Motonáutica arrasta multidão para o lago da Marina em Abdon Batista |
-
Projeto Maker, utilizado nas Escolas Sesi, a exemplo desta de Florianópolis, contribuiu para o bom desempenho dos alunos
Fiesc / Divulgação
Desde 2017, as escolas do Sesi de Santa Catarina participam do Concurso Canguru de Matemática Brasil, competição organizada pela Association Kangourou Sans Frontières, da França. Este ano, o desempenho dos alunos superou as expectativas. No final de março, 3.311 alunos de 17 escolas da rede SESI realizaram a prova. Destes, 400 alunos foram premiados, sendo três alunos com medalhas de ouro, 29 com prata, 36 bronze e 332 alunos com honra ao mérito. Destes, 14 estudantes são da Escola S de Lages.
Participaram da competição alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. "Mesmo sendo uma competição em nível nacional e em tempos de pandemia, nossos alunos mostraram que são capazes de mobilizar conhecimentos matemáticos e resolver problemáticas com situações complexas e lógicas, mesmo nas adversidades. Este resultado é o reconhecimento pela dedicação e estudo dos alunos.", destaca o diretor de Educação e Tecnologia, Fabrizio Machado Pereira.
O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano de 75 países. A iniciativa tem como foco ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica, favorecer o estudo de maneira interessante, aproximando os alunos do universo da Matemática, e estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática.
Para o especialista em Educação, Nicélio Gesser, a prova contou com diversas questões desafiadoras e os alunos têm contato com uma matemática que nem sempre é vista de modo curricular. "As questões são mais complexas e que, além dos conhecimentos matemáticos, exigem muito raciocínio lógico. Além disso, muitos estudantes são motivados pela competição, pela medalha que é um reconhecimento de todo seu esforço dentro da área de Matemática. Consequentemente, no currículo, acaba sendo um diferencial você ser um medalhista em uma competição e abre novas possibilidades para o futuro", explica.
?Sobre a premiação
As medalhas entregues para os melhores desempenhos dos estudantes na olimpíada significam:
-Medalha de ouro: estudante que está entre os 1% mais bem colocados do país;
-Medalha de prata: estudante que está entre os 2% mais bem colocados do país;
-Medalha de bronze: estudante que está entre os 3% mais bem colocados do país;
-Medalha do Mérito: estudante que está entre os 4% mais bem colocados do país.
Alunos de Lages receberam medalha de mérito
João Gabriel Siemion
Vinicius Rosa Canani Delfes
Matheus Felipe De Lima Fávero
Yuri Postai Tasior
Maria Vitória Kruchinschi Gomes
Caetano Bieberbach Vieira
Pedro Henrique Xavier
Matheus Jeremias Branco
Davi Anselmo Machry
Leticia Cabral Pereira
Samuel Rodrigues De Oliveira
Livia Granemann De Oliveira
Ketlin Pereira Freitag
Luisa Carbonera Antunes
Deixe seu comentário