logo RCN
Comarca de Lages

Vara da Infância e Juventude orienta e fiscaliza bares e casas noturnas

  • Divulgação/Pixabay

Em rondas periódicas, a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Lages tem visitado bares e casas noturnas em um trabalho de orientação e fiscalização para prevenir ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente. As atividades foram retomadas em maio de 2022, no pós-pandemia, e são desenvolvidas por uma oficial da infância com apoio das polícias Civil e Militar.

Na fase de orientação, a equipe verificou se os estabelecimentos cumpriam as normas de prevenção previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Na oportunidade, também receberam uma cópia da portaria expedida pelo juiz Ricardo Alexandre Fiúza, titular da Vara da Infância e Juventude, que trata do acesso e permanência de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis legais em bares, casas noturnas, estádios, ginásios, bailes e festas, entre outros, onde haja venda, fornecimento ou consumo de bebidas alcoólicas.

O magistrado diz que os proprietários dos estabelecimentos foram instruídos sobre as normas. “Todos receberam a devida advertência sobre as consequências do descumprimento, assim como a instauração de procedimento apropriado se verificada eventual infração administrativa ou penal.”

Em Lages, a equipe já está na segunda etapa, que é a de fiscalização. A oficial da infância Ana Emília dos Santos Melchiors foi designada pelo juízo para coordenar as rondas. Ela diz que o trabalho de orientação surtiu efeitos positivos, pois não foram verificadas irregularidades depois das primeiras visitas. “Acredito que o pessoal compreendeu e está se adequando, pois não tivemos autuações. Agora, todos sabem as regras e não podem se eximir da responsabilidade em cumpri-las.”

As rondas também ocorrerão em São José do Cerrito, Painel e Bocaina do Sul, municípios que integram a comarca de Lages. Nesses locais, a servidora será acompanhada pelos Conselhos Tutelares de cada cidade e, possivelmente, pelas forças de segurança. “Acho importante esse trabalho conjunto porque impõe a presença do Estado, e a sociedade se conscientiza sobre a necessidade de proteger e garantir que os direitos das crianças e adolescentes não sejam violados”, conclui.


6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realiza solenidade de formatura de promoção de praças Anterior

6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realiza solenidade de formatura de promoção de praças

Mulher morre carbonizada em incêndio no Santa Maria Próximo

Mulher morre carbonizada em incêndio no Santa Maria

Deixe seu comentário