<
logo RCN

Ampliação do Presídio Masculino de Lages está em discussão

  • Greik Pacheco/PML

O prefeito  de Lages, Antonio Ceron, recebeu em seu gabinete o secretário de Estado da Administração Prisional e Sócio Educativa, Leandro Lima, e o diretor do Presídio Masculino de Lages, Márcio de Oliveira. O encontro, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (26 de fevereiro), teve como objetivo discutir sobre a necessidade de ampliação do presídio. Também teve participação na discussão o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Lages, Afrânio Tadeu Ramos Camargo.

O que está preocupando as autoridades da área da segurança em Lages é a superlotação em ambos os presídios, tanto no Regional, localizado no bairro São Cristóvão, quanto no Presídio Masculino, no bairro Santa Clara, onde estão sendo abrigados praticamente o dobro da população carcerária que teriam capacidade.

A proposta é primeiramente ampliar o Presídio Masculino em um terreno anexo à instituição, o que seria negociado através do Município. O prefeito Antonio Ceron se mostrou favorável a ideia e novos encontros serão marcados para aprofundar o assunto.

Este presídio recebe presos de toda a região serrana. "Lages está crescendo e cada vez mais se faz necessário reforçar a segurança, mas para isso precisa ter espaço nos presídios", salienta doutor Afrânio.

O local que teria capacidade para abrigar 344 presos, conta atualmente com 543, ou seja, um número muito superior ao permitido. "A situação está caótica, as pessoas dormem no chão. Com a superlotação nunca existirá uma reeducação, pois vira bagunça e se torna perigoso até mesmo para os agentes penitenciários e para a sociedade como um todo", afirma.

A ideia é que juntamente da ampliação, futuramente também possa ser implantada uma indústria para que os presos possam ter força de trabalho. "Não é porque são presos que nós temos que massacrá-los. Todos precisam cumprir sua pena com dignidade", defende Afrânio.

Período de 110 horas de lockdown abrange cemitérios municipais Anterior

Período de 110 horas de lockdown abrange cemitérios municipais

Força de Segurança vai agir com rigor na fiscalização Próximo

Força de Segurança vai agir com rigor na fiscalização

Deixe seu comentário