Administração pontua as 30 ações concretas mais essenciais neste início de trabalho
Primeiros 30 dias de um total de 1.460. Miscelânea de distintos episódios, desde o conhecimento do funcionamento da máquina pública municipal, atendimento emergencial depois de intempéries meteorológicas, proatividade em serviços de limpeza e manutenção e constância na escuta das queixas da população
Semanalmente, a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Lages produz uma matéria jornalística realçando as ações de proeminência do Poder Executivo Municipal.
No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a administração pública atual, liderada pela prefeita Carmen Zanotto, ao lado do vice-prefeito Jair Júnior, alcança seu primeiro mês de atuação.
“Em um mês realizamos reuniões para tratar inúmeros assuntos, desde finanças; infraestrutura; mobilidade urbana; assistência social; os rumos na saúde; preparo na educação ao início do ano letivo dos mais de 14,7 mil estudantes da rede de ensino; limpeza geral de espaços públicos; operação tapa-buracos urgente em vias de asfalto; obras estruturais; desenvolvimento de negócios empresariais; reforma do Memorial Nereu Ramos e a retomada do Carnaval. Tomamos medidas imediatas frente a situações em que se exigiu sensibilidade e agilidade nas decisões, como no temporal de granizo do dia 31 de dezembro de 2024, sem que ainda houvéssemos tomado posse oficialmente. A população pôde contar conosco desde o primeiro minuto do dia 1º de janeiro. E desta maneira trabalharemos por toda a gestão, com maturidade e responsabilidade fiscal e social. Um novo mês irá iniciar e nosso colegiado está pronto para atender a comunidade com profissionalismo e dinamismo diariamente”, adianta a prefeita Carmen Zanotto.
30 dias - 30 ações mais relevantes
1. Prefeitura atende mais de 800 famílias após temporal de granizo e vendaval na noite de Réveillon
Na véspera do dia 1º de janeiro de 2025, Réveillon de 2024 para o próximo ano, moradores de bairros e loteamentos da região alta do perímetro urbano de Lages se depararam com uma situação grave no fim da tarde, enquanto cuidava-se dos preparativos para as festividades da “Virada”. Um temporal com chuva de granizo acompanhado de vendaval atingiu Lages e provocou danificações nas estruturas de cobertura (telhado) de residências e estabelecimentos comerciais.
O temporal do dia 31 de dezembro de 2024 provocou danos em coberturas superiores a oito centenas de residências no perímetro urbano e área rural do município - 867. O último relatório da Defesa Civil aponta 3.400 pessoas diretamente atingidas em 19 bairros e no Distrito Índios. A maior intensidade, na parte alta da cidade, incluindo os bairros Área Industrial, Bom Jesus, Boqueirão, Caroba, Cidade Alta, Santa Cândida, Santa Mônica, Vista Alegre e Vila Maria.
A prefeitura agiu prontamente, providenciou o Decreto de Situação de Emergência e entregou, via Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), 20 mil telhas de fibrocimento às famílias, itens custeados pelo Governo do Estado - Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil.
Liberação de FGTS às famílias prejudicadas pela instabilidade do tempo
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Caixa Econômica Federal (CEF) e prefeitura de Lages se reuniram e, por parte da prefeita Carmen Zanotto, houve a solicitação da liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade, em razão das fortes chuvas do último dia de 2024, com a ocorrência de granizo e vendaval em Lages, consequentemente, danos em coberturas superiores a oito centenas de residências no perímetro urbano e área rural do município - 867. A prefeitura entregou 20 mil telhas de fibrocimento às famílias, itens custeados pelo Governo do Estado - Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil.
O Decreto de Situação de Emergência possibilitou o encaminhamento da liberação do benefício aos cidadãos empregados ou não, possuidores de saldo em conta vinculada ao FGTS e previamente cadastrados pela Defesa Civil para o recebimento de telhas de fibrocimento.
O valor máximo de saque será de R$ 6.220 por pessoa e a liberação do recurso será, exclusivamente, via aplicativo FGTS da Caixa Econômica. Inicialmente as pessoas cadastradas pela Defesa Civil após a chuva é que terão direito a este saque. Pessoas que moram nas áreas afetadas, mas que não contataram a Defesa Civil, também podem entrar em contato para a liberação do benefício.
