logo RCN

Previsão é de baixas temperaturas na Páscoa

As chuvas dos últimos dias devem dar lugar a um clima mais seco e frio no fim de semana. Essa é a tendência, inclusive, para a segunda quinzena de abril até o início do mês de maio. Não está descartada a possibilidade de gear nos municípios mais altos da Serra Catarinense. A previsão é do engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho do Prado, em seu canal do Youtube.

Coutinho explica que o clima dos últimos dias foi influenciado por uma frente fria, que apesar do nome, provoca chuvas. Esse fenômeno será substituído por uma massa de ar frio, vinda da Argentina, que fará as temperaturas baixarem em todo o estado de Santa Catarina e também no Paraná e no sul de São Paulo.

As temperaturas de outono, segundo Coutinho, devem ficar abaixo da média histórica e pode gear no feriado em municípios como São Joaquim, Urupema, Bom jardim da Serra, Painel e Urubici, os mais altos da região.


Calor e Frio

O clima do mês de maio deve oscilar entre períodos de frio e outros de calor. Não está descartada a possibilidade de um veranico, período de calor intenso em pleno outono. "Estamos sob a influência da La Niña que tem essa característica. É bom para o turismo e também para o comércio que pode se preparar para vender roupas quentes e, em maio, até roupas mais leves," avalia Coutinho.


La Niña

Segundo informações do Canal Rural, de acordo com as últimas atualizações da Administração Americana de Oceanos e Atmosfera (NOAA), o La Niña, que duraria até o outono, agora pode se estender até o inverno de 2022. Segundo a previsão do tempo, com essa "esticada" do fenômeno, diminui a chance de chuva regular no Centro-Sul do Brasil entre o fim do outono e meados da primavera.

A atualização dos modelos do NOAA foi feita no dia 10 de março de 2022 e indicou que o oceano Pacífico equatorial continua mais frio que o normal e que a atmosfera responde como La Niña. A novidade está no Pacífico mais profundo.

Segundo o Agroclima, uma área de água quente, que poderia decretar o término do fenômeno, se desfez nas últimas semanas e, agora, a perspectiva é de que o oceano superficial permaneça frio por mais tempo. A chance de manutenção do fenômeno La Niña para o inverno brasileiro aumentou para 53%.

Foto: Serra Turismo 6

Crédito: Onéris Lopes / Divulgação

Legenda: Pode gear no feriado de Páscoa em algumas regiões da Serra


Feira de Negócios terá TXM Summit com programação especial e prêmio em desafio Anterior

Feira de Negócios terá TXM Summit com programação especial e prêmio em desafio

Fiéis poderão subir no Morro da Cruz nesta Sexta-feira Santa Próximo

Fiéis poderão subir no Morro da Cruz nesta Sexta-feira Santa

Deixe seu comentário