<
logo RCN

Sábado foi o primeiro dia de vacinação para gestantes, puérperas e lactantes

  • Fom Conradi / PML

Após o recebimento de mais 2536 doses na última sexta-feira (18), a vacinação pode ser retomada normalmente neste sábado (19) em Lages. Além dos grupos já elencados para vacinação e pessoas com idade com 48 anos ou mais, desde às 8h, um novo público pode ser imunizado. Gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto) e lactantes sem comorbidades podem estar indo até às 17h receber a 1° dose do imunizante.

Segundo a médica e gestante Fernanda Neckel Goulart, que recebeu sua primeira dose neste sábado a expectativa para vacinar era grande. "A minha expectativa era muito grande, mesmo afastada do trabalho o medo ainda existia, e agora que foi liberada a vacinação para gestantes sem comorbidades, me sinto muito feliz". 

Como médica, ela orienta sobre a vacinação em gestantes, puérperas e lactantes: "Recomendo que venham vacinar, pois somente assim podemos ver as coisas melhorarem e, ainda, poderemos ter bebês nascendo imunizados como já aconteceu. Já as puérperas e lactantes, a vacinação é importante também para protegerem seus filhos". Finaliza a médica.

Como consta na nota, "as gestantes e puérperas devem comprovar a sua condição por meio de relatório médico, carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal, declaração de nascimento da criança ou certidão de nascimento, além do relatório médico ou prescrição indicando a vacina Covid-19".

Ainda segundo a nota, "conforme recomendação da bula dos fabricantes, as vacinas Covid-19 não devem ser usadas por mulheres que estejam amamentando, sem orientação médica".

As lactantes deverão comprovar a sua condição mediante apresentação de prescrição ou declaração médica, e prescrição indicando a vacina Covid-19, além de documento de identidade com foto e/ou cartão SUS e deverá atender aos seguintes critérios e datas, de acordo com a determinação da Nota Técnica da DIVE:


1. Lactantes que amamentam crianças com até 6 meses de idade: poderão ser vacinadas a partir de hoje, 19 de junho; 

2. Lactantes que amamentam crianças entre 6 meses a < de 1 ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 26 de junho; 

3. Lactantes que amamentam crianças entre 1 ano a < de 2 ano de idade: poderão ser vacinadas a partir de 03 de julho; 

4. Lactantes que amamentam crianças maiores de 2 anos de idade: poderão ser vacinadas a partir de 10 de julho.


SC acelera primeira aplicação, mas dose de reforço empaca Anterior

SC acelera primeira aplicação, mas dose de reforço empaca

Santa Catarina tem 15 regiões em risco gravíssimo para Covid Próximo

Santa Catarina tem 15 regiões em risco gravíssimo para Covid

Deixe seu comentário