Na última quarta-feira, 26 de março, Lages foi palco do 1º Seminário de Soluções Integradas de Drenagem Urbana, evento organizado pela Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos do Planalto Catarinense (AEA).
O encontro reuniu profissionais, acadêmicos e autoridades em torno de discussões fundamentais para a infraestrutura e o desenvolvimento urbano da cidade.
Com o apoio de entidades, como do Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Acil, Sinduscon, Uniplac e do Ministério Público de Santa Catarina, o evento contou também com o patrocínio do CREA-SC, um grande parceiro da AEA.
O fortalecimento das entidades de classe, por meio desse apoio, é essencial para o avanço das boas práticas na engenharia, arquitetura e agronomia.
O seminário teve início pela manhã, com a realização do 3º Fórum de Drenagem Urbana, trazendo quatro palestras que abordaram temas desde Diagnóstico Socioambiental até Alternativas para Contenção de Cheias e Mitigação de Enchentes.
No período da tarde, os participantes puderam conferir uma exposição de banners com trabalhos acadêmicos relevantes ao tema.
Encerrando o dia, duas palestras trouxeram discussões fundamentais para o futuro urbano da cidade: "Alternativas Sustentáveis para a Drenagem Urbana de Lages" e "Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo Urbano Integrados à Drenagem Urbana".
O evento reuniu mais de 120 pessoas, entre acadêmicos e profissionais da área, além de diversas autoridades que destacaram a importância de debates como esse para o desenvolvimento de Lages.
O presidente da AEA, engenheiro Nícolas Negri, ressaltou que a iniciativa teve como objetivo principal fomentar a discussão técnica e academicamente embasada sobre a drenagem urbana, além de reforçar o papel da AEA no apoio aos profissionais e no desenvolvimento regional.
"Nosso objetivo com este seminário é trazer conhecimento técnico de qualidade e incentivar soluções inovadoras para um problema que afeta diretamente a qualidade de vida da população. A AEA tem um compromisso com os profissionais da região e com a sociedade, promovendo eventos que estimulem a discussão e a busca por melhorias estruturais", destacou Negri.
Com discussões ricas e um público engajado, o 1º Seminário de Soluções Integradas de Drenagem Urbana se consolida como um marco na busca por alternativas sustentáveis e eficazes para o desenvolvimento urbano de Lages.
Fotos: AEA
Deixe seu comentário