Comarca de Lages se une à campanha contra a fome em apoio a instituições locais |
Xadrez lageano disputa final do Catarinense Absoluto Adulto
Os enxadristas do Lages Xadrez Clube, Marco Cordeiro e Moacir Andrade, disputam, entre os dias 22 e 25 de julho, a final do Campeonato Catarinense Absoluto de Xadrez 2020. A competição acontece em Rio Negrinho (SC) e reunirá os melhores enxadristas de SC, que irão disputar sete partidas de 4 horas cada. O Pré Rankeado número 1 é o Grande Mestre Paraguaio José Cubas, radicado em Joaçaba. Esta é a 65ª edição do Campeonato mais tradicional do Xadrez Catarinense, que teve em 1954 seu primeiro Campeão, Demétrio Schead, de Florianópolis.
De Lages, dois enxadristas estarão presentes na competição, sendo que o Mestre Marco Cordeiro venceu o maior torneio do estado por 03 (três) vezes, nos anos de 1993, 1994 e 2006 e busca o Tetra-Campeonato em Rio Negrinho. Segundo o enxadrista, o nível da competição este ano é muito alto, com a presença de dois Grandes Mestres (além de Cubas, Everaldo Matsuura, paulista que representa Timbó confirmou presença) e inúmeros enxadristas de destaque em Santa Catarina: "O modelo de final aberta propiciou um acesso maior de enxadristas de alto nível e uma definição mais rápida do Campeão", analisa Marco, comparando com o modelo antigo, que previa uma Semifinal e uma Final com vários dias.
Outro lageano na Final do Estadual é Moacir Andrade. Natural de Videira, Moacir decidiu residir em Lages há 03 anos para ampliar seus conhecimentos com os treinamentos no Lages Xadrez Clube: "Aqui encontrei um ambiente muito vivo de Xadrez, com treinamentos e competições, o que fez subir muito minha compreensão do jogo", destaca Moacir, confiante numa boa participação em Rio Negrinho.
O Lages Xadrez Clube já está atendendo de maneira presencial, através do Projeto Xadrez e Cidadania, sob a emenda parlamentar indicada pela deputada federal Carmen Zanotto, o que foi possível oferecer as aulas de xadrez à comunidade, que acontece sextas, sábados e domingos, no Ginásio Ivo Silveira (sextas entre 18h e 22h; sábado entre 14h e 22h; e domingo entre 14h e 17h, com aulas gratuitas e abertas).
Deixe seu comentário