<
logo RCN
Ciatox

Serviço que atende vítimas de animais peçonhentos é pouco conhecido pela população

Atendimento é gratuito, funciona 24 horas por dia, e orienta sobre casos de contaminação, mordidas e picadas de animais peçonhentos

Implantado há praticamente 40 anos, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) ainda é pouco conhecido da população em geral.

Em 2023, dos mais de 26 mil atendimentos, a maior parte foi solicitada por profissionais da área da saúde (89,1%), principalmente médicos (83,1%) provenientes de Hospitais (54,7%), Unidades de Pronto Atendimento (25,4%) e Unidades Básicas de Saúde (8,9%).

Ligações telefônicas das residências responderam por 7,8% dos casos. São casos que merecem atenção, alguns podem causar a morte. 

O CIATox/SC mantém um serviço de plantão 24 horas onde presta informações específicas em caráter de urgência em casos de intoxicação (exemplo: exposição à medicamentos, agrotóxicos, produtos de limpeza, produto de higiene, drogas, etc.) ou acidentes com animais peçonhentos (serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas, água-viva, etc.). O serviço é ofertado aos  profissionais da saúde e à população em geral, através de ligação gratuita pelo telefone 0800 643 5252.

Possui uma equipe multidisciplinar de profissionais (médicos, farmacêuticos, enfermeiros, bióloga, professores e técnicos administrativos) e de estudantes (medicina, farmácia, biologia, design e ciência da computação).

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) é uma unidade pública de referência no Estado na área de Toxicologia Clínica, com atendimento em regime de plantão permanente, por meio telefônico e/ou presencial, nas intoxicações e envenenamentos.

O serviço pertence à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e mantém um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O centro fica localizado junto ao Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC-EBSERH) e está subordinado à Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Como funciona

Em caso de ser picado/mordido por um animal,  Santa Catarina tem o serviço do Ciatox.. você liga no 0800, eles te passam um telefone de WhatsApp e por lá você manda fotos das lesões e, se tiver, do animal e recebe orientações de médicos, biólogos, vários profissionais. Caso precisem, encaminham para o serviço de saúde de referência já com identificação do que fazer.

O telefone é  0800 643 5252 

O que faz

Ajuda a identificar animais peçonhentos;

Ajuda a identificar plantas tóxicas;

Informa locais para obtenção de antídotos e soros antiveneno;

Orienta sobre primeiros socorros;

Histórico

Desde que iniciou suas atividades, em 1984 (há mais de 39 anos), o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) realizou 347.686 atendimentos de suporte ao diagnóstico e tratamento de intoxicações.

No ano de 2023 foram realizados 26.146 atendimentos, dos quais 25.567 (97,8%) foram casos de exposição humana, 137 (0,5%) casos de exposição animal e 442 (1,7%) solicitações de informação, sem a existência de vítima exposta. Houve um aumento de 26% em relação aos atendimentos do ano de 2022. 

Além do atendimento, foram realizados 23.063 acompanhamentos de casos até o seu encerramento. Como atividades de educação e ensino, além das participações em congressos e palestras, o CIATox/SC ofereceu estágios para acadêmicos das Residências Multiprofissional e de Urgência e Emergência e, na Graduação, para os Cursos de Medicina, Farmácia, Biologia e Design. 

Principais causas (2023)

Medicamentos (31,3%)

Animais Peçonhentos/Venenosos (22,7%)

Os meses quentes são os de maior ocorrência de atendimentos, principalmente em decorrência do aumento do número de casos de animais peçonhentos.

Com informações de ciatox.sc.gov.br

Brasil instala Centro de Operações de Emergência em Saúde Anterior

Brasil instala Centro de Operações de Emergência em Saúde

Acordo que viabiliza exames de DNA gratuitos para pessoas carentes é prorrogado em SC Próximo

Acordo que viabiliza exames de DNA gratuitos para pessoas carentes é prorrogado em SC

Deixe seu comentário