2. Cidade começa a ficar mais limpa, organizada e harmonizada
Já de início, uma reivindicação latente da população de Lages foi imediatamente atendida pela prefeitura. A limpeza da cidade, incluindo a lavação de superfícies de calçadas públicas, parques, praças e outras estruturas físicas, como o Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. Simultaneamente, a prefeitura executa, ainda pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, a limpeza permanente de áreas públicas externas de uso coletivo, ao ar livre, situadas em bairros e loteamentos. Serviços de roçada, poda de árvores, pintura de meios-fios e postes e limpeza das margens das vias.
3. Reorganização da coleta de resíduos e consciência ambiental
A reorganização da coleta de resíduos recicláveis e não recicláveis e bens inservíveis está, aos poucos, em restabelecimento. Vale ressaltar que materiais orgânicos podem ser utilizados como adubo e compostagem em hortas e jardins; materiais eletrônicos enviados à empresa especializado pelo reaproveitamentos de peças, e entulhos de construção civil, conduzidos à empresa responsável por esta modalidade de descarte.
4. Mutirões de limpeza aos sábados
Em uma ampla programação de serviços, a prefeitura pratica limpeza e roçada, poda de árvores, recolhimento de entulhos, pintura de postes e meios-fios e doação de mudas de hortaliças e ervas medicinais aos moradores nas operações especiais em bairros aos fins de semana (sábado). Penha e São Miguel e os pontos de cartão-postal e turístico Praça dos Bandeirantes, Praça da Bandeira, Praça da Igreja São Judas Tadeu, Praça no bairro Santa Helena, Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini e avenida Dom Pedro II, já receberam a força-tarefa. Esta ação envolve as secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Obras e de Águas e Saneamento (Semasa), e profissionais de empresas terceirizadas prestadoras de serviços.
5. Revitalização de condições de acessos viários à cidade
A prefeitura promoveu a revitalização dos quatro principais acessos ao município - Norte (BR-116), Sul (BR-116), Leste (BR-282) e Oeste (BR-116) - em um trabalho coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Serviços de roçada, poda de árvores, pintura de meios-fios e postes e limpeza das margens das vias. Entre os acessos atendidos estão a avenida Juscelino Kubitschek (Acesso Norte), rua Bruno Luersen (Acesso Leste), avenida Santa Catarina (Acesso Sul) e rua João Pedro Arruda (Acesso Oeste). Aliás, ruas paralelas e complementares receberam melhorias.
6. Operação tapa-buracos em vias de asfalto
Com atuação ostensiva da Secretaria de Obras, a prefeitura iniciou a operação tapa-buracos e reperfilamento total de trechos de vias, por intermédio da parceria entre a prefeitura e a usina de pavimentação asfáltica do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama). Esta, uma demanda considerada extremamente urgente por parte da comunidade, entre moradores e empresários. O material utilizado para recuperar a via compreende a massa asfáltica, ou seja, Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ). Os trabalhos de reperfilamento da pavimentação da rua Bruno Luersen foram os iniciais, com recuperação asfáltica da via entre as ruas Dom Antídio José Vargas e João Paulo I.
7. Bairros com ruas de chão batido em manutenção
A trafegabilidade de veículos sobre a malha viária urbana de Lages recebe incremento em sua qualidade. Operários e maquinário da Secretaria Municipal de Obras estão direcionados a uma força-tarefa com a finalidade de recuperação estrutural de vias públicas de chão batido (terra)/não pavimentadas de bairros situados em diversificadas regiões territoriais da cidade.
No conjunto de tarefas constam serviços de revestimento primário com utilização de material pétreo (pedra); drenagem pluvial superficial (escoamento das águas das chuvas), e nivelamento de ruas, com restabelecimento do trânsito de veículos. Os bairros Penha, Habitação e Várzea já foram agraciados.
Ao atender a população residente em bairros e loteamentos com vias de chão batido (terra), a prefeitura executa os serviços de cascalhamento e compactação/nivelamento de material e desobstrução de canaletas em laterais, devolvendo a trafegabilidade satisfatória aos motoristas de veículos, ao solucionar problemas e transtornos causados pelo surgimento de desníveis, ondulações e fissuras profundas em decorrência do acúmulo e movimentação de lama em dias de chuva.
