logo RCN
Eleições 2020

Airton Amaral pretende criar praças e áreas de lazer em cada bairro

  • Airton é candidato pelo Podemos, à Prefeitura de Lages

    Assessoria Podemos Lages

O Folha da Serra irá publicar entrevistas com todos os candidatos a prefeito de Lages, seguindo a ordem alfabética definida pelo TSE.

 

Folha da Serra: Por que o senhor quer ser prefeito de Lages?

Airton Amaral: Sou Filho dessa terra, nascido no HTR e criado no Bairro Coral. Minha Família (Amaral, Oliveira, Sá, Borges, Floriani, Neves, dentre outras da qual tenho orgulho de ser descendente) tem fortes raízes na Serra Catarinense. Sou tetraneto do primeiro prefeito de São Joaquim e sobrinho-neto de Evaldo Amaral, que foi vereador e prefeito em Curitibanos, além de ser 3 vezes deputado estadual e 2 vezes deputado federal. O Ronaldo Cordeiro igualmente vem de família tradicional lageana (Cordeiro, Pereira, Paes, Muniz, Souza, dentre outras). Seu Pai, Germiniano Cordeiro, foi Vereador, sendo que na época, não havia remuneração. Sou advogado e empresário, comecei minha jornada de trabalho muito cedo, aos 7 anos já era entregador e vendedor de leite e aos 14 anos comecei a trabalhar "fora" na antiga Engrenaco. Aos 16 anos já era sócio do meu primo, Luis Alfredo, na Fhortec do Brasil Informática. Ao longo deste período, tive diversas experiências no setor da tecnologia, administração e gestão de negócios, e atuei nos setores de saúde privada (convênios de saúde e clínicas médicas, odontológicas, etc.). Meu vice é engenheiro civil e também empresário, com mais de 30 anos de experiência na construção civil e administração. Levaremos esta larga experiência do setor privado para o setor público. Acreditamos que Lages voltará a ser a grande potência que foi no século passado, onde era uma das, senão a principal, potência sócio econômica do sul do País. Lages ainda pode crescer muito mais. São inúmeras as oportunidades. Parafraseando o presidente Bolsonaro ao comparar o Brasil com Israel? "Olhe o que eles não tem e a potência que são. E olhe tudo o que temos e o que ainda não somos". Lages tem um enorme potencial industrial, no agronegócio, no setor turístico, etc. Precisamos melhorar a qualificação/formação do nosso povo a fim de disponibilizarmos profissionais treinados para as diversas empresas que querem ampliar seus negócios e para as empresas que poderão se instalar aqui. Nosso envolvimento com a política se deu a partir das manifestações em 2014, onde o povo insatisfeito com os rumos do nosso País, pelos inúmeros casos de corrupção, começou a bradar nas mídias sociais e tomar as ruas para protestar pacificamente. Assim, nos tornamos líderes de alguns movimentos em Lages. Em 2018, convidado a disputar às eleições, onde fui candidato à deputado federal no mesmo partido de Jair Bolsonaro, sendo seu único representante em toda a Serra, obtive 16.631 votos, ficando como suplente de deputado. Isso me possibilitou buscar recursos federais, através de emendas parlamentares para toda nossa região. Além disso, pude indicar as pessoas que compuseram o Governo do Estado aqui na região, sendo que todos foram escolhidos através da sua capacidade técnica e não por alinhamentos políticos.

O senhor conhece a real situação da Prefeitura de Lages?

Conhecemos os aspectos gerais através das informações disponibilizadas através do Portal da Transparência. Obviamente, se tivermos êxito nas eleições, nossa equipe de administração e planejamento fará um levantamento geral de todas as informações (ainda durante a transição de governo) para nos aprofundarmos sobre a situação de toda a estrutura do Município. Vemos isso como perfeitamente normal, pois nosso grupo tem experiência em gestão de empresas no setor privado, onde tais rotinas administrativas fazem parte do cotidiano, inclusive onde a troca de comando/diretores é algo comum.

Qual será a sua prioridade de trabalho, caso seja eleito?

Sem descuidar das pautas principais que envolvem saúde, educação e segurança, teremos uma atenção especial na área de desenvolvimento econômico sustentável, pois temos absoluta convicção de que para termos progresso, precisamos melhorar e muito na geração de emprego e renda para nossa população.

A saúde é um dos setores de maior demanda nos municípios. O que o senhor pretende fazer para ampliar e melhorar o atendimento à população de Lages?

A saúde tem uma demanda constante e crescente. Iremos melhorar e ampliar o atendimento na saúde básica através das Unidades de Saúde nos bairros e a oferta de serviços de profissionais especialistas na Unidade Central de Atendimento. Também precisamos melhorar muito a qualidade vida dos nossos munícipes, focando em ações de promoção de saúde, além do tratamento de doenças, ou seja, prevenir é muito melhor do que remediar. Pretendemos criar os "Centros de Integração" nos bairros (ou a cada conjunto de bairros, dependendo do tamanho/extensão e população) que concentrarão diversas atividades para crianças, jovens, adultos e idosos. Serão atividades de promoção de saúde, lazer, cultura, educação e esportes.

O turismo tem se mostrado um setor muito importante para o desenvolvimento das cidades. Lages ainda tem poucas ações nesse sentido. O senhor tem planos para incrementar o turismo na cidade?

Consideramos o turismo algo tão importante quanto a indústria e o agronegócio, pois economicamente se equiparam na geração de divisas para os cofres públicos. Somos ricos em belezas naturais e isso precisa ser amplamente divulgado e explorado. Além disso, precisamos criar novos atrativos turísticos com equipamentos de turismo modernos, tais como monumentos, novas praças, parques temáticos, complexos turísticos, etc. O poder público municipal tem que ser um indutor de negócios de turismo, atraindo investidores do setor privado para desenvolverem suas atividades aqui. Lembrando que toda a região deve ser valorizada e contemplada num projeto maior, e será Lages quem irá ajudar na alavancagem destes novos negócios.

Muitas obras têm sido feitas no Centro da cidade. Mas há reivindicações para muitas melhorias nos bairros. O senhor tem algum projeto nesse sentido?

Sim. Além das obras necessárias de infraestrutura, mobilidade urbana, melhoria na iluminação (que além da economia com a troca de lâmpadas quentes por lâmpadas de led, ajuda diretamente no combate ao vandalismo, assaltos, etc.), pretendemos que cada bairro tenha sua própria praça com áreas de lazer, esportes, cultura, etc., de forma que o cidadão não precise se deslocar para poder usufruir de tal estrutura. Inclusive, na área de esportes e da cultura pretendemos criar competições entre os bairros em várias modalidades esportivas e através de festivais culturais, tais como jogos de tabuleiro, quadras, artes marciais (capoeira, jiu jitsu, karatê, judô, etc.); e concursos de danças, interpretação, teatro, música, composições, canto, etc., com a finalidade de oferecer mais qualidade de vida ao cidadão e despertar novos talentos através do esporte e da cultura. Acesse nossas mídias sociais para conhecer um pouco mais da nossa história e nossas propostas. www.airtonamaral.com.br @airtonamaralbrasil .

Alesc aumentou produção legislativa em 2020 Anterior

Alesc aumentou produção legislativa em 2020

Sessão para votação do 2º pedido de impeachment de Carlos Moisés está suspensa Próximo

Sessão para votação do 2º pedido de impeachment de Carlos Moisés está suspensa

Deixe seu comentário