logo RCN
Móveis para vítimas do Rio Grande do Sul

Campanha começa em Otacílio Costa e se torna nacional

Marcenarias de vários estados brasileiros se unem para produzir móveis para vítimas das enchentes. Meta é chegar a mil unidades

Mais de 200 marcenarias de vários estados do Brasil se uniram com um objetivo: produzir móveis para famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A mobilização nacional é fruto da iniciativa do marceneiro otaciliense, Cleiton dos Santos Miranda, empresário da MW Móveis Planejados. 

Cleiton começou a campanha em Otacílio Costa, no início deste mês. Com frequência, ele cria conteúdos no Instagram e posta vídeos em suas redes sociais.

Aproveitando o engajamento e a solidariedade das pessoas, ele e sua esposa, Carol Martins, tiveram a ideia de produzir móveis estilo multiuso e doar para as vítimas das enchentes.

A campanha repercutiu e, atualmente, em Santa Catarina, existe um grupo no WhatsApp de 200 marcenarias que apoiam a campanha e contribuem na produção dos móveis. Empresas do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e do Rio Grande do Sul também abraçaram a ação.

Em Otacílio Costa, todas as marcenarias estão participando da campanha, MW Móveis Planejados, NS Móveis Neri, Inspirar Móveis, HJ Móveis Planejados, S&E Móveis Planejados Zezão, MF Móveis Planejados, França Móveis Planejados, Scavoni Móveis Planejados, Gabarito Móveis Planejados e Waltrick Distribuidora. Outra parceira foi a Sudati MDF, que doou uma carreta cheia de chapas de madeira.

A ideia é produzir móveis estilo multiuso: cozinha para pia de inox, balcão com armário aéreo, guarda-roupa multiuso e balcão de banheiro.

A meta é produzir mil peças e Cleiton acredita que já está chegando neste número. “Aqui, na nossa marcenaria, a gente não vai parar a produção. Mas a ideia é que cada marcenaria produza em torno de 5 balcões de pia ou armário multiuso. Têm marcenarias em Pouso Redondo que estão fazendo em torno de 30 balcões cada. As de Witmarsum também estão fazendo 40 balcões. Marcenarias em Joinville, Blumenau, Jaraguá,  Barra Velha e Piçarras, cada uma delas fez entre 5 e 10 balcões. Então, no final, vamos ultrapassar a nossa meta”, disse Cleiton.

Comunidade pode doar material

Não só as marcenarias podem ajudar. Pessoas físicas também, por meio de pix com qualquer valor, o que auxilia na compra dos materiais para a produção dos móveis. A chave pix é CPF 095.409.579-07 em nome de Bruno Renan Hoffmann.

Quem está auxiliando, também, são os caminhoneiros, na parte da logística. “Aqui em Santa Catarina, a Bauer Express vai ajudar a gente nessa parte. Também tem alguns caminhoneiros e transportadoras que se disponibilizaram em ajudar. Muitos estão entrando em contato e toda ajuda é bem-vinda, pois precisamos levar esses móveis para o estado vizinho”, disse Cleiton.

Atualmente, são doados móveis montados. Porém, se conseguirem mais doações, a ideia é comprar todo o material, cortar e levar desmontado.

“Assim cabe mais em uma carreta. Com o valor do pix, a gente vai tentar comprar tudo em material e levar para uma empresa maior em Caxias do Sul, cortar tudo e levar desmontado. Aí o pessoal de lá fica responsável pela montagem”, explicou Cleiton.

Móveis ficarão estocados no Rio Grande do Sul

O Rotary Club de Osório ficou responsável em entrar em contato com os outros Rotarys da cidade, para eles apurarem qual a quantidade que cada cidade afetada pela enchente vai precisar.

Também ficam responsáveis pela distribuição. O pessoal vai até Osório, busca, e leva pra sua cidade que necessita.

Intenção é fazer o bem

Cleiton disse que quando iniciou a campanha não tinha ideia da quantidade que iria produzir, nem à proporção que a campanha fosse chegar, pois a intenção era contribuir de alguma forma, sendo 100 ou mil balcões.

Para ele, o esforço seria válido igual, independentemente do número e fica feliz em ver a solidariedade dos empresários e pessoas que estão ajudando.

“Só agradecer a todos pela contribuição, pois a gente viu ali que criou forma, daí veio outras pessoas que são influenciadoras nessa parte de móveis, que fazem vídeos ali no Instagram. Elas começaram a entrar em contato, começaram a ajudar, o pessoal foi divulgando no Instagram. Então criou uma proporção bem grande e isso que é importante”.

Rodovia SC-114 recebe obra emergencial   Por Wagner Urbano Anterior

Rodovia SC-114 recebe obra emergencial Por Wagner Urbano

Start para a 34ª Festa Nacional do Pinhão Próximo

Start para a 34ª Festa Nacional do Pinhão

Deixe seu comentário