<
logo RCN
Desenvolvimento regional

Profissionais do CREA-SC impulsionam inovação na Serra

Iniciativas do Conselho fortalecem a capacitação técnica e a representatividade regional

Com uma economia diversificada que abrange desde a agropecuária até a indústria florestal e de energia, a região de Lages, em Santa Catarina, mostra a relevância dos profissionais e empresas vinculados ao CREA-SC para o desenvolvimento econômico local.

A Inspetoria Regional do CREA-SC, sob a direção do engenheiro civil Diogo Felipe Steinheuser, tem desempenhado um papel significativo na valorização dos profissionais e da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Atuação técnica e econômica
A regional de Lages conta com 1.636 profissionais registrados e 481 empresas atuando em diversas áreas, como Engenharia Civil, Elétrica, Industrial, Agronomia e Florestal.

Com 12.895 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) registradas em 2024 a regional demonstra sua abrangência e o impacto dos profissionais na infraestrutura e desenvolvimento da região. A Inspetoria Regional tem priorizado a valorização dos profissionais por meio de eventos técnicos e de capacitação.

“Promovemos seminários de infraestrutura, fóruns sobre drenagem urbana e cursos em diferentes áreas, além de garantir acesso gratuito às normas da ABNT”, destaca Steinheuser. Essas ações, viabilizadas pelos editais de patrocínio do CREA-SC, foram fundamentais para fortalecer o conhecimento técnico e preparar os profissionais para o mercado atual.

Inovação e parcerias institucionais
O programa Acelera CREA, citado pelo diretor como "um grande acerto para pequenos empresários", é uma das inovações que têm gerado feedbacks positivos.

Além disso, a digitalização dos serviços e a oferta de recursos como normas técnicas gratuitas têm facilitado o acesso à informação e impulsionado o desenvolvimento das competências locais. Aproximar-se da administração pública e de órgãos estratégicos tem sido outra prioridade da regional.

"Planejamos visitas às prefeituras e reuniões com prefeitos e secretários de obras, como forma de estreitar os laços entre o CREA e as administrações públicas", afirma Steinheuser.

Ele destaca a participação já confirmada da prefeita de Lages na primeira reunião de 2025 como uma conquista significativa.

Desenvolvimento regional
Segundo o diretor, a participação dos profissionais e empresas do Sistema Confea/Crea é evidente para o fortalecimento da infraestrutura local, suporte à indústria e promoção de soluções inovadoras seja na construção civil, na agronomia, meio ambiente, entre outras áreas.

“Os profissionais desempenham papel estratégico na segurança, eficiência e qualidade das obras e projetos desenvolvidos na região, contribuindo diretamente para o crescimento econômico de Lages e municípios vizinhos”.


Independência financeira e empregabilidade feminina são discutidas com Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher Anterior

Independência financeira e empregabilidade feminina são discutidas com Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher

A partir de segunda-feira (3), haverá restrição de parar ou estacionar no final da Rua Frei Gabriel Próximo

A partir de segunda-feira (3), haverá restrição de parar ou estacionar no final da Rua Frei Gabriel

Deixe seu comentário