<
logo RCN
FECAM

Encontro de Mulheres Municipalistas reúne lideranças da Serra Catarinense

  • Onéris Lopes/Amures

Criado em 2017, com o objetivo de unir prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras e secretárias municipais na luta pela pauta municipalista e pela maior inserção das mulheres na política e no poder, o Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses reuniu, na manhã de quarta-feira (12), lideranças de toda Serra Catarinense.

O encontro na Uniplac foi aberto pela prefeita de Lages e vice-presidente da Fecam, Carmen Zanotto, que agradeceu a participação das mulheres e comparou o esforço da mulher na política, que muitas vezes é maior que dos homens e por isso, se exige muito mais delas.

Junto às autoridades, a prefeita de Major Vieira e secretária da Fecam, Aline Daiane Ruthes Iarenhuk da Silva, representou a presidente do Movimento Mulheres Municipalista em Santa Catarina, presidente Tânia Ziulkoski.

A vereadora de Cordilheira Alta, Ane Cristine Briancini, falou em nome da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) e a prefeita de Urupema e vice-presidente da Amures, Cristiane Muniz Pagani, se manifestou em nome das prefeitas e lideranças da Serra Catarinense.

A primeira mesa redonda do encontro teve como tema: “De Mulher para Mulher: A Força da Representatividade na Gestão Pública”.

“Dos 18 prefeitos eleitos e reeleitos da Serra Catarinense, seis são mulheres e esse foi um passo importante na construção de novos espaços às mulheres”, declarou Cristiane Pagani.

Em toda Santa Catarina hoje, apenas 39 mulheres são gestoras municipais e 42 vice-prefeitas. No Brasil, dos 5.570 municípios, apenas 734 são dirigidos por mulheres.

O Encontro do Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses, se estende até final da tarde e é promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam), em parceria com a Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures) e apoio do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O evento acontece com duas mesas redondas e duas palestras com personalidades femininas renomadas em seus segmentos de atuação.

Carmen Zanotto apresentou a palestra “Mulheres na Polícia”, traçando perfis estatísticos e históricos. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, apresentou a palestra “Da Urna ao Poder: A Força das Mulheres na Política”.

Outra mesa redonda foi sobre “Gestão com Propósito: O Papel das Prefeitas na Transformação dos Municípios Catarinenses”, com as prefeitas de Anitápolis, Solange Back, e de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha. As prefeitas de Correia Pinto, Lúcia Ortiz e de São José do Cerrito, Tainara Raitz, acompanharam o encontro em Lages.

O encerramento acontece com a palestra “Um Papo sobre Mulher, Política e Comunicação”, pela comentarista política do grupo SCC10 e SCC SBT, jornalista Soledad Urrutia.



Centenas de mulheres cerritenses recebem homenagem Anterior

Centenas de mulheres cerritenses recebem homenagem

Uveres se mobiliza para eleição dia 27 de março Próximo

Uveres se mobiliza para eleição dia 27 de março

Deixe seu comentário