<
logo RCN
Abril Azul

Mês de conscientização pela inclusão de portadores do Transtorno do Espectro do Autismo

  • Gustavo Cezar Waltrick/PML

O mês de abril é marcado por ações de conscientização pela inclusão social das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA, que é um distúrbio do neurodesenvolvimento e causa prejuízos às habilidades de comunicação, comportamento e interação social. Segundo dados do Canal Autismo (https://www.canalautismo.com.br), há aproximadamente 2 milhões de pessoas com TEA em nosso país e estima-se que no mundo 1% da população seja autista. O direito de inclusão das crianças e jovens com autismo se constituiu por meio de lutas por mais visibilidade dessas pessoas.

O Sistema Municipal da Educação de Lages possui o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que tem como objetivo atender e acompanhar as crianças e estudantes público alvo da Educação Especial. O AEE oferece atendimento individualizado no contraturno nas salas de recursos multifuncionais disponíveis em 17 polos, organizados nas unidades de ensino municipais. E também, o acompanhamento a essas crianças e estudantes nas atividades pedagógicas nos espaços educativos, bem como, orientação aos professores regentes e de apoio à inclusão.

Em 2021, a Educação Especial atende cerca de 358 crianças e estudantes matriculadas nas unidades de ensino do município de Lages. Dessas, aproximadamente 164 são diagnosticadas com TEA. Assim, a garantia da inclusão também acontece por meio da promoção de uma comunicação eficaz e acolhedora entre professores, crianças e estudantes. Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Educação de Lages realizou a distribuição de máscaras especiais que permitem maior interação em sala, com o intuito de garantir o processo de ensino e aprendizagem.

O processo de inclusão das crianças e estudantes da Educação Especial é um compromisso assumido pela Prefeitura de Lages por meio da Secretaria Municipal da Educação visando oportunizar espaços acolhedores e profissionais capacitados para o atendimento. Neste contexto, todas as crianças e estudantes têm a oportunidade de conviver com as diferenças, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva a qual respeita os indivíduos em suas singularidade

 

UPA 24 Horas está equipada com usina de oxigênio automatizada Anterior

UPA 24 Horas está equipada com usina de oxigênio automatizada

Saúde abre edital para cadastramento de voluntários para atendimentos da Covid-19 Próximo

Saúde abre edital para cadastramento de voluntários para atendimentos da Covid-19

Deixe seu comentário