8. Conservação de estradas em territórios rurais
Com o propósito de atribuir trafegabilidade satisfatória na malha viária em boas condições para veículos de passeio, utilitários, pesados e extra pesados, em favor de moradores e estudantes; dos negócios de agricultores, pecuaristas, piscicultores e granjeiros, e do desenvolvimento econômico com o escoamento da produção de leite e derivados, hortaliças, ovos e de pescados, um conjunto de serviços pertinentes à manutenção das estradas rurais de terra localizadas em território lageano está em execução por parte da prefeitura, especificamente pela Secretaria da Agricultura e Pesca.
As atividades são cascalhamento, patrolamento e limpeza em geral, como desobstrução de bueiros, que são dispositivos para drenagem pluvial (águas das chuvas) e evitam a formação de poças d’água e desníveis sobre a via, causadores de atrasos nas passagens pelos percursos e danos e prejuízos aos veículos. Entrada do Campo, Lambedor, Macacos, Três Árvores e Gramados (todas estas comunidades pertencem ao Distrito Índios) vêm recepcionando as equipes de trabalho.
9. Compromissos de recuperar pontes em localidades rurais
Logisticamente, estar isolado não é, nem de longe, admissível nos dias de hoje. Para esta finalidade de suprir as necessidades da população de áreas rurais de Lages, a prefeitura cuida, periodicamente, das estradas rurais e de pontes sobre rios e riachos que cortam o município e servem de objetos limítrofes entre solos lageanos e cidades vizinhas.Ao exemplificar, a equipe de manutenção da Secretaria da Agricultura e Pesca concentrou-se na localidade Santa Catarina das Pedras Brancas, para recuperação de uma ponte relacionada à estrada geral, na altura da propriedade do senhor Célio Macedo. Substituição das vigas de sustentação da estrutura. Garantia de segurança dos moradores, transporte escolar, escoamento da produção madeireira e da agricultura familiar e silvicultura (ciência de estudo das maneiras naturais e artificiais de restaurar e melhorar o povoamento de árvores nas florestas).
10. Complexo Ponte Grande e revitalização da avenida Belizário RamosA prefeitura, por parte da Secretaria de Obras, está conduzindo as obras e projetos de duas grandes obras estruturantes para a mobilidade urbana de Lages: Finalização das obras do Complexo Ponte Grande - esgotamento sanitário e pavimentação/urbanização até o final do ano de 2025 - e processo de contratação e início das obras de revitalização da avenida Belizário Ramos (Carahá) até junho deste ano.
11. Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais limpas e organizadas a receberem os pacientes
Serviços de limpeza, higienização, manutenção, pintura de paredes, restauro de pisos e equipamentos, roçada e recolhimento de lixo das áreas externas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em diversos bairros e loteamentos da cidade. Exemplificação: São Pedro, Petrópolis, Santa Helena, Várzea e Popular. Tudo isto para garantir um acesso mais digno aos pacientes, sejam eles, mães com bebês de colo, crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos ou gestantes.
12. Unidades de ensino recebem serviços de limpeza
Em Lages, na integralidade, são 118 unidades de ensino, contabilizadas na divisão entre 75 Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims), 32 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e 11 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).
Mediante dados de janeiro de 2025, apurados pela Secretaria da Educação, estão matriculados para o ano corrente, as seguintes estatísticas: 4.482 crianças para período integral em Ceims, 2.471 crianças para período parcial em Ceims, 7.750 estudantes ao ensino fundamental (1º ao 9º ano) e ensino médio 54 estudantes à Emeb Itinerante Maria Alice Wolff de Souza. Portanto, são 14.757 no total, paralelos a 1.616 professores.
As aulas no Sistema Público Municipal de Ensino de Lages irão iniciar em 6 de fevereiro e é indiscutível a necessidade de as estruturas dos prédios das instituições estarem em plenas condições de receber as crianças e estudantes da rede pública municipal. Para tal, a Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, realizou roçadas de vegetação alta e cortes de grama e reparos emergenciais, em Ceims, Emebs e Emefs. A roçada foi roteirizada para ser realizada em todas as unidades de ensino das áreas urbana (vários bairros e loteamentos) e rural (localidades do interior, a exemplo do Distrito Índios).
