<
logo RCN
Cultivando Atitudes

Promotor de Justiça conversa com estudantes de Lages sobre ações que fazem a diferença

O Promotor de Justiça do MPSC Felipe Luz entregou kits do programa, com mochila ecológica, marca-páginas, folders explicativos e estojo, além de um lápis com uma semente e frases voltada à cidadania, como "Bullyng não é brincadeira", "violência e eu, nada a ver", "eu não compro produto pirata", "por um meio ambiente inteiro" e "a mudança do mundo passa por mim"

Na manhã desta terça-feira (27/8), estudantes do quinto ano da Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior, em Lages, assistiram a uma palestra do Cultivando Atitudes e se comprometeram a praticar as frases impressas no lápis do kit do programa. "Bullying não é brincadeira", alertou o Luís Eduardo. "Violência e eu, nada a ver", garantiu o Cauã. "Eu não compro produto pirata", afirmou a Ludmila. "Por um meio ambiente inteiro", defendeu a Luíza. "A mudança do mundo passa por mim", disse a Valentina.

O lápis também tem uma semente para ser plantada pelos estudantes. "Para que ela possa germinar e se tornar uma árvore forte e saudável, é preciso muito cuidado, dedicação e perseverança", explicou o Promotor de Justiça Felipe Luz, que proferiu a palestra como parte das metas do curso de vitaliciamento. O kit entregue por ele contém, ainda, uma mochila ecológica, um estojo, um marca-páginas e folders com mensagens de ética e cidadania.

"Explicamos aos estudantes o papel do Ministério Público e buscamos transmitir a eles ideias boas, fortalecendo os conceitos de solidariedade e vivência em comunidade. O objetivo é que todos passem isso adiante, cultivando atitudes positivas, como o próprio nome do programa sugere, pois gestos simples podem fazer muita diferença na construção de uma sociedade mais justa", diz o Promotor de Justiça.

Ele também falou sobre a importância de respeitar as filas, cuidar dos animais, pedir desculpas e evitar conflitos, e concluiu a palestra pedindo a ajuda de todos para a construção de uma comunidade na qual os direitos possam ser mais respeitados: "Vamos plantar essas sementes por onde quer que estejamos e ver florescer uma sociedade muito mais feliz".

A professora Ana Paula Schoenardie aprovou a interação entre o Ministério Público e os alunos. "Esse conhecimento sobre princípios, valores e outros temas precisam ser fortalecidos com frequência entre as crianças. A palestra culmina com aquilo que ensinamos na sala de aula, como a cultura da paz e o bom convívio escolar", afirmou.

Como participar

As escolas interessadas em receber o programa devem entram em contato com as Promotorias de Justiça locais e agendar um dia e horário. O Cultivando Atitudes é organizado pelo Grupo de Valorização à Cidadania e à Ética (GVEC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O objetivo é promover a interação entre a instituição e os estudantes com debates sobre assuntos do cotidiano, como o respeito às leis e o combate aos crimes. O programa foi criado em 2018 e já alcançou cerca de 24 mil alunos catarinenses.

Sobre o GVEC

O GVEC promove a educação e a conscientização acerca de valores e temas relevantes ao convívio social, além de melhorar a compreensão das pessoas em relação à atuação do MPSC. Neste ano, o grupo retomou o programa Cultivando Atitudes e a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", modernizando os cases ao momento atual e fortalecendo o trabalho de difusão aos públicos de interesse. 

Mulher é presa por filmar abuso da filha pelo padrasto em operação da Polícia Civil Anterior

Mulher é presa por filmar abuso da filha pelo padrasto em operação da Polícia Civil

Prorrogado acordo com Judiciário que oferece exames gratuitos de DNA Próximo

Prorrogado acordo com Judiciário que oferece exames gratuitos de DNA

Deixe seu comentário