<
logo RCN

Saúde de Lages promove Dia D de vacinação contra a Febre Amarela

  • Greick Pacheco

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde promove neste sábado (10 de abril), o dia D de vacinação contra a Febre Amarela. Para atender a população, a Central de Vacinas e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Popular, Centenário, Santa Helena, São Pedro, Coral, Conta Dinheiro, São Cristóvão, Guarujá, Pró-Morar, Tributo, Santa Catarina e Santa Mônica, estarão abertas, das 8h às 17h, exclusivamente para imunização.

Todas as pessoas acima dos 9 meses de idade devem ser vacinadas contra a Febre Amarela. Desde 2018, Santa Catarina é área com recomendação de vacina. A contraindicação é para quem tenha alergia ao ovo. Pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos, pacientes em tratamento oncológico, portadores de doenças autoimunes, portadores de HIV, gestantes, mulheres amamentando e crianças menores de 9 meses, deverão apresentar solicitação médica para receber a imunização.

A vacina é considerada a melhor forma de prevenção da doença e deve ser feita uma vez. "A vacina contra Febre Amarela está disponível durante todo o ano. Nosso objetivo com o dia D é oportunizar um horário diferenciado para que as pessoas possam procurar pela imunização" explica a Coordenadora de Imunização Franciele Sydne Cesar Hoffer Costa.

Nesta semana a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) confirmou a primeira morte por febre amarela em Santa Catarina deste ano. O homem, de 34 anos, morava em Águas Mornas e não constava com registro da imunização no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

As pessoas que receberam recentemente a vacina contra a Covid-19 e que ainda não foram imunizadas para a Febre Amarela devem estar atentas ao intervalo mínimo entre as doses. "A recomendação do Ministério da Saúde é que o paciente observe o período mínimo de 14 dias, após a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, para, a partir daí, buscar pela imunização contra a Febre Amarela", destaca a Gerente da Vigilância Epidemiológica Michelli Palma.

Os principais sintomas da doença são: início abrupto de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza e cansaço, dor abdominal e icterícia (pele amarelada).

Empresas se unem para doar 3,4 milhões de medicamentos para intubação Anterior

Empresas se unem para doar 3,4 milhões de medicamentos para intubação

Lages retoma vacinação do público com 66 anos e programa imunização das pessoas com 65 anos Próximo

Lages retoma vacinação do público com 66 anos e programa imunização das pessoas com 65 anos

Deixe seu comentário