13. Secretaria da Saúde lança edital para contratação de profissionais médicos na intenção de descomprimir alta demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
O lançamento do Edital de Chamada Pública nº: 002/2025 para contratação de profissionais médicos foi recentemente decidido pela Secretaria da Saúde. A iniciativa tem por objeto a seleção e contratação de pessoa física, pessoa jurídica, cooperativa médica ou entidades de filantropia para a prestação de serviços médicos em clínica geral. Os profissionais interessados deverão disponibilizar um mínimo de 80 consultas/mês e um máximo de 320 consultas/mês.Com a contratação de mais profissionais será possível ampliar a oferta de consultas à população. Uma estratégia para desafogar a demanda das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
14. Lages mais bem iluminada e mais segura noturna
A adesão, pela prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, ao Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), gerou a substituição de 1.045 luminárias antigas por lâmpadas de LED (Light-Emitting Diode - Diodo Emissor de Luz) em vários pontos da cidade.
A substituição gradativa dos equipamentos foi retomada, começando pelo loteamento Araucária, Sul de Lages. Com um investimento superior a R$ 1,6 milhão, o projeto visa transformar a iluminação pública de Lages, atribuindo redução de custos, maior segurança à noite e preservação ambiental.
Lages segue ativa neste processo de modernização da iluminação pública, nos parâmetros da tecnologia, inovação, alta durabilidade do sistema, economia de recursos financeiros públicos e segurança às pessoas - trânsito e veículos e pedestres em travessia referente ao local de trabalho, estudos, atividade física, lazer ou eventos.
15. Zerada fila de projetos pendentes
A Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana zerou o número de projetos em fila para aprovação. No início de janeiro existiam 142 projetos pendentes, aguardando algum tipo de encaminhamento. Apenas não foram solucionados projetos nos quais existem pendências por parte dos requerentes. A digitalização dos processos da Secretaria está nos planos da administração.
16. Educação comprometida - Organização de professores e estagiários das unidades de ensino para a chegada do público - Chamada Pública e Chamadas do Processo Seletivo à contratação temporária de professoresA Secretaria da Educação realizou a 1ª Chamada Pública para Professores - vagas remanescentes com a justificativa do esgotamento das listas de professores classificados no Processo Seletivo nº: 03/2023 em alguns componentes curriculares, e excedência de vagas abertas. Serão contratados professores temporários para as disciplinas de Educação no Campo, Apoio à Inclusão e Libras, Arte, Ensino Religioso e Literatura e Produção Textual.
Realizou, também, a 3ª Chamada do Processo Seletivo Edital nº: 003/2023 à contratação de professores em caráter temporário ao ano letivo de 2025.
17. Acionamento de estagiários às unidades de ensinoAinda na área educacional, a Secretaria da Educação abriu cadastro para contratação de estagiários para os Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims), em tempo hábil para não haver risco de falta de profissionais no começo do ano letivo. Estagiários com idade a partir de 16 anos de idade completos e cursantes do ensino médio, magistério ou graduação em pedagogia.
Contratação por intermédio das agências de integração de estágio, mediante a disponibilidade de vagas. Os profissionais contratados atuarão nos Ceims como auxiliares de sala, com jornada de trabalho de quatro horas diárias.
18. Lages terá um Balcão Virtual do Procon
O Programa de Defesa do Consumidor do Município (Procon) apresentou à Ordem dos Advogados do Brasil/SC (OAB) de Lages, o programa Balcão Virtual do Procon. Pioneiro na região serrana para o segmento voltado à defesa dos consumidores, o programa segue os moldes do Balcão Virtual do Judiciário catarinense e será o elo ao atendimento entre advogados, processos e Procon, como forma de agilizar, de maneira online, as demandas do setor.
19. Secretaria de Políticas para a Mulher busca referência em BlumenauEquipe da Secretaria de Políticas para a Mulher, esteve em Blumenau para conhecer o funcionamento do Abrigo Casa Eliza, serviço que funciona desde 2004 no município e é referência no acolhimento de mulheres e seus filhos em situação de violência doméstica e intrafamiliar.
