<
logo RCN

Horto é revitalizado para fomentar a educação ambiental

  • Horto das Flores/Divulgação

Unidade produz 170 mil mudas de flores e árvores por ano e passa por estruturação para receber visitantes

A função principal do Horto Municipal das Flores, em Lages, é produzir mudas utilizadas na arborização da cidade. Eventualmente, o local recebe visitas, principalmente de alunos.

Além de conhecer o espaço, eles são orientados sobre como ocorre a produção. Há alguns dias, os funcionários municipais que atuam na unidade iniciaram um processo de revitalização com o objetivo de ampliar o fluxo de visitas, fomentando a educação ambiental. 

A maioria dos materiais utilizados provém de reaproveitamento. A estratégia é tornar o local mais agradável, criando-se ambientes exploráveis e aconchegantes, como foi o caso do barracão, onde a reforma já foi concluída.

“Queremos propiciar aos visitantes a experiência de conhecer o local e ver nosso trabalho. Até então as visitas eram focadas na produção, hoje possuímos mais uma visão de educação ambiental”, observa o responsável pelo Horto Municipal das Flores, engenheiro agrônomo Vitor Birck.

“Buscamos um espaço mais confortável, seja para os visitantes, seja para os funcionários, pois o local de trabalho é onde passamos boa parte do nosso dia,” conclui. 


Árvores nativas são prioridade

Uma pequena mata localizada nos fundos do terreno do horto era de difícil acesso e passou por limpeza. A limpeza constituiu-se basicamente no corte de duas espécies de árvores, o ligustro (Ligustrum lucidum) e a uva japão (Hovenia dulcis).

As duas são consideradas invasoras pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA/SC), visto a sua alta capacidade de alastramento, prejudicando o desenvolvimento da vegetação nativa. 

A vegetação ocupava mais da metade do espaço, o que atrapalhava o desenvolvimento das espécies nativas. Após o corte, percebe-se a existência de mudas nativas que estão em processo de crescimento, mas com dificuldade por conta da presença das espécies invasoras.

Este era um local não utilizado, então houve o adensamento excessivo de plantas em razão das espécies invasoras que acabavam por suprimir o desenvolvimento das espécies nativas.

Com a retirada das invasoras, espera-se que as nativas possam melhorar a sua conformação de copada, propiciando a produção de flores e frutos.

“Nosso objetivo é a identificação de todas as espécies presentes e a colocação de uma plaquinha com seu nome, para que nas visitas sejam mostradas as diferentes espécies, uma forma de coleção de árvores. Como o bosque não é tão adensado, a visualização completa da árvore é facilitada, para se perceber as suas características”, explica Vitor Birck.


Novas estruturas

Com a limpeza identificou-se a presença de araçá, pitangueira, guabiroba, araucária, bambu, aroeira, araticum, sete capotes, escova de garrafa, Bougainville, tarumã, cerejeira do rio grande, cerejeira japonesa, ipê amarelo, açoita cavalo, ameixa, caqui, carvalho, mamica de porca, goiaba serrana, entre diversas outras.

Está em construção uma área coberta com tela de proteção (sombrite) para o armazenamento de mudas de árvores. Há projetos para construção de mais uma estufa para as flores, assim como a construção de um novo barracão.

Outro objetivo da revitalização é o embelezamento. Atualmente, há a presença de algumas flores, como a bougainville, cana da Índia, íris, trevos, cravo do mato. Orquídeas serão fixadas nas árvores e em troncos espalhados pelo local, formando um orquidário na mata.


Agendamento de visitas

As visitações acontecem por agendamento. A solicitação pode ser diretamente ao Horto das Flores, seja por ofício ou por telefone.

Funcionamento é diário, inclusive fins de semana e feriados. Aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30 às 17h30.

Contatos: (49) 3019-7472 - Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente - 2545 (ramal Horto Municipal das Flores) /e-mail: meioambiente@lages.sc.gov.br.

Produção anual de 170 mil mudas e 80 espécies de plantas


Bazar arrecada R$ 40 mil para a Casa Colibri Anterior

Bazar arrecada R$ 40 mil para a Casa Colibri

Neste dia 22, Lages comemora 257 anos de história Próximo

Neste dia 22, Lages comemora 257 anos de história

Deixe seu comentário