

OS FUNDADORES

No episódio da Fundação do povoado de Sant’Ana (hoje Urupema), seduzida pelo que afirmamos acima, veio a família “Pereira de Medeiros”, e aqui juntou-se a outras que estavam fixadas em São Joaquim, então pertencente a Lages.

Com o transcorrer do tempo, algumas famílias, como Pinto de Arruda, Machado, Souza, Ribeiro, Borges, Alves, Pagani e outras, foram ocupando o interior da região de São Joaquim, já transformado em município e Comarca.

A MUDANÇA DE NOME PARA URUPEMA

Segundo dados históricos do município, sobre a questão da mudança do nome de Sant’Ana para Urupema, não foi encontrado documento oficial que o determinasse.

Entretanto, presume-se que na época tenha havido uma determinação dos Correios e Telégrafos para mudança do nome, a fim de evitar a coincidência com uma localidade do Rio Grande do Sul.

Isto teria acontecido por um Decreto Lei promulgado em fins de 1943, para entrar em vigor em janeiro de 1944. Foram encontrados, a partir de 12 de janeiro de 1944, registros públicos com o nome de Urupema.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Urupema tem uma diversidade econômica bastante rica, com base no meio rural e na agricultura familiar produz maçã, batata, morangos, bovinocultura de corte e leite, produção de produtos orgânicos, silvicultura e truticultura. Mas uma nova atividade econômica tem chamado bastante atenção, quer seja a do turismo do frio, pelas suas baixas temperaturas, cascatas que congelam, a formação do sincelo e a precipitação de neve.

PROJETOS FUTUROS

Neste contexto, novos investidores têm buscado a região para investimentos em redes de hotéis, condomínios e locais para instalações do turismo de aventuras e parques temáticos. Urupema vive, portanto, um momento bastante favorável a seu crescimento econômico e social.

Vamos todos participar da Festa de Santa Ana em Urupema, de 26 a 28 de julho.

PARCERIA AMBIENTAL - VALORIZANDO A SERRA CATARINENSE


Idosos descobrem na atividade física uma nova forma de socializar Anterior

Idosos descobrem na atividade física uma nova forma de socializar

Mulher morre após ser arrastada por carro em São Joaquim Próximo

Mulher morre após ser arrastada por carro em São Joaquim

Deixe seu comentário