O abrigo leva o nome Casa Eliza em homenagem a uma vítima de feminicídio, e é dedicado ao serviço de acolhimento desempenhado pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Blumenau. Atende cerca de 100 mulheres por ano, a maioria acompanhada dos filhos.
O serviço protege a integridade física e psicológica dos acolhidos, e oportuniza-lhes condições ao desenvolvimento de sua autonomia pessoal e social e incentivo à valorização da autoestima.
20. Pedra se solta de torre da Catedral Diocesana e prefeitura entra em defesa da segurança das pessoas
A soltura de uma pedra ornamental de uma das duas torres no alto da Catedral Diocesana, no Centro, assustou e aguçou a curiosidade da população. Na queda, os fragmentos atingiram a calçada e a rua Frei Gabriel. Não houve vítimas e nem danos materiais a terceiros. A prefeitura interveio no incidente, pelos trabalhos da Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana, Defesa Civil e Diretoria de Trânsito (Diretran), interditando o local ao fluxo de pessoas e veículos, e resguardar o local, objeto de vistoria da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
21. Alerta constante aos Microempreendedores Individuais (MEIs)
A Sala do Empreendedor, um dos serviços de ponta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, está constantemente prudente a ações que possuam o intuito de atrapalhar e prejudicar os empresários e investidores de Lages, gerando-lhes prejuízos financeiros. Possíveis tentativas de golpes por intermédio da emissão de guias falsos são detectados por cidadãos, entrando em contato com a Sala do Empreendedor, órgão de prestação de serviços públicos oficiais e de orientação e esclarecimento de informações.
22. Agricultura e Pesca de mãos dadas com o produtor rural
Manter as obrigações administrativas e fiscais em dia no decorrer do ano de 2025 representa e caracteriza um dos compromissos de empreendedores da perspectiva rural com visão ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.
No município de Lages, a Secretaria da Agricultura e Pesca não tira seus olhos de atenção ao produtor rural da agricultura e pecuária. Atualmente, sua ótica está voltada à renovação do Bloco de Notas de Produtor Rural. Os produtores rurais têm até o dia 31 de março para encaminhar as notas fiscais físicas do Bloco de Notas Fiscais de Produtor Rural à Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca com a finalidade de prestação de contas à administração tributária. Este giro de nota, de compra e venda originada na propriedade.
23. Projeto Cultivar - Plante, Colha e Alimente estreia sua primeira edição em 2025
A primeira edição de 2025 do Projeto Cultivar - Plante, Colha e Alimente, idealizado e exercitado pela Secretaria da Agricultura e Pesca, chegou com tudo. Disponibilidade de 1.690 mudas e unidades de verduras, temperos verdes e chás e mais 50 quilos de tomates de consumo à comunidade, gratuitamente, por mobilização na sede da pasta municipal, localizada no bairro Universitário. As plantas são cultivadas no Horto Municipal do Bairro Guarujá, mantido pela prefeitura. Conforme planejamento, a periodicidade da entrega de mudas dever ser semanalmente.
24. Modificações estratégicas nos Centros de Acolhimento da população em situação de rua
Na lista de preocupações do Poder Executivo está em fortalecer as políticas públicas de auxílio à recuperação e reintegração de pessoas em situação de rua na sociedade. Prefeitura e forças de segurança devem estar unidas na busca de soluções.
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, visitou, em caráter técnico, o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), localizado no bairro Copacabana; o Acolhimento POP, bairro Universitário, e o Serviço de Acolhimento Noturno (Albergue POP), instalado no bairro Centenário, unidades responsáveis pelo atendimento à população em situação de rua.
O Centro POP e o Acolhimento POP são espaços que garantem o acolhimento e promovem os devidos encaminhamentos para programas de reintegração social. Já o Acolhimento Noturno (Albergue POP) que até então está destinado ao pernoite e alimentação das pessoas em situação de rua, passará por uma reformulação. Por determinação da prefeita, o local terá uma nova tipificação e atenderá as pessoas em situação de rua que estejam dispostas a aderir ao tratamento e se enquadrar nas regras do espaço. Outra medida avaliada é a possível mudança do Centro POP, que atualmente está localizado na rua São Joaquim, bairro Copacabana, para outro ponto de Lages.
