<
logo RCN
25 de abril, Dia do Contabilista

Marisa Luciana Schvabe de Morais

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de SC

Folha da Serra -  Como a senhora analisa a importância do profissional contábil no contexto econômico atual?

Marisa Luciana Schvabe de Morais_ Eu diria que o profissional da contabilidade é determinante à economia do país. Todos os negócios, empresas, entidades com ou sem fins lucrativos, públicas ou privadas, dependem do trabalho de profissionais da contabilidade para serem sustentáveis. Negócios sustentáveis e prósperos geram emprego e renda, revertem em desenvolvimento. É um impacto direto à economia!

As  mudanças de legislação exigem aperfeiçoamento constante ou a informática auxilia neste processo? 

O profissional da contabilidade precisou, ao longo do tempo, e precisa constantemente se adequar a mudanças, que são de toda ordem: seja do cenário econômico do país e do mundo, seja mudanças como a convergência do Brasil às Normas Internacionais da Contabilidade (em 2010), ou do avanço da tecnologia. A tecnologia é uma ferramenta que permite que os profissionais se dediquem à gestão, pois dá conta de grande parte das demandas operacionais. Precisamos dominar as ferramentas tecnológicas para filtrar e traduzir dados e informações geradas pelos sistemas em favor das organizações, auxiliando na tomada de decisões. Por isso, também a importância da educação continuada, uma das nossas prerrogativas. Estamos atentos à demanda da atualização, aos nossos desafios e temos promovido cursos, seminários, palestras e outros eventos voltados a esses temas. Só no ano passado, o CRCSC realizou 62 eventos, envolvendo, ao todo, mais de 40 mil participações. Esse tema também faz parte da pauta, por exemplo, do 21º Congresso Brasileiro da Contabilidade, que no ano que vem será sediado em Santa Catarina e é aberto à participação de estudantes.

 

Quais os objetivos com a realização do Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis? 

É um evento que já se consolidou na história das instituições de ensino superior. E segue sendo muito importante à medida que os estudantes de Ciências Contábeis já tenham contato com temas que farão parte da rotina profissional. E o foco neste ano é justamente a inovação e a tecnologia, que são mais do que uma tendência, estão no mercado para nos auxiliar.

 

O evento também serve para aproximar estudantes com profissionais que já atuam na área?

Sem dúvida o evento tem esse objetivo, que é trazer os alunos para a realidade que os contadores já vivenciam na atuação profissional. Para além disso, queremos apresentar aos estudantes as muitas oportunidades de atuação que terão na área contábil. O mercado de trabalho está cada vez mais amplo. Essa aproximação com os estudantes também oxigena a atuação dos profissionais, assim como o contato com a academia. Serve de estímulo a ambos, todos se beneficiam com eventos como o Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis!


Estes serão os temas do 3º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis Anterior

Estes serão os temas do 3º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis

Desafios ambientais para a Serra Catarinense Próximo

Desafios ambientais para a Serra Catarinense

Deixe seu comentário