<
logo RCN
Método Lages de Compostagem

Oficina capacita servidores da Secretaria da Agricultura e Pesca

O dia ensolarado desta quinta-feira (18) foi ideal para a difusão dos conhecimentos na oficina orientadora e de motivação para o desenvolvimento do Método Lages de Compostagem a partir do Projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ), destinado a colaboradores da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca, com noções teóricas e práticas repassadas no pátio da própria Secretaria, no bairro Universitário. A prefeitura de Lages, através da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, e convênio com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conta com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (FSA CEF) e do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA)/Ministério do Meio Ambiente, para atender escolas e comunidade com a oferta de informações, estimulando-os para a compostagem das sobras orgânicas das cozinhas. São mais de 80 instituições compromissadas em fazer compostagem em seus espaços com os intuitos do reaproveitamento consciente e de desviar estes resíduos do aterro sanitário.

A Secretaria da Agricultura e Pesca realiza o cultivo de sementes no Horto Municipal do bairro Guarujá para entregar mudas à comunidade e instituições que fazem compostagem. "A partir da oficina desta quinta-feira seus colaboradores terão domínio do Método Lages de Compostagem e poderão multiplicar esta tecnologia para mais lageanos, bem como, irão compostar no canteiro em frente da sua sede de forma a ter hortaliças mais saudáveis e um espaço modelo para a clientela e população", comemora a diretora de Meio Ambiente, Silvia de Oliveira. A compostagem deverá ser intensificada nas hortas urbanas do Projeto Colheita Feliz, criado pela Secretaria da Agricultura e Pesca, além das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e ervas medicinais, pois a integração destes projetos irá intensificar o interesse e a participação do cidadão lageano, conforme salienta Silvia de Oliveira em sua análise.

A iniciativa e mobilização Projeto Lixo Orgânico Zero recebeu dois prêmios nacionais promovidos pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB): Em 2019, na categoria Conscientização e Educação, e em 2020, na categoria Compostagem. O Método Lages de Compostagem foi destacado em artigo na Revista americana BioCycle em outubro de 2020. O Projeto Lixo Orgânico Zero já ultrapassou fronteiras internacionais, elevando o nome de Lages e de seus cidadãos, profissionais e demais pessoas, "que fazem a diferença com boas atitudes, se envolvem e querem fazer parte da solução dos problemas", como aponta a diretora.

Em função da pandemia da Covid-19 (novo coronavírus) houve e suspensão das atividades escolares e agora com o retorno das atividades os trabalhos serão retomados mediante adequações em acordo às medidas de segurança sanitárias indispensáveis à atuação dos bolsistas do CAV/Udesc, que estão em fase de seleção para o trabalho neste ano.

Reitor da Uniplac participa de reunião na Casa D'Agronômica Anterior

Reitor da Uniplac participa de reunião na Casa D'Agronômica

Cerca de 15 mil alunos voltaram às aulas do sistema municipal nesta quinta-feira Próximo

Cerca de 15 mil alunos voltaram às aulas do sistema municipal nesta quinta-feira

Deixe seu comentário