25. Banco de Alimentos e Cozinha Comunitária Rolde Romeu Rosar sob supervisão do Poder Executivo
A prefeita Carmen Zanotto tem, entre outros compromissos, um espaço reservado em sua agenda administrativa para visitas e conhecimento mais aprofundado de estruturas, programas e projetos municipais. O Banco de Alimentos, no bairro Conta Dinheiro, e a Cozinha Comunitária Rolde Romeu Rosar, localizada no bairro Guarujá, foram alguns destes lugares, de atendimento ao público sob o ângulo da garantia da qualidade alimentar e nutricional. A Secretaria da Assistência Social - Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional - responsável pela garantia do acesso à alimentação adequada e saudável.
Banco de Alimentos
Busca a diminuição do desperdício de alimentos na cadeia produtiva e redução da fome, como uma ponte entre o excedente da produção rural e a mesa de quem precisa. Todos os alimentos recebidos são entregues para os serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica (Centros de Referência de Assistência Social - Cras’s), Proteção Social Especial de Média Complexidade (Centros de Referência Especializados de Assistência Social - Creas’s e Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua - Centro POP), Proteção Social Especial de Alta Complexidade (Acolhimento POP e Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes Saicas), e Segurança Alimentar e Nutricional (Cozinha Comunitária), totalizando 17 equipamentos. Realiza entrega para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e a 52 Associações de Moradores.
Junto ao Banco de Alimentos funciona também uma padaria, equipamento inserido na Segurança Alimentar que produz pães e lanches aos Serviços da Secretaria de Assistência Social e OSCs, com uma produção mensal de aproximadamente dez mil pães.
Cozinha Comunitária
Destinada ao preparo de refeições saudáveis e variadas, distribuídas gratuitamente à população em situação de vulnerabilidade social, com direito humano à alimentação adequada. Com a oferta de cerca de 250 refeições diárias entre almoço e sopa, a Cozinha Comunitária atende prioritariamente pessoas em situação de insegurança alimentar. Produção diária de 60 a 90 marmitas encaminhadas aos beneficiários do Centro POP, na rua São Joaquim.
26. Igreja Adventista do Sétimo Dia promove série de serviços à comunidade e prefeitura apoia mobilização
Adolescentes e jovens integrantes do Projeto Missão Calebe - Minhas Férias no Topo, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, promoveram um conjunto de serviços no bairro Santa Helena - limpeza da estrutura física pública da Associação de Moradores e da principal avenida da região - Caldas Júnior; limpeza, organização de materiais, pintura e corte de grama no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Sempre Viva (rua Edmundo Soldatelli); doação de livros; asseio da praça anexa à quadra poliesportiva e recreativa da Caldas Júnior (bairro Santa Helena/Conte); entrega de alimentos; visitação de pessoas em tratamento em leitos de hospital com cânticos e leituras da Bíblia; palestras noturnas sobre saúde e famílias; série de estudos bíblicos; serenata; Feira de Saúde; Varal Solidário, e Escola Cristã de Férias para as crianças.
O mutirão envolve participantes atuantes da Igreja Adventista dos bairros Várzea e Penha e do loteamento Araucária, incluindo um grupo de jovens de Rio Rufino. A prefeita Carmen Zanotto acompanhou parte da programação e elogiou a proatividade do Grupo.
27. Casa do Papai Noel vira presente para família do bairro Guarujá
A casa do Papai Noel, instalada no Calçadão da Praça João Costa ao longo do Natal Felicidade, onde o “Bom Velhinho” recebia as crianças para conversar, ler “cartinhas” e posar para fotos, foi transformada em uma casa popular e atender uma família do bairro Guarujá que perdeu a moradia por conta de um incêndio.
28. Parque Natural terá novidades
O Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto (Parnamul), unidade de conservação criada em 1997 com o objetivo de proteger e preservar a fauna e a flora da região da Serra Catarinense. Com uma área de 234 hectares, o acesso ao Parque, localizado na Rua Carlos de Mesquita, bairro São Paulo, está liberado para visitas, seguindo regras para garantir a preservação do local.
