<
logo RCN

Ação conjunta apura ocupação irregular em área de risco no Morro do Posto

Intervenção integrada busca prevenir riscos e garantir segurança para moradores e preservação ambiental no bairro

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, por intermédio de sua equipe de Fiscalização, promoveu, nesta quinta-feira (17), uma ação conjunta para apurar possível ocupação irregular em área de risco no bairro Morro do Posto. A verificação ocorreu na rua Honorato Pereira, em uma área classificada como “verde” e suscetível a riscos geológicos.

A atividade contou com o apoio técnico e operacional da Secretaria do Planejamento Urbano, Secretaria da Assistência Social e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

O objetivo foi averiguar a existência de moradias irregulares e o acúmulo de resíduos, como entulhos e lixo, em local público e de fragilidade ambiental.

De acordo com as equipes envolvidas, a presença de edificações improvisadas em encostas e áreas públicas pode representar sérios riscos à integridade física das famílias e ao meio urbano.

A atuação em conjunto esteve baseada na complexidade do caso, que envolve aspectos legais relacionados ao uso e ocupação do solo, além da segurança estrutural e da situação de vulnerabilidade social dos moradores.

A abordagem foi realizada de maneira coordenada e respeitosa, observando-se todos os trâmites legais, e priorizou o atendimento humanizado às famílias identificadas.

A Defesa Civil está elaborando um laudo técnico sobre o grau de risco da área, enquanto a Secretaria da Assistência Social realiza o levantamento social das pessoas envolvidas, visando futuros encaminhamentos a programas de proteção e acesso à moradia.

“A atuação conjunta entre diferentes secretarias municipais é fundamental para que possamos enfrentar situações como esta com responsabilidade e sensibilidade social. A fiscalização não tem apenas um caráter punitivo, mas também preventivo e de orientação”, pontua o secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini.

A Prefeitura de Lages reitera que "está vigilante quanto à ocupação desordenada de áreas públicas e recorda sua preocupação com a segurança da população e a preservação do meio ambiente. Cenários como este são tratados com responsabilidade, para os quais buscam-se soluções legais, equilibradas e humanas".

Fotos: Divulgação


Ação conjunta apura ocupação irregular em área de risco no Morro do Posto Anterior

Ação conjunta apura ocupação irregular em área de risco no Morro do Posto

Projeto “Mobilidade para Todos” reforça inclusão e leva mais autonomia a alunos da Apae Próximo

Projeto “Mobilidade para Todos” reforça inclusão e leva mais autonomia a alunos da Apae

Deixe seu comentário