Com o intuito de ocupar o tempo ocioso de crianças e adolescentes no contraturno escolar, tirá-los das ruas e com a possibilidade de descobrir e lapidar novos talentos, a Escolinha de Futebol da Rosinha, atua desde 2010 na formação de atletas de base.
Tocado pela professora de Educação Física, Rosenéli Pereira dos Santos, a Rosinha, hoje o Projeto conta com 70 crianças e adolescentes na ativa.
Os treinos acontecem três vezes na semana e aos sábados na quadra de grama sintética do Complexo Esportivo Jones Minosso, no bairro Universitário, com crianças e adolescentes de seis a 15 anos.
“Sempre foi o desejo do meu coração ter uma escolinha e devolver para a sociedade tudo aquilo de bom que o esporte me proporcionou”, conta.
Hoje, 14 anos após o início daquilo que era apenas um sonho, Rosinha colhe os frutos dos bons resultados obtidos, sempre pensando no desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos pelo projeto.
“Eu não consigo mensurar o tamanho do impacto do projeto na vida de cada um deles, pois recebo muitos relatos dos meus ex-alunos e familiares e tudo o que eles partilham não se mede em palavras, uma vez que é impossível descrever o tamanho do bem que a prática esportiva causou na vida deles. Mas, o mais importante é saber que valeu a pena e que trouxe resultado”, declara Rosinha.
O projeto é totalmente gratuito e para dar ainda mais ênfase à responsabilidade social dos pequenos e seus familiares, a contrapartida social exigida para o ingresso aos treinos é que os pais ou responsáveis contribuam com a doação de sangue junto ao Hemosc de Lages.
“A Matrícula no Projeto só é garantida mediante a apresentação do protocolo de doador de sangue. Cada família deve destinar a doação para nosso projeto no mês em que a criança iniciar na escolinha”, explica.
Além da doação de sangue por parte dos responsáveis, os alunos precisam ter bom rendimento escolar e comprovar esse desempenho periodicamente, com o boletim atualizado.
Atualmente, o projeto atende alunos dos bairros Várzea, Habitação, Caça e Tiro, Universitário e até municípios vizinhos e todos os equipamentos disponibilizados para os treinos, como bolas, coletes e cones, são adquiridos por recursos próprios da Rosinha e por algumas doações.
Trabalho reconhecido
Ao longo de todos esses anos o projeto já recebeu três homenagens em reconhecimento ao serviço prestado à comunidade lageana.
A primeira foi em 2019 com o Troféu Memória Lages, realizado pela CA Esportes. A segunda foi em 2023 pela Câmara de Vereadores de Lages, a qual foi entregue a medalha de Honra ao Mérito "Licurgo Costa", por tudo o que o projeto já fez pelo esporte lageano.
Já em 2024, o projeto e os atletas destaques receberam Moção Legislativa de Aplausos n° 0208/2024 também na Câmara Municipal.
“Receber estas honrarias nos encheu de orgulho e nos deu força para continuar o trabalho, sabemos das nossas limitações e ser reconhecido é sinal que estamos no caminho certo”, enfatiza Rosinha.
O projeto busca sempre a socialização em vários âmbitos da sociedade e um destes está no contato direto com os clubes profissionais.
Para isso, todos os anos são levados cerca de oito atletas para serem avaliados fora de Lages. “Nosso foco sempre foi social, mas nunca deixamos de buscar a oportunidade no esporte de rendimento. Hoje contamos com 11 atletas jogando em clubes profissionais em suas respectivas categorias de base”, reitera.
Para incentivar os alunos a continuarem frequentando o projeto, além de todo o ensinamento do esporte, há momentos de confraternização em datas comemorativas como o Dia da Criança e Natal, com direito a doces e presentes às crianças.
Projetos sociais como a Escolinha de Futebol da Rosinha fazem a diferença e têm o poder de mudar a realidade de quem participa deles, já que são um ponto de apoio para famílias em situação de vulnerabilidade.
A aprendizagem vai muito além do esporte, pois há todo um trabalho de desenvolvimento de disciplina, respeito e trabalho em equipe, devolvendo a dignidade e fortalecendo o senso de pertencimento na comunidade. Quer ajudar o projeto? Entre em contato pelo Instagram.
Deixe seu comentário