Para o Parque planeja-se implantar iniciativas, como o retorno do Projeto Guarda Mirim e o monitoramento da fauna silvestre, bem como outras, em estudo.
29. Mercado Público como reduto a lageanos, visitantes e turistas
A atual administração está procurando atrair ainda mais públicos ao Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini. Um ambiente acolhedor que oferece produtos da agricultura familiar; produtos serranos, como pinhão, queijos artesanais, salames e vinhos, e artigos artesanais funcionais e de decoração do lar, e que pode ser uma excelente opção de entretenimento todas as semanas, de quinta-feira a domingo, com apresentações musicais/shows em estilos ecléticos - POP, rock, reggae, Música Popular Brasileira (MPB), sertanejo e gaúcho. O espaço pode servir para outros eventos de culturais, a exemplo de exposições.
30. Vai ter festa, sim! A volta do Carnaval em Lages
Após aproximadamente duas décadas sem programação de Carnaval em Lages com a presença de escolas de samba, mas com desfiles de blocos de rua no bairro Universitário anualmente, o evento propriamente dito será retomado neste ano de 2025. Embora o feriado nacional de Carnaval seja em março, os desfiles das escolas de samba e blocos serão realizados nos dias 21 e 22 de fevereiro (sexta e sábado) no município de Lages, na rua Archilau Batista do Amaral, ao lado da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)/Estação Cidadania, no bairro Universitário, mesmo local das edições anteriores.
São aguardadas milhares de pessoas para aproveitarem e enaltecerem a festa com dança, samba, canto de sambas-enredos e sorrisos de entretenimento de crianças, jovens, adultos, idosos e famílias inteiras. Um verdadeiro espetáculo da comunidade em meio a ritmistas, instrumentistas, passistas, mestres-sala e porta-bandeiras.
A terça-feira de Carnaval será em 4 de março, com feriado prolongado a partir do sábado (1º de março). A Quarta-feira de Cinzas, marcando o fim das celebrações e o início da Quaresma para a Igreja Católica, será no dia 5 de março.
A escola de samba Leões da Serra está à frente da organização do Carnaval de Lages em 2025. Por intermédio de um projeto aprovado pelo Governo do Estado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), a agremiação assegurou os recursos financeiros públicos fundamentais para realizar o evento.
O valor total dos recursos é de R$ 274 mil destinados entre as quatro escolas de samba participantes e apoio financeiro para os sete blocos carnavalescos. O volume sobressalente será direcionado à montagem da estrutura do evento, como sonorização, iluminação, banheiros químicos e grades de contenção. Outros pontos foram dialogados, como faixas de musas e produção estética para o evento, camisetas personalizadas, adereços, contratação de aderecistas, tendas e banners.
A prefeitura de Lages estará responsável pela parte operacional, como segurança (Secretaria de Segurança e Ordem Pública), trânsito de veículos (Diretoria de Trânsito) e licenças de funcionamento (Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente) para os dias do Carnaval.
As quatros escolas de samba são Princesa Isabel (bairro Brusque), Protegidos de São Carlos (Habitação), Leões da Serra (Várzea) e Escola de Samba Unidos do Ritmo Castro Alves (Urca) - Centro Cívico Cruz e Souza (Centro). Os sete blocos carnavalescos são Os Grega (bairro Popular), Pé (Brusque), Resenha (Centenário), Manequinha (Popular), Beiçudos (Universitário), Os Lima (Família Lima - Várzea) e Tenda do Batuque (Petrópolis).
“Ter a chance de aceitar a missão de cuidar de uma cidade, a quem nos foi confiada toda a sua história, faz a gente pensar que não se pode deixar de trabalhar sequer um minuto até que a vida das pessoas esteja melhor. Estamos firmes e fortes para estes 1.460 dias de governo. Com o apoio da sociedade chegaremos mais longe. O Poder Público conta com a cooperação das pessoas para tornar Lages um lugar mais competitivo e tecnológico, conquistar um estágio satisfatório de organização e elevá-la a um nível de cidade mais agradável de se viver.” - Carmen Zanotto
Texto: Daniele Mendes de Melo
Suporte à pesquisa: Silviane Brum
Fotos: Comunicação PML
Deixe seu comentário